*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Estudo 5 - AVANÇANDO NA VISÃO


A rotina do novo discipulador

. Não se isole dos seus discípulos.
. Reparta as responsabilidades da célula com eles.
. Delegue a eles uma parte dos membros da célula para que eles os apascentem.
. Planeje junto com ele cada evento da célula.
. Avalie junto com eles como está o acompanhamento dos demais membros da célula.
. Não tenha medo de que seus discípulos se tornem maiores que você.
. Incentivar seus discípulos a fazerem a escola de líderes.

O padrão do discipulador

1. Honre aqueles que vieram antes de você ! – Lucas 20:1 a 8
Jesus honrou a João Batista publicamente e se submeteu ao ministério dele, antes de começar o Seu próprio. Em Lucas 20:1 a 8, Jesus mostrou que a Sua autoridade era parte de uma linhagem espiritual; ou seja, estava associada à autoridade de João, que veio primeiro.

2. Não se isole dos seus discípulos! – Mateus 26:36 a 37
No momento do Getsêmani, Jesus preferiu não ficar sozinho, mas chamou consigo a Pedro, Tiago e João.

3. Não “doure a pílula”! – Mateus 10:16 a 39
Jesus não motivou os seus discípulos com frases de efeito ou promessas vazias. Ele mostrou a seriedade e as conseqüências do discipulado. Faça com que os seus discípulos saibam exatamente o que lhes está proposto.

4. Deixe que os resultados falem por você! – Lucas 7:20 a 22
Diga o que você fez, e não o que você pensa a respeito de si mesmo. Quando João mandou perguntar a Jesus se Ele era mesmo o Messias, a resposta do Senhor foi ilustrativa. Ele não afirmou, nem negou, mas mandou que João analisasse os resultados do Seu trabalho.

5. Tenha clareza do plano e do propósito! – Isaias 50:7 – Lucas 9:51
Jesus sabia porque tinha vindo, Ele mirou Jerusalém e fez do Seu rosto um seixo. Independente das conseqüências, Ele iria a Jerusalém e executaria o Seu plano. O propósito impede que desperdicemos nossa energia, tempo e potencial. Planejamento é crucial. Não foi por acaso que Jesus entrou em Jerusalém justamente na Páscoa e que o Espírito Santo foi enviado justamente no dia de pentecostes.

6. Prepare-se! – Hebreus 2:10 e 5:8
Segundo o conceito natural, Jesus nunca precisou se preparar. Todavia, sabemos que nos seus primeiros trinta anos, Ele se preparou e aprendeu. Ele se preparou estudando as Escrituras e cumprindo toda a Justiça. Preparo inadequado produz resultados inadequados. Tempo investido no preparo não é tempo desperdiçado.

7. Gere sua equipe! – João 15:16
Uma das coisas mais problemáticas é quando herdamos líderes que nós mesmos não geramos. O fato é que Jesus escolheu Seus discípulos, e não o contrário.

8. Exerça autoridade!
Conheça a extensão da sua autoridade e exerça-a!

9. Concentre-se naqueles que respondem!
Muitas vezes gastamos mais tempo justamente com aqueles que dão menos retorno, em termos de compromisso de discipulado. Jesus não perdeu tempo nas cidades que o rejeitaram; por isso, não lance pérolas aos porcos!

10. Não se iluda com bajulações; olhe a realidade! Lucas 18:18
O jovem rico chegou a Jesus chamando-o de bom. Jesus rejeitou aquele elogio, enquanto que de outros recebeu adoração. Há uma grande diferença entre bajulação e reconhecimento genuíno.

11. Aprenda a exortar!
Jesus reservou Suas palavras mais duras aos fariseus, mas mesmo os discípulos foram repreendidos. Nós repreendemos aqueles com quem nos preocupamos e a quem respeitamos.

12. Seja um servo! – Marcos 10:45
Nós usamos a espada contra o diabo, mas com os irmãos usamos uma toalha.

13. Desencoraje a disputa por posições! – Mateus 20:20 a 28
Não permita que aqueles que andam com você busquem status, posição ou título.

14. Seja um inspetor de frutos! – Mateus 12:33 e 7:15 a 20 - João 15:5 a 8
Checamos o tipo de fruto, pois cada semente gera de acordo com a sua própria espécie. E também checamos a quantidade de frutos, pois o Senhor espera muitos frutos de nós.

15. Evite o espírito de grandeza.
È interessante que o diabo mandou que Jesus transformasse pedras em pães a fim de “provar” que Ele era o Filho de Deus. Os fariseus insistiram para que Ele fizesse pelo menos um sinal, para que crescem nele como o Messias. Jesus nunca cedeu espaço ao show; todavia quando João Batista mandou perguntar se Ele era o Messias, Jesus fez milagres para dar sinal de si mesmo.

LEMBRE-SE
Você não tem que provar que é discipulador!
Apenas reconheça a sua unção!


Aluizio A. Silva

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.