*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Estudo 4 - A ARDENTE PAIXÃO DO MESTRE


Mateus 4:23

Jesus elegeu a Galiléia para começar uma impactante missão com o objetivo de conduzir o homem às verdades mais profundas sobre Deus. Verdades que jamais seriam acessadas sem o maravilhoso toque do Mestre.

Estrategicamente, Ele começou pela Sinagoga, instituição de grande importância na vida de todo judeu. Havia significativa diferença entre encontrar as pessoas na sinagoga e encontrá-las no templo. Sinagogas podiam ser encontradas até mesmo em uma pequena colônia, ao passo que só havia um templo: o de Jerusalém.

As sinagogas eram consideradas como “universidades populares e religiosas” da época, o que destaca o valor dado ao ensino, vida comunitária e à tradição oral nos dias de Jesus.

JESUS PERCORRIA TODA A GALILÉIA ENSINANDO

Ao optar por ir onde as pessoas estavam freqüentemente, e escolher como ponto de partida o exercício do ensino, Jesus evidencia uma disposição de se aproximar quanto ensinante da realidade dos aprendizes. Vejamos: Olhando para o texto de Mateus, vemos uma diferença implícita entre ensino e pregação.

Usando como método inicial a pregação, Jesus anunciaria as certezas acerca de sua missão que conduziriram o homem ao compromisso imediato, não havendo espaço para perguntas ou discussão.

Quando está em foco o ensino, entra em ação a explicação do sentido e significação das grandes  certezas reveladas durante a pregação. Ele estava disposto a responder com seus ensinos às indagações mais simples ou complexas. Jesus veio pronto para derrotar todo nível de desconhecimento e ignorância espiritual, física, emocional e social.

O MESTRE CUMPRE O DEVER DE ARAUTO DO EVANGELHO

Jesus pregou cumprindo agora o seu dever de Arauto, o Mestre assume  posição kerigmática (proclamadora), e põe fim a sofismas, hipóteses ou adequações sobre o real conhecimento de Deus.

A paixão e a contundência das palavras de Jesus tornaram seu ensino por demais desafiador e revolucionário para a classe dominante. Afinal,  a implantação das boas novas do Reino traz as consciências, põe à disposição novas aquisições de conhecimento cognitivo, espiritual, emocional e, sobretudo, teocrático.

O Seu ensino é transformado em concretas ações terapêuticas (Mt 4:23). Anunciando a boa notícia do Reino de Deus e curando as doenças e sofrimentos do povo.

As palavras de Jesus continuavam causando grande impacto, e em determinado momento extrapolaram o nível de ensino, anúncio e proclamação. Elas se transformaram em ações concretas de cura, vida, libertação e alegria na vida de todos que apalpavam os lugares antes feridos, que agora resultara em toque do Mestre e milagre da fé.

No Ministério de Jesus, encontramos os visíveis sinais da ação de um Mestre, que ensinando, anula as más interpretações acerca do Reino e de Deus. Pregando, liberta as mentes dos homens do desconhecimento e ignorância espiritual. Curando, impõe grande derrota a todo nível de opressão, enfermidade e sofrimento, causados pela ação do maligno.

Jesus transformou Seus maravilhosos ensinos em ações práticas de misericórdia, cura, libertação e amor aos necessitados. Multidões passaram a segui-lO, pois havia uma perfeita combinação de conhecimento, autoridade e paixão por vidas. Este é um modelo que transcende séculos e gerações.

A exemplo daqueles dias, há uma multidão hoje esperando para ser ensinada, liberta e curada. O grande desafio do cristão no século 21 é decidir percorrer “sua galiléia”, reproduzindo os ensinos e as ações do Mestre.

Neste contexto, reconhecemos os maravilhosos feitos do Senhor que nesses anos, tem liberado para nós em Porto Seguro, debaixo de uma direção Apostólica, as ferramentas para o desenvolvimento das ações de conquista e assim ensinar, libertar e curar a multidão que nos aguarda.


* Por Apóstolo Jackson Oliveira – Natal/RN

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.