*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Verminoses


Verminoses
Verminoses são doenças causadas por “bichinhos” parecidos com minhocas e chamados vermes. Tanto as pessoas como os animais podem ser atacados pelas verminoses. Assim o boi, o cavalo, o cabrito e até mesmo seu cachorrinho ou seu gatinho de estimação podem sofrer de verminose.

Os vermes, todos inimigos de nossa saúde, se desenvolvem no interior de nosso corpo, especialmente nos intestinos (mas podem se instalar em outros órgãos – fígado, pulmões, cérebro). Caso não sejam combatidos, podem causar sérios problemas de saúde, e, às vezes, até a morte.
           
Como são esses vermes?  
Este que parece com espaguete (arredondado), é a lombriga!
  
 
 Este outro (achatado), lembra o talharim – é a solitária.
Que macarronada indigesta, não?
 
 Como se adquire verminose?
Esses vermes indesejáveis, entram no organismo, na grande maioria das vezes, pela boca. Mas é bom lembrar que também podem penetrar pela pele. Então não é difícil imaginar que, entrando pela boca, sejam a água e os alimentos contaminados os principais veículos das verminoses.
Como se desenvolvem os vermes no interior do organismo?
Água e alimentos contaminados carregam ovos dos vermes. Uma vez engolidos, esses ovos vão para os intestinos das pessoas e ali dão origem aos vermes adultos, que crescem e se multiplicam. Curioso é que alguns vermes não necessitam “casar” – são hermafroditas, ou seja, são macho e fêmea ao mesmo tempo. Evitam muitos conflitos do casamento, não brigam nunca! Bichos espertos, heim?
O que os vermes produzem quando no interior dos intestinos?
Para que cresçam e se tornem adultos, os vermes, como nós, precisam se alimentar. Só que o alimento dos vermes é roubado de nós. Eles são competidores pelos nossos alimentos! Não é por outro motivo que são também chamados de parasitas – vivem às custas de outros seres. Verdadeiros ladrões de comida!
Fica fácil entender, pois qualquer pessoa que é roubada, perde alguma coisa, verdade? E é isso que acontece com pessoas com verminose. O alimento que deveria ser utilizado para nutrir nosso organismo é sugado pelos vermes invasores.
O que sentem e quais as conseqüências para as pessoas com verminose?
Infelizmente são as crianças e os jovens os mais atacados pelas verminoses. Se lembrarmos que a “casa” predileta dos vermes é o intestino, as queixas predominantes são relacionadas com o aparelho digestivo tais como – falta de apetite, enjoo, dores na barriga e diarréia. Às vezes, os vermes (lombrigas em especial) são eliminados juntos com as fezes, ou mesmo pela boca, facilitando o diagnóstico. Não se assuste caso uma criança com verminose, manifeste desejo de comer terra, barro ou roer um tijolo – esta perversão do apetite leva, em medicina, o nome de pica (feio, não?). Nos casos mais graves, acompanhados de grande quantidade de vermes (mais uma vez as lombrigas), eles formam verdadeiros novelos no interior do intestino, chegando a obstruí-lo, com graves conseqüências. Se você está sendo “roubado” de seus alimentos, é como estivesse mal alimentado. Sendo assim, as decorrências mais comuns desse fato são: deficiência de crescimento, dificuldade de concentração e de aprendizado, sonolência e cansaço. Chama a atenção, nos quadros mais graves, a palidez da pele, dos lábios, da língua e do interior das pálpebras dos olhos - são os sinais da anemia! Quando esta é muito acentuada, a pele adquire uma tonalidade amarelada; nasceu daí o termo popular “amarelão” para designar certa forma de verminose.
Como se adquire verminose?
Esta a parte mais importante dessa exposição. As verminoses que infestam dezenas de milhões de pessoas no Brasil (e no mundo), estão relacionadas, estreitamente, com duas grandes áreas de desenvolvimento humano – educação para a saúde e saneamento básico. Em relação à educação, é fácil concluir que as correlações são duas: hábitos de alimentação e de higiene, impedindo que ovos e larvas contaminem as pessoas. Para tanto, lavar bem os alimentos consumidos crus e não fazer ‘cocô’ na terra nem andar descalço, são fundamentais na prevenção das verminoses.
Pode-se perceber que educação para a saúde começa em casa, nas cozinhas e nos banheiros, se estendendo para ações dos governos, propiciando água de boa qualidade nas torneiras e construção de esgotos sanitários. Famílias e governos de mãos dadas! “Macarronada”, afinal, só de massas de pacote, de acordo?
São os países pobres, com indivíduos vivendo em condições de falta de higiene e desprovidos de conceitos de educação para a saúde, os campeões de verminoses!
Você, individualmente, pode se transformar num soldado na guerra contra as verminoses. Melhor preveni-las do que tratá-las.

Parasitoses Intestinais
São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas.

Sintomas

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Prevenção

A prevenção das parasitoses exige medidas simples, mas é preciso que se crie o hábito de executá-las rotineiramente.

As principais são:

Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes do cuidado de crianças e após ir ao banheiro ou trocar fraldas
Andar sempre com os pés calçados
Cozinhar bem os alimentos. Carnes somente bem passadas
Lavar com água potável os alimentos que serão consumidos crus e se possível deixe-os de molho por 30 minutos em água com hipoclorito de sódio a 2,5%
Beber somente água filtrada ou fervida
Manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos
Conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca
Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
Do ponto de vista da comunidade, a prevenção se faz através de:
Educação para a saúde
Proibição do uso de fezes humanas para adubo
Saneamento básico a toda população
Condições de moradia compatíveis com uma vida saudável
Fonte: bvsms.saude.gov.br

As verminoses são um tipo de infecção intestinal, provocada por agentes específicos, denominados parasitas. Constitui-se uma i doença freqüente, de difícil controle pêlos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. Ocorre em crianças e adultos, de ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.

A doença é transmitida por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc.). A contaminação pela poeira (lombriga) é menos freqüente e se dá através da penetração direta pela pele - "sola dos pés" - como no caso do amarelão e da esquistossomose.
De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e quadros respiratórios. A apresentação dos sintomas e os exames de fezes normalmente dão a identificação do parasita. Exames de sangue podem ser necessários se houver acometimento sistêmico.

Medicamentos antiparasitários específicos são utilizados por orientação médica, após a identificação do agente causador. O tratamento das populações afetadas reduz bastante o índice de infecções numa comunidade.

A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções.
As verminoses mais freqüentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras, menos freqüentes, também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: amebiase, strongiloidiase. giardíase e esquistossomose.

Verminose NÃO É SOMENTE UM PROBLEMA QUE AFETA CRIANÇAS DE BAIXA RENDA, mas acomete todo nosso Brasil. Para mudarmos este quadro há que conscientizarmos e mudarmos nossas condutas de higiene, além de exigirmos medidas sanitárias mais sérias tanto no saneamento básico, mas também treinamento e controle sanitário de restaurantes, bares, lanchonetes, agricultura, escolas, produtores de água mineral, filtros de água e tudo que se relacione à veiculação de água e alimentos.
A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses.
Algumas medidas simples são suficientes, tais como:
Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro ou antes das refeições
Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evite colocara mão na boca
Beber somente água filtrada ou fervida
Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se for consumirem;
Andar somente calçado
Comer apenas carne bem passada
Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída
Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos
Comer somente em lugares limpos e higiênicos
Caso apresentar algum sintoma "suspeito", procurar orientação médica, imediatamente

Fonte: Espaço Saúde HAC

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares, tem o caráter meramente informativo. NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento. Nosso objetivo é divulgar conteúdo relacionado a prevenção em saúde para o público em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: "SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.