*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Saiba como evitar a contaminação em alimentos


Com a recente contaminação por uma variante da bactéria E. coli  na Alemanha que matou mais de 25 pessoas, a atenção no preparo de alimentos redobrou. Pepino, alface e tomate foram os primeiros suspeitos de transmitir a bactéria. Veja algumas dicas do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para você prevenir a contaminação em alimentos.

O primeiro passo é manter a higiene.  A cozinha costuma apresentar resíduos de alimentos e, por isso, é um ambiente propício à proliferação de micróbios. A desinfecção deve ser tão cuidadosa quanto à lavagem das mãos. Tenha especial atenção com as condições de higiene e conservação da esponja, pano de pia e pano de prato, que devem ser trocados frequentemente. Deixe os utensílios lavados secarem naturalmente. As superfícies que entrem em contato com os alimentos, como bancadas de cozinhas e as tábuas de corte, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujidades, onde proliferam os micróbios.
Separe os alimentos crus dos cozidos. As carnes cruas, os frutos do mar crus e os vegetais não lavados apresentam naturalmente micróbios patogênicos, por isso necessitam de tratamento antes do consumo (cozimento ou lavagem). Como podem ser uma fonte de contaminação de outros alimentos prontos para o consumo, devem ficar separados. A contaminação pode ocorrer por meio das mãos ou pelo uso de utensílios ? como facas e tábuas de corte ? sujos. Um exemplo desse tipo de contaminação é cortar frango cru e usar a mesma tábua, sem lavar, para cortar a alface.

 Na hora da comprar frutas, legumes everduras, observe se NÃO há: partes ou casca ou polpa amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada; folhas, talos ou raízes murchas, mofadas ou deterioradas; qualquer alteração na cor, na consistência ou no cheiro característico; excesso ou falta de umidade característica.Lembre-se de retirar as folhas, partes e unidades deterioradas.
Em casa, lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.), folha afolha, e as frutas e legumes, um a um.  Coloque as verduras de molho, por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim (água sanitária e outros produtos específicos). Para água sanitária a diluição indicada é de 200ppm (uma colher de sopa para um litro). Faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados. Lembre-se de manter sob refrigeração até a hora de servir.
 

 Segundo os dados do Ministério da Saúde, os ovos crus e mal cozidos e as carnes vermelhas são responsáveis por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos que ocorrem no Brasil. Por isto, é indicado cozinhar completamente os alimentos (acima de 70º C).
Mantenha os alimentos em temperaturas seguras. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados. Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas. Assim, mantenha a geladeira, o congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC. Limpe periodicamente e verifique a data de validade dosprodutos armazenados. O alimento preparado (comida ou refeição) não deve ser conservado na geladeira por mais de cinco dias.
Verifique se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta adequadas condições de conservação dos alimentos oferecidos. Para escolher esses estabelecimentos, não utilize apenas critérios como a proximidade do domicílio e o preço dos produtos; verifique também a limpeza e organização do ambiente. Monitoramento realizado pelo Inmetro indicou que, dos 31 supermercados analisados, 27 foram considerados NÃO conformes, pois apresentavam a temperatura de conservação dos alimentos congelados acima do valor máximo determinado pela legislação. Quando for comprar um alimento, verifique se o refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
 Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não-comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; segundo, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis(carnes e outros produtos conservados sob refrigeração). Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.

Fonte : UOL Cienica e Saude


Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.