*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Cerca de 6% das crianças brasileiras sofrem de hipertensão


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), será dirigido, este ano, para o público jovem. A decisão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é com o fato de que de 6 a 8% das crianças brasileiras já são hipertensas.

E na maioria das vezes nem sabem que têm a doença, já que não existe uma cultura de medir a pressão arterial na infância e na adolescência.

A tendência é que o índice cresca por causa da obesidade. Segundo a SBC, crianças obesas têm oito vezes mais chances de desenvolver a hipertensão.

A campanha deste ano será realizada em todos os Estados e no Distrito Federal, com atividades nas capitais e em algumas cidades do interior. A coordenação da ação é da Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, que já disponibilizou o PDF da cartilha no portal da entidade, www.cardiol.br (link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas ... tilha_hipertensao2013.pdf).

"Com a cartilha eletrônica disponível, qualquer pessoa poderá imprimir e, um professor por exemplo, poderá utilizar como material didático em sala de aula", explica o diretor da SBC, Carlos Alberto Machado. Cem mil cartilhas serão impressas e distribuídas por um convênio da SBC e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A cartilha esclarece que a hipertensão não apresenta sintomas, na maioria das vezes, mas quem tem tonturas, falta de ar, palpitações, enjoos e náuseas, dor de cabeça frequente, cansaço inexplicável ou alterações na visão, deve procurar um atendimento especializado.

"O tratamento e acompanhamento da pressão alta são realizados por toda a vida. A mudança de hábitos alimentares, a prática regular de atividade física e a medicação, quando necessária, são importantes e devem ser contínuas não devendo ser abandonadas mesmo que os valores da pressão tenham sido normalizados, a não ser por orientação médica", orienta o diretor da SBC.

Atividades

Instituições realizam atividades durante toda a sexta-feira (26) em várias partes do país. Veja alguns exemplos:

- SÃO PAULO - o Incor (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Cerqueira César) trará sua equipe multiprofissional para a campanha desta sexta-feira (26). Além da medição da pressão arterial e da conversa com os especialistas, os pais e os adolescentes levarão para casa orientações preciosas e fáceis de serem implantadas no dia-a-dia, reunidas no livro "Como cuidar do seu coração". A obra traz orientações práticas de médicos, nutricionistas, psicólogos e professores de Educação Física do Incor. Das 9h às 17h. Capacidade de atendimento: as primeiras 200 pessoas que retirarem senha

- SÃO PAULO - Profissionais da UBS Vila Izolina (Rua Orlando Ribeiro Dantas, 154, na Vila Guilherme, em São Paulo) farão a medição da pressão arterial das crianças, com a presença do responsável, além de exames para adultos e idosos, como testes de glicemia, aferição da pressão arterial, distribuição de cartilhas e orientações. Das 9 às 15 horas

- DISTRITO FEDERAL - No Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, funcionários, taxistas e visitantes poderão medir a pressão arterial e receber orientação sobre prevenção e cuidados com doença. Até as 20h, o atendimento será feito por profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) em três postos montados no aeroporto.

Fonte: UOL

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.