Cerimônias em Israel e diversas nações lembram hoje o Holocausto, genocídio nazista ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial
Desde o pôr-do-sol de ontem, 27, Israel realiza diversas atividades lembrando o Holocausto. Este ano, o Dia de Recordação do Holocausto foi dedicado, em especial, aos 400 mil judeus da Hungria que morreram em 1944. Ao todo, 6 milhões de judeus foram mortos em toda a Europa.
Uma cerimônia especial aconteceu no Memorial Yad Vashem de Jerusalém (Museu do Holocausto), onde o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu voltou a mencionar o risco do Irã produzir a bomba atômica, e o presidente de Israel, Shimon Peres, advertiu contra o auge dos partidos de extrema-direita na Europa.
E na manhã de hoje, 28, às 10h em Israel, (4h em Brasília), as sirenes soaram e os carros e meios de transporte pararam, assim como os pedestres, durante dois minutos. As emissoras de rádio e canais de televisão transmitem depoimentos, documentos e filmes sobre o genocídio nazista.
Em São Paulo, a Federação Israelita do Estado realizou uma marcha na capital paulista, no Domingo, 27. No Brasil, há cerca de 120 mil judeus, e a metade está em São Paulo. “Estamos falando de um episódio que aconteceu há 70 anos. Os sobreviventes são centenas, mas como eles têm cerca de 80, 90 anos, é importante que aproveitemos o testemunho dessas pessoas enquanto ainda for possível. Depois a memória será mantida com uma vasta documentação, uma imensidão de documentários, fotos, provas e depoimentos”, disse Mario Fleck, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.
O sobrevivente polonês Ben Abrahan, 90 anos, ainda ministra palestras sobre o assunto e mesmo com dificuldades de mobilidade e fala não se recusa a contar o que viu nos cinco campos de concentração pelos quais passou. “Prometi que se saísse vivo daquilo iria contar o que presenciei. Eu e minha esposa damos palestras em escolas públicas, particulares e universidades para demonstrar para onde um regime totalitário pode conduzir o mundo. Damos essas palestras a jovens, futuros eleitores, para saberem em quem e por que votar.”
O Ministério Internacional da Restauração, MIR, ratifica seu amor e apoio a Israel, e continua orando para que haja paz dentro dos muros de Jerusalém. “Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.” (Salmos 122:6-9)
Foto: Jack Guez/AFP