*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

II Congresso Internacional de Mulheres - MIR - Manaus - Perfil da Mulher de Honra



 

Ao pensar nas caracteríscas de uma mulher honrada como aquela citada em Provérbios 31, cheia de virtudes, sempre lembro-me da Juíza Débora (Juízes 4). Ela mereceu ter sua história registrada na Bíblia por viver plenamente tais qualidades.
 “Honra” é virtude, regra de conduta, segundo os princípios morais mais elevados, companheira inseparável da verdade.
Baseada nessa definição de “Honra”, podemos perceber na vida de Débora motivos de sobra em reunir os adjetivos necessários que lhe atribuem um perfil honrado.

Débora era sábia (vs. 4 – 5), alguém com capacidade, dada por Deus, de julgar causas. As pessoas a procuravam por perceber que ela abria sua boca com sabedoria, apontando caminhos seguros. A sabedoria traz àquele que a possui honra, pois só quem teme ao Senhor possui tal virtude.

Sua sabedoria nos mostra que a Palavra de Deus estava em sua boca (vs. 6-7). Como uma mulher de honra, ela não só fala como vive a verdade, a sua conduta é em verdade. Tem o compromisso de entregar uma palavra de Deus aos outros.
Débora também se mostra uma mulher muito corajosa, virtude indispensável a uma mulher de honra (vs. 8-9). Após cumprir com seu chamado em proclamar a Palavra de Deus a Baraque, anunciando-lhe o desafio que ele tinha à sua frente, ela não se omite em prosseguir quando, na covardia deste homem, é desafiada a guerrear.

Na sua coragem, é honrada e anuncia a honra de sua companheira. “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.” Prov.31: 25. E, por fim, notamos que Débora merece honra por ser muito generosa.” Ela se alegrou com a honra de sua companheira (vs. 9 e 17-21). Não é tomada por inveja, antes anuncia a honra que seria dada a Jael. Entende sua tarefa, não se omite, vai além, dispõe-se a estar na guerra, mas sabe que a honra será dada a sua companheira de batalha. Ela não a vê como concorrente ou adversária, mas sabe quem é e para aquilo que foi chamada, reconhecendo os valores naqueles que caminham no mesmo propósito.
Poderíamos discorrer tantas outras caracteríscas importantes no perfil de uma mulher que assume uma postura de vida honrosa, mas creio que o exemplo de Débora pode nos ampliar, em reflexões aqui oportunizadas pela Palavra de Deus. Honra é uma conquista natural de quem naturalmente vive esse padrão que a Bíblia nos aponta.

Apóstola Adriana Pacheco

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.