*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Proteja-se contra doenças que chegam com o verão



Todo mundo sabe: a pele precisa de um cuidado especial durante o verão.
Além do perigo do câncer de pele, há aqueles incômodos mais típicos das épocas quentes como micoses e cloasmas (manchas amarronzadas que aparecem no rosto).

Os olhos também precisam de uma atenção, para você não terminar o verão com uma conjuntivite (que, nas épocas de calor, são comumente causadas por bactérias).

A preocupação maior é, é claro, o câncer de pele. Apesar de não ser uma "doença de verão", essa é a hora de se proteger. Não é em um único verão que você desenvolve a doença, mas o acúmulo de verões sem proteção são um grande fator de risco.

algumas doenças típicas do verão
Brotoejas

O que é?
Também chamadas de miliária, brotoejas são erupções que acontecem em criancas, na regiao das "dobras", como o pescoço.

Como age
As brotoejas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas. Elas aparecem como resultado do calor e do excesso de transpiração.

Sintomas
Elas se apresentam como bolhinhas de água vermelhas, acompanhadas de coceira.

Como prevenir?
Já que brotoejas são resultado do excesso de transpiração, a solução é tentar prevenir isso. Evite sol e ambientes muito quentes (como um carro estacionado sob o sol), mantenha o quarto ventilado, não agasalhe demais as crianças (nem para dormir), não exagere na temperatura do banho e não forre seus colchões com plástico.

Como tratar?
Além dos cuidados citados acima, você pode misturar maizena no banho da criança ou passar pasta d'água (comprada em farmácias). Isso vai acalmar a pele.

A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.

Câncer de pele



Como age
Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o mais freqüente (70% dos casos). Ele é mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase (quando o câncer se espalha pelo corpo), pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos. O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum e pode provocar metástase. Entre suas causas, além da exposição prolongada ao sol sem proteção estão o tabagismo, a exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade. O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoces. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma mancha escura.

Sintomas
Os sinais mais comuns são mudanças na pele aparentemente inocentes, como uma ferida que não sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada e pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor. Os homens têm maior incidência no tronco, na cabeça ou no pescoço, enquanto que as mulheres geralmente a apresentam nos braços e nas pernas.

Como prevenir?
O câncer de pele costuma aparecer depois dos 35 anos e acontece após uma vida inteira de exposição ao sol. Por isso, proteger seu pele do sol desde a infância é a sua melhor arma (use sempre protetor solar, evite o uso de câmaras de bronzeamento artificial) . É preciso um cuidado ainda maior com as pessoas com o biótipo de risco: pele e olhos claros, sardas e antecedentes de câncer da pele (inclusive, na família).


Cloasma


O que é?
Cloasmas são distúrbios na pigmentação da pele, que aparecem mais em mulheres.

Como age
A causa do aparecimento das manchas é desconhecida, mas pode estar relacionada a alterações hormonais como o uso de anticoncepcional e a gravidez. O sol é fator de piora ou desencadeamento, por isso os cloasmas pioram muito no verao.

Sintomas
As manchas são amarronzadas e aparecem sempre na face, concentradas no queixo, nariz e meio da testa.

Como prevenir?
Quem tem ou já teve essas manchas deve evitar exposição intenca à luz. Ao sair para o sol, precisa proteger bem o rosto, usando, além de um protetor solar potente, chapéu de aba larga e óculos escuros.

Como tratar?
Além dos cuidados acima (que vão impedir que elas escureçam) pode ser preciso usar cremes e fazer algum tratamento, como o peeling, dependendo do caso.

A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.

CONJUNTIVITE BACTERIANA
A conjuntivite bacteriana é uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente que recobre os olhos). Ela é causada por bactérias.

Sintomas
Olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda.

Contágio
Você pode pegar conjutivite através de contato direto com uma pessoa contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.

Como prevenir?
Não freqüente praias impróprias para banho nem piscinas que não estejam devidamente tratadas. Não coloque as mãos nos olhos infectados - seus ou de outra pessoa - e encoste-a em um olho saudável. Também evite compartilhar toalhas.

Como tratar?
São utilizados colírios antibióticos, sempre receitados por médico.

A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu oftalmologista.
MICOSES
A micose é uma infecção na pele causada por fungos.


Sintomas
A micose pode surgir em diferentes partes do corpo e tem aparências diversas. Pode ser uma mancha em forma de círculo, ou bolinhas cheias de água, ou com descamação na borda... Nos pés, é comum uma descamação no meio dos dedos e bolinhas na sola. Nos homens ela aparece muito na virilha, onde causa avermelhamento e descamação. Em crianças, podem causar queda de cabelo quando surgem no couro cabeludo.

Como prevenir?
O ideal é evitar locais propícios para o crescimento de fungos, isto é, úmidos e quentes. Então, evite: andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos (principalmente se seus pêlos estiverem caindo), usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração, enxugue bem todas as "dobras" do corpo (atrás do joelho, entre os dedos...)

Como tratar?
O tratamento pode ser feito com remédios ou cremes, dependendo do local e da extensão atingida.

Como age
Os fungos estão presentes no meio ambiente, nas pessoas, nos animais. Eles gostam de umidade e calor e se alimentam da queratina que fica na superfície da pele. Então, quando o calor aumenta - como no verão -, as circunstâncias ficam ideais e eles começam a se reproduzir, causando a micose.
A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares, tem o caráter meramente informativo, são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico para receber orientações e o devido tratamento. Nosso objetivo é divulgar conteúdo relacionado a prevenção em saúde para o público em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: "SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.