*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Estudo 10 - PRINCÍPIOS NA FAMÍLIA - ENSINO


Segundo Princípio – ENSINO

Coração de um pai convertido ao coração de seus filhos é um coração que ensina. O profeta Malaquias diz que o coração dos pais se converterá ao coração de seus filhos. Mas, como é manifesto um coração convertido?

Um coração de um pai convertido ao coração de seu filho é um coração que ensina: disciplina, discípula e relaciona-se.

UM CORAÇÃO QUE ENSINA

“1 ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2 Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.  4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:1 a 9

Os mandamentos de Deus eram tão importantes que Moisés ensinou a nação de Israel aplicá-los na vida pratica. E era tarefa dos pais de inculcar os mandamentos de Deus na vida dos filhos.

Inculcar, no hebraico, LAMAD, significa imprimir, ou seja, os pais deveriam ensinar até que o ensino fosse impresso no coração dos filhos.

Ensinar vem da palavra grega DIDASKÔ, que significa aceitar, estender a mão para. A Lei deveria ser ensinada com o propósito de ser impressa no espírito, mente e coração dos filhos. O ensino requer tempo dos pais e hoje os pais não querem ter esse tempo. O coração de um pai convertido ao coração dos filhos é um coração que ensina, que gasta tempo ensinando.

Os mandamentos, os princípios deveriam ser passados a seus filhos para que temessem ao Senhor. O ensino era feito pela repetição da Lei, e s responsáveis por isso eram os pais. Hoje os pais tem entregado seus filhos para que outros ensinem. No reino espiritual, o ensino dos pais é de uma relevância muito grande. Se os pais entendessem esse princípio e procurassem colocar essa realidade em prática, a geração de hoje seria muito diferente.

Enquanto as crianças migravam do Egito para a terra prometida, o ensino não era uma atividade isolada, mas os pais usavam todas as situações para ensinar e transmitir os princípios da Lei. Os pais eram os mestres de seus filhos e isso era levado com muita seriedade. Até os sete anos, a criança era ensinada pelos pais e a Lei deveria ser memorizada.

Quanto tempo você gasta ensinando seus filhos?

É responsabilidade das famílias o ensino moral e prático. O lugar de ensino era exclusivamente o lar; os tutores e mestres eram os pais. Eles reconheciam que se quisessem comunicar sua fé de uma geração para outra, teriam que ensinar, e o impulso básico do povo de Israel era a busca pelo conhecimento.

De acordo com o nosso manual bíblico, o ensino deve ser em todo o tempo e período do dia. Os pais devem observar os detalhes de Deuteronômio, capitulo 6, até para ter um entendimento melhor daquilo que Deus quer falar e ensinar.

“ 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6: 6 e 7

O texto diz que o ensino deve ser feito:

AO LEVANTAR

Isso significa que, pela manhã, os pais devem ensinar a Palavra. Os pais não devem sair de casa sem antes ministrar a Palavra para os filhos, não devem sair antes de orar e abençoar seus filhos.

ANDANDO PELO CAMINHO

Ao levarem seus filhos para a escola, para alguma consulta médica, para lanchar, para algum passeio, para as células, para o shopping, etc., os pais devem ensinar a Palavra aos filhos. Todos esses momentos devem ser aproveitados para ensinar a Palavra e os princípios de Deus para os filhos.

AO ASSENTAR

Os pais assentam com os filhos para fazer as refeições em casa, assentam para lancharem em um lanchonete. Enfim, em todas as oportunidades que assentarem juntos os filhos, os pais devem ensinar os princípios. Não devem deixar a oportunidade do ensino passar despercebida.

AO DEITAR

No final do dia, quando todos já estiverem juntos, a Palavra novamente deve ser ensinada e ministrada para os filhos. Quando seu filho compartilhar alguma situação que aconteceu durante o dia, ou que ele estiver vivenciando, ouça e, então, ensine, converse com amor, mas sempre procurando aplicar princípios para que o ensino seja consolidado no coração de seu filho.

Muitas famílias não tiveram êxito com relação aos filhos, porque os pais não obedeceram à ordem de ensinar os filhos em todo o tempo e muitos quebraram o princípio do ensino. Não temos visto bons frutos na vida de nossos adolescentes e jovens, porque lhes faltou o ensino. Eu louvo a Deus todos os dias pela família e pelos pais que Deus me deu, porque em todo o tempo eles procuraram nos ensinar. Hoje sou o que sou, ensino princípios, porque primeiramente fui ensinada por eles.

O ensino ao levantar, ao assentar, andando pelo caminho, ao deitar, deve ser obedecido pelos pais para que haja êxito, unção e excelência na vida de seus filhos. Precisamos restaurar a nossa célula principal que é a FAMÍLIA, restaurar o sacerdócio do pai, restaurar o culto doméstico e restaurar a unidade na família. Quando a família obedece cem por cento ao princípio do ensino e educação de seus filhos, não há como essa família não ser bem sucedida. O ensino no lar é o único meio pelo qual muitas famílias conseguem cumprir mandamento de passar valores divinos e instruir seus filhos sobre a vida na perspectiva de Deus. Mesmo que queiram que seus filhos sejam expostos a outras pessoas e outras idéias, em muitos lares nos quais se pratica esse tipo de ensino, os pais sentem que tem como principal responsabilidade influenciar a vida dos seus filhos.

Os pais não devem esquecer que eles são líderes influenciadores na vida de seus filhos. O ensino em casa permite que os valores corretos sejam apresentados.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Neste texto de Provérbios, notamos dois pontos importantes:

UMA ORDEM – ensinar a criança no caminho certo.

UMA PROMESSA – o ensino fará com que a pessoa, mesmo na fase adulta, não se desvie.

Sabemos, porém, que toda promessa tem antes requisitos a serem cumpridos. A orden educativa de Deuteronômio 6 é que todo ensino deve ser passado para a próxima geração. O conteúdo desse texto está relacionado à vida. O ensino deveria ser colocado nas portas, em locais facilmente vistos. O alvo do ensino deve ser ensinar o amor de Deus, Sua lealdade e obediência, atender à voz de Deus. O amor refere-se à obediência.

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. João 14:15

O amor é expresso na obediência aos Seus mandamentos, em entregar-se por completo: CORPO, ALMA E ESPÍRITO.

A verdade deve ser integrada a toda a vida, e é nessa verdade que a vida dos filhos deverá ser estruturada e edificada. Um ensino que os alimente no caminho do Senhor, reconhecendo que Deus é Deus e o Seu amor é um amor incondicional.

Moisés exorta o povo a lembrar-se de ensinar. O contexto desse ensino é o lar, em que os filhos aprendem a relacionar sua fé em Deus com toda a sua vida.

“3 Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. 4 Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. 5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; 6 Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; 7 Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. 8 E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus.” Salmos 78: 3 a 8  

A EDUCAÇÃO DE JESUS

“ 14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. 15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.” Isaías 7: 14 e 15

Nesse texto, podemos ver claramente o propósito de Deus para a vida de Jesus. O Filho Emanuel, que significa Deus conosco, foi um sinal para todo o mundo. Jesus sendo o Filho de Deus e o Salvador do mundo, teria de receber ensino e educação para cumprir a missão que lhe foi confiada. Mas Deus havia também confiado uma missão para os Seus pais terrenos, Maria e José: educar Jesus e prepará-LO para o grande ministério que lhe havia confiado. Que grande responsabilidade para Maria e José!

Quero dizer a vocês, pais, que Deus lhes confiou a mesma missão: educar e ensinar os seus filhos, pois Deus tem um ministério específico para eles cumprirem. O profeta Isaias profetizou que Jesus comeria “manteiga e mel” até saber rejeitar o mal e escolher o bem.

Por que Jesus comeria manteiga e mel?

Manteiga e mel representam o que é puro. Davi fala que a Palavra de Deus é mais doce do que mel. Salmos 19:10 “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.”

Manteiga e mel. O profeta estava falando de como seriam a educação e o ensino de Jesus. Isso significava que Jesus receberia um ensino sem contaminação, um ensino puro, um ensino santo.

UM ENSNO À BASE DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS

Hoje o ensino é contaminado pelo humanismo, pelo paganismo e a Palavra de Deus em Jeremias nos adverte: “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios” Jeremias 10:2b. Seus filhos não podem aprender o caminho dos gentios. O plano de Deus é que nossas crianças e adolescentes recebam um ensino santo e puro, à base de manteiga e mel, sem contaminação.

Quando comemos manteiga pura desde pequenos, sabemos quando nos oferecem margarina. Pelo gosto, discernimos que não estamos comendo manteiga. Isso significa que quando comemos o que é puro, sabemos identificar o que é impuro.  A Palavra de Deus é pura. Quando nos é ensinada a Palavra de Deus desde criança, quando os pais aplicam o que é ensinado em Deuteronômio 6, os filhos crescem aprendendo a discernir o falso ensino quando ele vier.

Jesus aprendeu desde Sua infância a Lei e os mandamentos, e estudava esses princípios. Seus pais ensinaram a Jesus os princípios. Jesus não aprendeu com o paganismo, não andou em caminhos impuros, mas recebeu instrução vinda de seus pais, de Sacerdotes e Ele aprendeu a andar no caminho santo e puro.

Como tem sido o ensino que seus filhos estão recebendo?

Jesus foi separado desde o ventre de sua mãe (Lucas 1:31 a 33) “31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” E comeu apenas o que era puro. Jesus recebeu um ensino puro, uma educação pura e sem contaminação.

O CRESCIMENTO DE JESUS

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” - Lucas 6:52

Jesus recebeu ensino em casa e também na sinagoga. A sinagoga era lugar de adoração e de instrução. De acordo com a história do povo judeu, o menino começava a freqüentar a escola aos setes anos. Até os setes anos, a criança aprendia com os pais em casa.  Os pais ensinavam a Lei, e a criança já entrava no período de memorização da Lei. A partir dos sete anos, a criança ia estudar nas sinagogas com os sacerdotes. Dos sete aos dez anos, eles estudavam Levitico, a história de seu povo, os profetas, poesia, recebiam ensino sobre moral, ensino religioso, artes, saúde e matemática. Dos dez aos quatorze anos, estudavam sobre a interpretação oral da Lei. Aos treze anos, recebiam o titulo de “FILHOS DA LEI” e membros responsáveis da congregação da Sinagoga. Que nível de educação esses jovens recebiam!

Jesus aos doze anos, já ensinava no Templo. Hoje nossos jovens não sabem os 10 mandamentos memorizados, isso porque as famílias não tem ensinado a Palavra em todo o tempo como fala o texto de Deuteronômio. Os pais não tem se preocupado em ensinar a seus filhos sobre o amor a Deus e à Sua Palavra, o temor a Deus, a serem puros, a comerem o que é puro e a não andarem nos caminhos dos gentios.

Queridos pais, vocês precisam preparar uma geração para cumprir a grande comissão dada por Jesus: Ir e fazer discípulos, ensinando-os a guardar a Palavra de Deus. Ensine-os a pensar por princípios bíblicos. Pense... Pense... Pense... Pense biblicamente.

Ensine seus filhos a pensar e a agir por princípios bíblicos. Isso precisa se tornar um hábito na vida de seu filho. Sabemos que a nossa mente é o maior campo de batalha. O Apóstolo Paulo fala que o que não queremos fazer é o que o fazemos, e o que queremos fazer é o que não fazemos. Por isso, precisamos exercitar nossa mente com princípios bíblicos. Usar princípios bíblicos não é antiquado, mas sabemos que a Palavra de Deus foi poderosa no passado, é poderosa hoje no presente e continuará sendo poderosa no futuro. Ela ainda continua sendo a verdade e o padrão de vida para todos nós.

Ensine seus filhos a pensar como Deus pensa em todas as situações que vivenciarem. Deus nos deu um “Manual”, que é a Sua Palavra, padrão absoluto e confiável. O Apóstolo Paulo escreveu para Timóteo:

“16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16 e 17

Procure analisar e compreender as coisas que acontecem a cada dia através de uma perspectiva bíblica. A Palavra tem uma influência muito grande sobre nossa vida e nossos atos. Procure preparar seu filho para que ele seja capacitado e perfeitamente habilitado para cumprir o propósito que Deus tem para ele. A educação é a arma poderosa que os pais tem em sua casa. Ame e eduque.

Sabemos que em Israel o índice de analfabetismo é zero. Isso porque as famílias decidiram cumprir a missão de educar em casa. O propósito número um de Israel é a educação e hoje sabemos a potencia que Israel é para as nações. Tenha também esse propósito com relação à educação de sua família, valorize o ensino.

Tenha esse lema em sua casa:
AME E EDUQUE!

QUE PRINCÍPIOS OS PAIS DEVEM ENSINAR?

A Palavra de Deus contém princípios de vida cristã. A Palavra de Deus contém princípios de amor,  de compaixão, de misericórdia, de fidelidade, de hospitalidade, de retidão, de santidade. Ensine o princípio de caráter, o princípio de mordomia, de domínio próprio, o princípio de semeadura (tudo que semearmos, colheremos), o princípio de soberania. Ensine seu filho a amar a Palavra de Deus, a respeitar as autoridades, a respeitar as pessoas e os idosos, enfim, ensine, ensine, ensine!

Apascente seus filhos. Cuide de seus filhos, pois eles estão sendo expostos todos os dias a todo evento de doutrinas e às astúcias e espertezas de homens que induzem ao erro, como Paulo fala aos Efésios. Estejam atentos com o que entra na mente e no coração de seus filhos.

A televisão hoje é um grande alimentador da mente de seus filhos. Podemos também incluir a Internet nesse processo. Os programas infantis trazem figuras demoníacas, que invocam forças do mal, violência, imoralidade, prostituição. Também os programas para os adolescentes que os induzem a pecar, a namorar e a ficar com seus namorados, que ensinam a não obedecer às autoridades.

Cuide da mente e do coração de seus filhos. Saibam que toda semente que for plantada no coração de seu filho dará frutos. A infância é a melhor fase para ensinar, mesmo sendo um ensino bom ou ruim, e satanás sabe disso. Satanás vem para roubar, matar e destruir. Administre o que tem entrado e contaminado a mente e o coração de seus filhos. É importante os pais oferecerem opções de entretenimento para os filhos como: passeios, brincadeiras, jogos, vídeos evangélicos, filmes evangélicos, músicas.

Procure encher o tempo de seus filhos, com ensino. Por exemplo, procure preparar o seu filho para o ministério que Deus tem para ele, como aprender música, algum instrumento, aprender outras línguas, danças ministeriais. Use a criatividade, mas esteja atento a tudo que possa entrar em sua casa, entrar na mente e no coração de seus filhos. Seus filhos são herança do Senhor e uma herança que será devolvida aos céus.

NÃO SEJA NEGLIGENTE QUANTO  AO ENSINO QUE DEVE SER DADO AOS FILHOS.

Extraído do livro Princípios na Família da Pastora Dejanira Vieira


PARA VOCE REFLETIR

- Como tem sido o seu ensino em sua casa?

- Vocês, pais, tem ensinado os filhos ao levantar, assentar, andando pelo caminho e ao deitar?

- Você tem ensinado a Palavra de Deus a seus filhos?

- Quantos versículos seus filhos tem memorizado por semana?

- Em todo o tempo, você tem ensinado princípios para seus filhos

- O que tem nutrido a mente de seus filhos?

- Quanto tempo seu filho gasta assistindo televisão

- Que outro tipo de diversão seu filho tem?

- Você tem preparado seu filho para que ele possa cumprir o ministério que Deus deu a ele?

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.