*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Reportagem sobre Cair no Espírito no Domingo Espetacular gera indignação de evangélicos


Revoltados com a matéria, evangélicos fazem #vergonharecord chegar aos TTs mundiais

Se o Twitter é um termômetro moderno para medir a opinião das pessoas, parece que a noite de hoje irá gerar uma nova onda de protestos contra a Rede Record. Em outros momentos a emissora, ligada à Igreja Universal, já despertou criticas ao veicular matérias sobre questões de fé.

Foi ao ar no Domingo Espetacular deste domingo (13), uma extensa reportagem que, segundo o programa, demorou duas semanas para ser preparada. O tema não é novo, a polêmica do “cair no Espírito” que é discutida entre evangélicos pentecostais e tradicionais há, pelo menos, 20 anos. Desta vez, contudo, a discussão era sobre o movimento ser tratado como “seita”, cujo fundador seria um pastor chamado Jacob Goldberg.

A chamada da TV Record dizia “O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo.

O Domingo Espetacular investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada”.

Ao longo dos 40 minutos do programa, dezenas de imagens de igrejas pentecostais do Brasil e do exterior foram mostradas. Pessoas caindo e pastores orando e gritando davam um tom sensacionalista à narrativa.

Um dos trechos mais controversos foi à entrevista com o pastor Jacob Goldberg, que se diz arrependido de ter “começado” esse movimento e hoje o critica. A igreja Vineyard de Toronto, Canadá, e o pastor Randy Clark realmente são tidos por muitos como a popularizadora do “cair no espírito” durante um avivamento que resultou na criação do termo “benção de Toronto”, divulgada por muitos pastores.  A ênfase era nas risadas e nos sons de animais feitos pelas pessoas presentes ao culto e que se diziam cheias do Espírito Santo.

O tema já foi amplamente discutido por teólogos e pastores em dezenas de livros e artigos ao longo das últimas duas décadas.

Os evangélicos, sobretudo os de tradição pentecostal não gostaram da abordagem. No Twitter, a hashtag #vergonharecord rapidamente se tornou uma das mais comentas e alcançou o primeiro lugar do Trending Topics (assuntos mais comentados do momento).

Muitos faziam chacota, acusando os crentes de serem burros e facilmente manipuláveis. Outros tentavam defender a prática usando experiências próprias e citando versículos bíblicos.

Visão que David Wilkerson teve em 1974 está mais perto de se cumprir do que nunca


Quase 40 anos depois, palavra profética recebida por Wilkerson está se cumprindo literalmente

Durante muitos anos o pastor pentecostal David Wilkerson foi um dos maiores críticos da igreja evangélica norte-americana.

Ele ficou famoso em todo o mundo por seu livro A Cruz e o Punhal, onde relata como ajudou a converter violentos membros de gangues de Nova Iorque. Sua vida pessoal e ministerial íntegras o qualificaram para ser um porta-voz divino com autoridade reconhecida até mesmo fora dos meios evangélicos.

Um dos momentos em que ele foi mais perseguido e caluniado foi em 1974, quando publicou um livro chamado A Visão. Wilkerson relata que Deus o mostrou que os EUA precisavam de arrependimento e advertia sobre o futuro julgamento de Deus sobre todo o mundo.

Imediatamente, o pastor passou a ser chamado por algumas igrejas de “profeta da destruição”. Líderes eclesiásticos que ensinavam apenas mensagens positivas decidiram naquela época retirar os livros de Wilkerson das livrarias de suas igrejas. Para muitos ele havia tido alguma alucinação e suas palavras não faziam sentido.

Muitos afirmaram alguns anos depois que suas visões proféticas não se cumpriram e que não havia necessidade de uma palavra profética fora da Bíblia. Chegaram a chama-lo de um “falso profeta”.

Parecem ter esquecido que vários profetas bíblicos não viram suas palavras se cumprir enquanto estavam vivos. Isaías, por exemplo só veria o que falou sobre a Babilônia se cumprir cerca de 150 anos depois da sua morte. O que ele falou sobre Jesus, demorou cerca de 700 anos para se tornar realidade. Muitas outras profecias bíblicas ainda esperam pelo seu cumprimento mesmo dois mil anos depois.

A Bíblia anuncia que nos últimos dias, Deus daria visões e sonhos, para homens, mulheres, jovens e velhos (cf Joel 2:28-29). As visões que Deus deu ao pastor Wilkerson têm quase 40 anos. Ele morreu sem ver muitas delas se cumprirem na totalidade.

É importante ressaltar que muitas das coisas que vemos hoje nos jornais ou na TV e para nós podem parecer normais, seriam impensáveis na década de 1970.

O livro A visão foi lançado apenas em inglês (1974) e espanhol (1975), mas existe uma versão resumida já traduzida para o português.

Ele fala de cinco calamidades terríveis que viriam sobre todo o mundo:

1) Uma confusão econômica que afetará o mundo todo.
Os economistas mundiais não poderão explicar o que está acontecendo. Corporações grandes, sérias, bem conhecidas, desmoronarão, irão à falência no mundo todo.

2) A natureza com dores de parto.
Uma crise que envolve a natureza. Sinais e mudanças sobrenaturais inexplicáveis para o homem. Os desastres mundiais serão mais frequentes. Vi terremotos nos Estados Unidos. Fome no mundo inteiro, a provisão alimentícia do mundo esgotada, provocando a morte de milhares de pessoas.

3) Um batismo de imundícia nos EUA
Os programas de TV serão da pior espécie. As bancas de revistas estarão saturadas de revistas imundas. A educação sexual nas escolas será reanimada com filmes demonstrando detalhes do ato matrimonial

4) A quarta coisa é a rebelião no lar.
O problema número no mundo com respeito á juventude é o ódio que nutrem pelos pais.

5) A quinta coisa é uma onda de perseguição a um grau que a humanidade jamais experimentou.
Revela-se em um tempo quando a liberdade de religião aparenta ter chegado ao seu auge. Se estenderá pelos Estados Unidos, Canadá, o mundo inteiro e por fim será como uma espécie de loucura.

Vejo que se avizinha o tempo quando a maioria dos projetos missionários, programas de rádio e televisão, as sociedades missionárias, serão admoestadas e vigiadas tão severamente por agências do governo que terão temor de prosseguir em suas atividades.

Wilkerson termina seu relato com a seguinte exortação:
Muitos querem continuar sentados diante de uma televisão, ir a alguns cultos para aplaudir cantar sobre as boas coisas de Deus. Porém, amados, é tempo de reconhecer que o fim do mundo está às portas.

Esta é a hora sobre a qual tens ouvido pregar. Muitos estão acomodados não sabendo nem o que está se passando. Amados, Jesus já vem. Jesus Cristo já vem, e está pondo sua casa em ordem.

Sinal do Apocalipse? ONU propõe moeda global única


A UNCTAD, Conferência da ONU para o comércio e o desenvolvimento, avalia que o sistema atual de reserva internacional é um dos principais responsáveis pela crise econômica atual.

O órgão pediu esta semana uma reforma abrangente, pois seus estudos mostram que, considerando a proporção do PIB, um país como o Brasil gastou mais do que os EUA e outros países ricos em estímulos à economia.

A ONU passou a defender a criação de uma nova moeda global única, que protegeria os mercados emergentes da especulação financeira. Enquanto existem ameaças de países ricos saírem da “zona do Euro” e uma crescente desconfiança da manutenção do dólar como principal moeda da reserva internacional.

Por sua vez, a UNCTAD lançou como uma hipótese real a criação de um tipo de banco central global (ou uma versão reformada do FMI), que emitiria uma moeda de reserva “artificial”. A ideia não é totalmente nova, uma moeda chamada “bancor” foi proposta em 1944, mas nunca obteve apoio.

“Há uma possibilidade de que os países concordem em trocar suas moedas atuais por uma nova. Esta moeda global única teria como lastro uma cesta de divisas de todos os membros”, explica o relatório da entidade.

A nova moeda auxiliaria a ajustar os desequilíbrios nos balanços de pagamento dos países, embora eles continuassem emitindo suas próprias divisas.

Certamente serão necessárias regras que determinem que os Bancos Centrais das nações intervenham no mercado de câmbio. Assim suas moedas se valorizarão ou ficarão mais baratas, dependendo do comportamento da economia global.

Para a Unctad, ao contrário de hoje, países com um grande déficit (como os Estados Unidos) e também os que possuem enormes superávit (como China e Alemanha) terão que ajustar as suas contas, não cabendo mais a responsabilidade apenas aos primeiros.

O modelo econômico atual tem uma tendência à deflação, já que os países deficitários são obrigados a reduzir as suas compras no exterior quando não conseguem mais financiamento. Enquanto isso, os superavitários não precisam aumentar as importações. Portanto, essa demanda menor reduz o preço dos produtos.

“Substituir o dólar com a moeda forte resolveria alguns dos problemas relacionados com o potencial dos países com grandes déficits e ajudaria a estabilidade”, explicou Detlef Kotte, um dos autores do relatório.

“Mas também vamos precisar de um sistema de taxas de câmbio administradas. Os países devem manter estáveis suas taxas de câmbio reais [ajustadas pela inflação]. Bancos centrais teriam de intervir, mas poderiam ser instruídos por uma instituição multilateral, como o Fundo Monetário Internacional. ”

Embora muitos economistas tenham afirmado que a economia mundial precisa de uma correção imediata, nenhuma instituição importante, incluindo o G20 , ofereceu alternativas viáveis.

Embora vários países, incluindo China e Rússia, já tenham sugerido substituir o dólar como moeda de reserva mundial, esta é a primeira vez que uma grande instituição multinacional apoia a sugestão. Em 2009, o G8, grupo dos países mais ricos do mundo, já havia proposto a implementação de uma moeda global unificada, masque não teve o apoio necessário, pois a zona do Euro ainda não dava sinais de tanta fraqueza.

A moeda era chamada de “dinheiro do futuro” e contava com o lema “unidade na diversidade” e cinco estrelas que representariam os cinco continentes; as folhas do outro lado representariam supostamente a árvore da vida. Mais informações sobre esse sistema financeiro pode ser vista na guia “manifesto” do site nos artigos 1 e 2:

“ART. 1- “Unidade na diversidade” é o alicerce que move esta iniciativa, que começou em 1996. (..) Sua importância histórica é ainda maior do que a sua economia, é uma meta que se baseia na fé, esperança e a unificação das raízes culturais e espirituais.”

Ano passado, o papa Bento 16 sugeriu em um discurso a criação não só de uma moeda única, mas também de um governo único, cuja função seria segundo a encíclica Caritas en Veritatis: “(…) realizar um oportuno e integral desarmamento, a segurança alimentar e a paz, para garantir a salvaguarda do ambiente e para regulamentar os fluxos migratórios urge a presença de uma verdadeira Autoridade política mundial”.

Para os especialistas em escatologia, uma economia global unificada, sem papel-moeda, é necessária para cumprir a profecia de Apocalipse 13:16-18

Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Telegraph e Future World Currency

Eu vos escrevi, jovens



Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
1 João 2:14b

Todos nós que aceitamos o Senhor Jesus como nosso senhor e salvador temos de lutar contra o maligno, diferentemente dos que estão no mundo que já se renderam a sua vontade e não se preocupam em lutar contra, outros se unem ao diabo e ao invés de lutarem contra ele lutam a favor dele.
Mas nós que aceitamos Jesus lutamos contra ele todos os dias, a cada momento temos que estar firmes com nossas armaduras prontos para pelejar contra as astutas ciladas do inimigo(Efésios 6 : 11).
Na passagem de (1 João 2:14b) vemos uma diferenciação entre os jovens e as outras pessoas nessa batalha. Vemos que os jovens têm duas armas especiais que quando bem usadas e usadas em conjunto fazem o jovem vencer o maligno são elas:

FORÇA
Diz a palavra de Deus: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes”. Mas, o que é essa força?
Essa força descrita na Bíblia não é apenas uma força natural, Isaías disse em uma de suas profecias messiânicas que o Senhor Jesus seria chamado de Deus Forte (Isaías 9:6), além de outros atributos. Como Jesus é a imagem do Deus invisível  (Colossenses 1 : 15), e nós fomos feitos a sua imagem e semelhança (Gênesis 1 : 26), somos também fortes.
Portanto a força que a Bíblia fala não tem relação apenas com o mundo físico, mas também com o mundo espiritual, somos fortes espiritualmente, pois estamos mais abertos a novas experiências, ainda jovens não fomos tão bombardeados com as coisas naturais, por isso que Jesus disse que o reino de Deus é das criancinhas (Marcos 10:14).
Ou seja, quanto mais jovens somos mais inocentes e temos mais força espiritual para lutarmos contra o maligno. Sendo assim quanto mais santos formos mais força teremos assim como nos manda a palavra de Deus (Filipenses 2:15), ela fala que devemos ser sem repreensão, para que nos tornemos diferentes dessa geração corrupta, por isso devemos buscar santidade cada dia mais  (Hebreus 12 : 14).

A PALAVRA DE DEUS
Como vimos anteriormente os jovens tem uma força espiritual maior que os adultos pois são mais inocentes.
Mas a palavra de Deus não diz que é necessária somente a santidade para vencermos a batalha contra o diabo é necessário também: a PALAVRA DE DEUS. A Bíblia fala: “...e a palavra de Deus está em vós...” (1 João 2:14) e “Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (Filipenses 2:16).
Devemos reter a palavra de Deus guardá-las em nosso coração para não pecarmos contra Deus (Salmos 119 : 11), o próprio Jesus quando tentado (Mateus 4:1-11) usou a palavra de Deus para se defender e atacar Satanás quando foi necessário. Por isso temos que aprender a ouvir a palavra de Deus e guardá-la em nossos corações para que possamos vencer o maligno.

Muitos jovens negligenciam a palavra de Deus sem conhecer a sua força, eles se prendem nos louvores a esquecem da Bíblia de prestar atenção na pregação, e como vimos isso é um erro pois a palavra de Deus é necessária para lutarmos contra o maligno. Os jovens que realmente vencem são os guardam as palavras de Deus nos eu coração, por isso se você quiser vencer você terá que buscar a santidade e buscar a palavra de Deus.
Faça isso busque a santidade e busque conhecer a palavra de Deus e não haverá limites para o que você poderá fazer (Filipenses 4 : 13), nem para o que Deus pode te dar (João 15 : 7).

Frases de Famosos que zombaram de Deus


Recentemente o cantor Elton John homossexual assumido declarou em uma reportagem que Jesus Cristo era gay ele disse: "Eu acho que Jesus era um homem super-inteligente, misericordioso e gay, que entendia os problemas humanos".

Mas ao longo da história vários outros famosos também brincaram e zombaram com o nome de Deus, mas a maioria deles tiveram um fim trágico será apenas coincidência ? Então antes de brincar com o nome de Deus por aí pense bem, veja as frases que estes famosos disseram.

"Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará."  (Gálatas 6.7)



Leiam estas frases:


JOHN LENNON: Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista Americana, disse:"O Cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era Legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais Populares que Jesus Cristo".(1966) Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu Próprio fã.   


TANCREDO NEVES: Na ocasião da campanha presidencial, eledisse:  "Se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da República". Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.


BRIZOLA: No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse: "Aceito até o apoio do demônio para me tornar presidente." A campanha, quando acabou, apontou o Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.


CAZUZA: Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de maconha e soltou a fumaça para cima e disse: "Deus essa é para você!" Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.


O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC:
Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor:"O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Minha filha, nem se Deus quiser ele tomba o meu navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.

       
MARILYN MONROE: Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus." Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.


BON SCOTE: Ex. vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Dont stop me, Im going down all the way, wowt he high way to hell", "Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno."no dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scote foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.

Muitos outros homens importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de J E S U S.

Não esqueça disso! Muitos morreram, mas somente um ressuscitou: Jesus! 

Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.

Amor de Deus - O que a Bíblia diz?


Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”

Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.

O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”

Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”
 
Fonte: Jesus Voltará


Esportes - Evangélico conquista 11 medalhas de ouro no Parapan


O evangélico Daniel Dias conquistou 11 medalhas de ouro em disputas nas piscinas de natação nos jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México.

A última conquista foi neste último sábado, 19, quando Daniel competiu com atletas que possuíam um grau de deficiência menor que a dele e mesmo assim conseguiu liderar a prova e conquistou a vitória. “Isto é um dom que Deus me deu e estou apenas lapidando”, disse.

Daniel Dias, de família evangélica e dono de uma coragem e fé incontestável, é imbatível dentro da piscina e não foi em vão que ele se destacou nos Jogos de Guadalajara. Nascido sem os pés e as mãos, quando completou um ano de idade teve que passar por cirurgia para usar prótese, até que depois de muito esforço, aos 3 anos se recuperou e a prótese o ajudou a andar. Daniel chegou até a aprender a tocar bateria e foi o baterista da banda de sua igreja. Hoje, aos 23 anos é formado em Educação física e é atleta vencedor de 11 medalhas de ouro.

O Parapan, encerrado neste domingo, 20 de novembro, consagrou o Brasil como o maior vencedor de todas as disputas, com 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, ao total de 197 medalhas. O desempenho dos atletas brasileiros tornou o Brasil insuperável no quadro de medalhas e o evangélico Daniel Dias foi o destaque.

Fonte: Verdade Gospel

Cinema - Filme evangélico produzido no Brasil estreia no Maranhão



Filme brasileiro Renúncia exibido nesta quarta-feira em Imperatriz, Maranhão, trouxe em sua estreia em torno de 50 pessoas para Cristo em sua primeira sessão.

Renúncia, que deverá ainda ser exibido em todo o Brasil a partir do mês que vem, teve ingressos esgotados e uma longa fila se formou do lado de fora do Auditório Palácio do Comércio, durante a estreia na cidade.
O autor do filme, Luaran Lins, disse em entrevista ao The Christian Post, que as expectativas foram superadas.

“Só ontem foram 50 pessoas que se converteram a Cristo através do filme”, disse . “Estamos vendo Deus fazer grandes coisas”, completou.

Segundo o autor, eles estão recebendo ligações da áfrica e do Brasil inteiro somente nesse período de estreia. Lins acredita que o filme pode trazer a muitos para Cristo, principalmente os jovens.

“Eu espero que o filme seja um instrumento de Deus para a evangelização de jovens no Brasil e no mundo inteiro”, disse ele ao CP.

Renúncia conta a história de Nanda, uma jovem cristã que se afastou de Deus depois de entrar na Universidade, onde ela acaba conhecendo o mundo das drogas, sexo e luxúria.

O filme é parte de um projeto que procura mostrar a importância de uma vida baseada nos ensinamentos bíblicos e como nosso futuro é determinado por nossas próprias escolhas.

“O projeto Renuncia é mais que um filme”, esclarece Lins. "O filme, livro, CD são tudo recursos audiovisuais para se levar a proposta do projeto que é a proposta de renúncia que nada mais é do que a vida cristã. A renúncia é ligada com a santificação, dizer não ao mundo, às paixões”.

Lins disse que ele teve a ideia do filme depois de ver uma pesquisa de 2006 por Steven Hernderson, presidente do Instituto Christian Cunsulting for Colleges and Ministries mostrando que cerca de 58% dos jovens Cristãos nos Estados Unidos se afastaram da Igreja ao ingressar na faculdade. Uma pesquisa também foi aplicada nas universidades brasileiras e mostrou a mesma tendência.

“Fiquei bastante intrigado e surpreso ao ler esta reportagem. A cada dia constata-se quão assustador é o número de jovens que se perdem nas faculdades e universidades do mundo inteiro, entrando num mundo de completa ilusão, que os leva para uma vida aprisionada e sem Deus”, disse o autor no site do filme.

Mais de 300 voluntários fizeram parte da produção, entre produtores, equipe técnica, atores e figurantes. As gravações foram iniciadas em fevereiro de 2010.

O filme, que teve o custo estimado cerca de R$ 60 mil, será também dublado para o inglês e o espanhol e será distribuído pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Em suas palavras finais, Lins urge que os líderes cristãos e pastores, estejam menos preocupados com a prosperidade financeira e mais preocupados com a santificação das pessoas.

“Porque é através da santificação que nós iremos encontrar com o nosso Senhor”.

Fonte: Christian Post

Descoberta no Muro das Lamentações pode mudar a história



Moedas antigas datadas do ano 15 foram descobertas no subsolo do muro das lamentações por arqueólogos questionando a construção da obra pelo rei Herodes, o que pode mudar a história escrita até hoje.

Até a presente data, historiadores afirmavam que Herodes teria supervisionado o conjunto da construção do Segundo Templo judeu de Jerusalém, antes de sua morte no ano 4 a.C. O local é considerado um dos locais mais sagrados para o judeus e para a humanidade.

Eli Shakoun, arqueólogo do Departamento israelense de Antiguidades conduziu as escavações juntamente com o professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa.

Segundo eles, “Com a descoberta dessas peças, cunhadas 20 anos após sua morte, compreendemos que ele [Herodes] não poderia ser o construtor", como relatou a AFP.

"A descoberta revela que a edificação teria durado, pelo menos, 40 anos, ou seja, bem mais do que pensávamos", afirmou Reich à imprensa.

Os arqueólogos afirmam que a construção da edificação foi iniciada no 18o. ano do reinado de Herodes, o que equivale ao ano 22 a.C. As moedas encontradas remontam ao ano 15 d.C., significando que foram cunhadas 40 anos mais tarde.

As peças foram encontradas há cerca de dois anos, mas anunciadas somente nesta quarta-feira (23).

O local da descoberta foi um esgoto de mais de 2 mil anos de antiguidade e 600 metros de extensão que fica sob a Cidade Velha e que se prolongava até o bairro árabe de Silwan.

Os trabalhos arqueológicos foram motivo de polêmica pois ficavam próximos à Esplanada das Mesquitas, considerado o terceiro lugar santo do Islã, também chamado Haram al-Sharif e Nobre Santuário pelos muçulmanos.

O Muro das Lamentações é o ultimo vestígio do Segundo Templo, destruído pelos romanos no ano 70 d.C.

Fonte: Christian Post

Vencendo pela Oração


Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus. (v. 10)

Assim como Daniel, nós passamos por várias situações que ameaçam nosso relacionamento com Deus: medo, insegurança, instabilidade financeira, entre outros. Com certeza, o que fez a diferença na vida de Daniel foi a sua atitude. A vida dele estava em risco por causa de sua fé. Mesmo assim, não abriu mão do seu compromisso com o Pai. Manteve seu hábito devocional.

Estou escrevendo esse texto depois de um momento com amigos de trabalho. As perguntas que fizemos para os colegas foram: se você fosse ameaçado por alguém, que sinais de sua comunhão com Deus poderiam ser utilizados como pretexto para que você fosse apanhado em falta? Existe em você algum valor, algum hábito que comunica a sua comunhão com Deus?

Os opositores de Daniel sabiam que, para apanhá-lo numa armadilha, teriam de providenciar alguma artimanha que afetasse o seu hábito de oração a Deus. Eles sabiam que disso esse homem fiel não abriria mão. Diante da proibição de orar a Deus, Daniel fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus (v. 10).

Que hábitos de nossa devoção comunicam a outros a nossa comunhão com Deus?
Jesus cultivava o hábito de orar sempre (Lc 6.12; 18.1). Paulo diz que precisamos orar sem cessar (1Ts 5.17).

10 conselhos para os jovens resistirem ao sexo antes do casamento


O pregador batista norte-americano Billy Graham que foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos e é considerado um dos mais influentes escritores cristãos compartilha de dez conselhos para os jovens a cerca de cuidados para que não venham cometer o ato sexual antes do momento “certo”.

Confira abaixo os conselhos dado por Graham:

1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementosficará dominado por eles. A Bíblia diz: “Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras” (II Co. 6):

2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.

3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. “As más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33)

4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.

5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.

6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.

7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.

8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer “não” aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.

9) Invista grande parte de seu tempo lendo as Escrituras - “Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Sl 119:11) – Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.

10) Cultive a Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem livrado a muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14).

Por: Billy Graham

Juventude - Limites do Namoro, o seu namoro é verdadeiramente aprovado por Deus?


Namoro é um contato social do caráter afetuoso e cordial entre um rapaz e uma moça com o propósito deliberado de possível união matrimonial no futuro. Esse contato, porém, tem limites aconselhados e determinados pela ética evangélica mais do que pela moral comum, que é excessivamente indulgente. As intimidades excessivas e inconvenientes não só desvirtuam os princípios evangélicos como acarretam, por isso mesmo, sérios prejuízos de ordem moral e espiritual, tanto para a moça como para o rapaz. A jovem amorosa, romântica e sedenta de carinho corre grande risco ao consentir que o namorado ou noivado lhe proporcione carícias só permitidas aos casados. E a razão é óbvia.
O rapaz crente, uma vez estimulado pela indulgência ou passividade da namorada, pode ser levado a extremos que não desejaria nem mais pensaria chegar. Uma concessão hoje e outra amanhã pode levar ambos a uma situação de onde talvez não se possa mais recuar e em que só a moça terá desvantagens e prejuízos sem fim. É principalmente à moça, portanto, que cabe, marcar o limite das intimidades que o rapaz deve ter com ela. Ele a respeitará se ela se mostrar digna, porque a ama e a quer por esposa; ou a desprezará- se ela se revelar fácil e estimulá-lo a intimidades inconvenientes e pouco decorosas. Um rapaz estava noivo com uma jovem de bom caráter. Certa vez, conversando com ela, a sós, deixou-se arrebatar no decurso das intimidades e tentou ousadamente fazer-lhe carícias em zona altamente pudenda do corpo.
Reagindo imediatamente, ela lhe disse: "Não, querido! Isso, não! Gosto muito de você e quero-o para meu esposo, mas não posso permitir tal coisa. Tenha paciência. Espere para quando formos casados." E ele me disse: "Pedi-lhe desculpas e me corrigi. E se eu já lhe devotava grande admiração, fiquei, daí por diante, admirando-a muito mais, pois ela cresceu moralmente aos meus olhos". Toda jovem namorada ou noiva (principalmente esta) jamais deve olvidar a tremenda força extintiva de sua biologia, ou de sua sexualidade. O instinto materno está sempre presente e é fortemente atuante na mulher, principalmente na jovem. Por isso, levando em conta os dados científicos fornecidos pela ginecologia, pela biologia, a genética e a psiquiatria sobre a intensidade do instinto sexual feminino que só difere a intensidade do instinto masculino quanto ao caráter ou á natureza. Portanto, é mister estar a moça de sobreaviso contra os impulsos de sua feminilidade, contra as naturais solicitações e surpreendentes insídias do seu determinismo biológico.
Qualquer descontrole dessas quase incoercíveis forças do instinto sexual feminino, discreta e cuidadosamente enclausuradas no ergástulo secreto da religião, da moral e da dignidade pessoal, pode acarretar o desmoronamento de castelos dourados e de sonhos de felicidade matrimonial por tanto tempo acalentados. Em face do exposto, não se esqueçam disto as nossas jovens: quanto mais concessões faz a namorada ou noiva ao seu bem amado, julgando que assim o cativa cada vez mais, tanto menos confiança ele deposita nela porque menos digna ela resiste aos excessos e limita as intimidades ao conveniente e decoroso. E a razão é que ele vê nela uma mulher digna de confiança em matéria de amor e a desejará para esposa.
Fonte: www.jesussite.com.br

Renê Terra Nova celebra 10 anos de unção apostólica


Apóstolo do MIR, do Brasil e das Nações, Renê Terra Nova celebra 10 anos de unção apostólica no MIR e é homenageado pelos discípulos e por colegas de ministério


O dia 16 de Novembro de 2001 foi um dia memorável, não apenas por ser o dia em que Renê Terra Nova foi ungido Apóstolo de Avivamento para o Brasil e nações, mas porque já se passaram 10 anos de uma história que tem se propagado e atraído milhares de discípulos para o Reino.

Como não poderia ser diferente, Apóstolo Renê que estava viajando em mais uma de suas missões apostólicas, voou para Manaus a fim de celebrar este momento especial na companhia da família e dos discípulos do MIR. Em uma grande homenagem que recebeu dos discípulos e colegas de trabalho, como Pastor Márcio Valadão (Igreja Batista da Lagoinha – Belo Horizonte/MG) e Apóstola Valnice Milhomens (Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo – Brasília/DF), ele disse: “Alegro-me em saber que os meus filhos vieram para fazer história comigo. Sou extremamente grato a Deus porque nestes 10 anos tenho visto a fidelidade dEle em cada momento de minha vida e ministério. Deus tem sido muito Bom comigo, com a minha casa e com os meus discípulos”.

Na homenagem prestada pelo Pastor Márcio Valadão, ele começou lendo o Salmo 145 e disse ao Apóstolo Renê que este era um dia especial para os dois, pois foram consagrados no mesmo altar, na Igreja Batista da Lagoinha. “Renê, hoje posso me alegrar e ver que, nestes 10 anos, Deus tem cumprido cada profecia que foi dada a você. Como colega de ministério, o desejo do meu coração é que nos próximos 10 anos você seja ainda mais pleno e tenha conquistas ainda mais relevantes. Eu e minha casa te amamos e admiramos o grande homem de Deus que você é”, falou Pastor Márcio.

Apóstola Valnice Milhomens também fez questão de enviar uma palavra ao Apóstolo Renê. Lembrando a trajetória daquele que hoje foi lançado para as nações, ela disse: “Alegra meu coração ver o Apóstolo de Avivamento que você é, Renê. Vejo os sinais apostólicos em sua vida e sei que Deus ainda tem muito para fazer através de você. Seu coração é livre para receber do coração do Pai, por isso não haverá limites para suas conquistas”.

Uma noite de unção, alegria, palavra revelada e muita presença de Deus. Verdadeiramente, todos podem contemplar uma história que foi construída pautada em um relacionamento íntimo com Deus. É assim que a vida do Apóstolo Renê Terra Nova pode ser descrita.

Apóstolo Renê Terra Nova tem se mostrado um líder ousado, destemido, mas, acima de tudo, obediente à voz do Senhor. Este é o referencial transmitido aos seus liderados. Para os filhos, é um prazer celebrar os 10 anos de unção apostólica do seu líder. “Só temos a agradecer a Deus por tudo que tem realizado em nós através da vida dele. Sabemos que estamos debaixo do mesmo manto, pois bebemos da mesma unção”, disse o Apóstolo Arão Amazonas enquanto dirigia a programação da noite.

Como Igreja, o Ministério Internacional da Restauração ratificou sua aliança com o Apóstolo Renê, e, através da vida de cada discípulo, pôde afirmar: “Somos o selo do seu apostolado. Receba nosso amor, carinho, respeito e gratidão por tudo o que o senhor, Apóstolo Renê, tem derramado em nossas vidas. Obrigado por nos receber como filhos amados e por ser nosso pai. Sua vida é modelo de doação para o Reino”.
Pra. Francieme Costa
Fonte: site do MIR

O perfil da Mulher Modelo



Como é belo ver uma mulher irrepreensível em toda a sua conduta, modo de pensar, vestir, andar e falar. Ela não é envergonhada, porque em todas as situações sabe proceder condignamente. E, na Bíblia, encontramos muitos textos que reportam a uma vida irrepreensível, a viver de forma a ser modelo. Baseada em alguns desses textos, quero mencionar características que fazem de nós uma mulher modelo.

. Irrepreensível na linguagem
“Linguagem sã e irrepreensível, para que o diabo se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tito 2:8)

A mulher de honra possui linguagem irrepreensível, o que significa não precisar de correção nas palavras, ou seja, o que sai de sua boca é sempre para promover edificação. Isso porque suas palavras são precisas, vive buscando acertar em todas as coisas. Onde chega é notada, principalmente pela discrição com a qual se apresenta e não pelos trajes exagerados ou pela forma desordenada de falar. Todos gostam de ouvi-la porque suas palavras transmitem paz, são de vida, sabedoria e repreensão em amor.

Sabemos que é extremamente desagradável estar perto de alguém com uma linguagem torpe, que fala de forma descompensada e que não sabe utilizar com precisão as palavras! Como mulheres de honra, precisamos ter uma linguagem curada e que libera cura para outros, sabendo a hora certa de falar e de calar. É muito importante refletir bastante sobre o que vamos falar. Muitas vezes, calar é a melhor opção.

. Madura
“As mulheres idosas (maduras), que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas ao vinho, mestras no bem... (Tito 2:3)

Uma mulher modelo é uma mulher madura, independente da idade. Idosa, na Bíblia, significa madura, uma mulher que desenvolve plenamente as suas funções, que cuida bem da sua imagem, sendo zelosa na forma de se vestir e de se apresentar; é decente, possui um padrão de excelência em tudo o que faz. Sua vida fala mais alto que suas palavras. Mulheres imaturas não sabem se comportar e não deixam legado, pois cometem muitos erros pelos lugares que passam.

Expressar maturidade é ser séria no procedimento, como nos instrui Tito. É não andar caluniando nem atrás de mexericos, pois isso não convém a uma mulher santa. Pelo contrário, a Bíblia diz que devemos ser mestras no bem. Veja quanta responsabilidade, mas ao mesmo tempo quanta confiança o Pai tem em nós! E se Ele diz que somos capazes, é porque Ele mesmo colocou em nós a Sua essência.

É possível sermos mulheres maduras, demonstrar, através de nossas atitudes, o que Deus fez em nós por meio de Jesus, e transmitir segurança à família e aos que convivem conosco. A mulher madura vive as novidades do céu e conquista o seu espaço. E, à medida que chega mais próxima do caminho da maturidade, deixa para trás as coisas de menina e torna-se adulta, avançando rumo ao nível de crescimento sem limites em todas as áreas de sua vida. E esse nível de maturidade a empurra para maiores conquistas dentro da proposta de quem é a mulher no nível da honra.


. Sensível
“O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado (sensível); ao coração quebrantado (sensível) e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:17)

A mulher modelo é uma mulher sensível, porque a sensibilidade faz com que olhe tudo e todos ao seu redor, avaliando situações e descartando possíveis erros. Ela tem uma sensibilidade inconteste, tem um poder de convencimento, mas não de manipulação. Sabe se importar com as necessidades das pessoas, não pensa apenas em si mesma.

Quando a mulher é sensível, ela entende os tempos e as estações, é quebrantada na presença de Deus e também muito usada pelo Espírito Santo, porque a Bíblia diz que a um coração quebrantado, sensível, Deus não resiste. A sensibilidade faz compreender qual é o papel de mulher diante do Trono do Pai e ser usada por Ele, descortinando coisas tremendas e maravilhosas, ouvindo a Sua voz e obedecendo-O.

. Dedicada
“... Ser diligente é o precioso bem do homem.” (Provérbios 12:27)

A mulher de honra é uma mulher dedicada, diligente. Em tudo que faz, dedica-se, entregando todas as suas forças na tarefa realizada; doa o seu ser em prol de algo ou de alguém; entrega a sua essência para ver cumprida a missão que lhe foi confiada. O texto de Provérbios 12:27 diz que a diligência, a dedicação, é o precioso bem do homem. Quando nos dedicamos, empenhamos as nossas forças e exercemos a nossa liderança de forma muito mais eficaz, com muito mais excelência, sendo um verdadeiro modelo de vida tanto no lar como na Igreja.

Nós, mulheres, precisamos ser dedicadas, pois dedicação e diligência fazem parte da nossa essência, são características impressas em nós e que devem ser transmitidas através da nossa forma de viver.


Talentosa
“Então, chegando o que recebera cinco talentos, trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito eu te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:20,21)

Talvez você pense: “Ai, como eu gostaria de ser talentosa!”. Tenha certeza de algo: Você é talentosa, sim! Ao formá-la no ventre da sua mãe, Deus plantou em você talentos e habilidades. Falta apenas você descobrir quais são eles e utilizá-los de forma adequada, entendendo que Deus a chamou para exercer seus dons, talentos e habilidades.

A parábola dos talentos deixa claro como o Senhor procede com aqueles que desenvolvem os talentos colocados em suas mãos. Então, o que você precisa: entender o propósito do chamado e caminhar em obediência, dedicando seu tempo a Deus e às vidas que Ele confia em suas mãos, desenvolvendo os seus talentos.

O resultado de vida para a mulher talentosa é mudança de sorte, restituição e alegria da salvação em Deus. Se você ler todo o texto de Mateus, verá que aquele que não multiplicou os talentos, não apenas os perdeu, mas viu os talentos sendo dados ao seu irmão multiplicador.

Nós, mulheres, temos a bênção de Deus de ter o trabalho das nossas mãos prosperado por Ele, pois é o Senhor quem nos abençoa. A partir de hoje, busque desenvolver seus dons e talentos e veja quão usada você será pelo Senhor.

Amante do Lar
“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:3-5)

A Bíblia relata que é função da mulher madura ensinar a mulher mais nova a amar o marido, os filhos, a família, enfim, ser amante do lar. Ser uma mulher amante do lar faz parte de nós, porque fomos criadas para sermos ajudadoras, auxiliadoras idôneas dos nossos maridos. A mulher que ama o lar cuida bem de casa, submete-se ao seu marido e é moderada em todos os seus atos. Por isso, é honrada não apenas fora de casa, mas, principalmente, é honrada dentro do lar, cumprindo I Timóteo 5:8, que diz: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Se você é casada, seja a melhor mulher que você puder dentro da sua casa, para o seu esposo e para os seus filhos. Ser amante do lar gera uma casa saudável, um ambiente de harmonia onde todos vivem em paz. Seja exemplo para os da sua família! Eles precisam sentir-se amados por você e, assim, consequentemente, não terão dificuldades em amar ao Senhor, pois receberão diariamente o amor de Deus através da sua vida.

Consolidada
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o quanto tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem tenha medo.” (João 14:26,27)

A mulher consolidada pelo Espírito Santo é uma mulher modelo porque recebeu libertação e cura, e passou a ter uma vida de intimidade com Deus. Quando somos consolidadas, resolvemos com mais firmeza e lucidez problemas, enfrentamos as guerras com a convicção de que o Senhor estabelecerá Sua vitória sobre nós.

No processo da consolidação, é muito importante você se unir à sua líder, receber o tratamento, ser consolidada pela pessoa que Deus autorizou na Terra para cuidar de você, para ajudá-la a vencer as crises interiores. O Espírito Santo fala com você de diversas formas e uma delas é usando a sua Apóstola, Pastora, Discipuladora. Ouça, submeta-se, cresça e avance para consolidar outras vidas que precisam de você.

O que nós precisamos é nos lançar nas mãos do Espírito de Deus e sermos consolidadas por Ele, permitindo que a cura brote em nossas emoções e, assim, sermos restituídas e honradas. Ser consolidada faz de nós mulheres mais acessíveis e facilitadoras de relacionamentos, para consolidar nossas famílias e discípulas.

Uma mulher consolidada é aquela que, no seu processo de formação, remove as mazelas e se torna segura e convicta de que Deus está realizando uma obra sobrenatural em sua vida, por isso resiste aos ventos fortes e às tempestades. Eu creio que essa é a sua história.

Forte
“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

Ser uma mulher forte é ter vigor, ânimo, coragem, disposição para vencer. É ter a firme consciência de que é possível, ao mesmo tempo, ser uma mulher irrepreensível na linguagem, madura, sensível, dedicada, amante do lar, consolidada pelo Espírito Santo e forte em Deus, destemida, ousada.

Como mulher, somos consideradas uma espécie de figura da Igreja. A Bíblia diz que o Noivo, Jesus, vem buscar a Sua Noiva, a Igreja. Podemos considerar uma obra perfeita de Deus. Então, para fazermos jus a essa posição de honra que nos foi outorgada, devemos sempre ter um forte testemunho e, ao mesmo tempo, um testemunho convincente, com uma alta responsabilidade de servir a Deus todos os dias de nossas vidas.

Atualmente, quando o ministério feminino tem sido despertado em nosso meio, podemos contemplar uma multidão de mulheres fortes, mulheres valorosas que compõem o poderoso exército de Cristo, do qual você é uma delas. Nós decidimos viver o legado que o Pai nos entregou, tornamo-nos modelo para outras mulheres e formamos para Deus uma geração de honra. Portanto, necessitamos, cada vez mais, viver uma vida que agrade ao Senhor, para que possamos aprender o melhor dEle e servi-lO com toda força do nosso coração.

A nossa responsabilidade é viver o Evangelho em sua essência, para que os ensinamentos do Mestre possam ser aplicados em nossas vidas e, também, em nosso lar, com os filhos, ensinando-os a guardar todos os princípios da Palavra de Deus.

As mulheres cristãs modernas têm um perfil diferente, por serem referenciais para outras mulheres que ainda não conhecem Jesus. Trabalhamos com a nossa liderança demonstrando a coragem e a perseverança de que podemos conquistar o melhor desta Terra.

Em nossa geração, somos a resposta em Cristo para restaurar outras mulheres. Viveremos de acordo com I Timóteo 4:12. “... sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Sua vida, mulher, será modelo de tal forma que você poderá olhar e dizer o que está em I Coríntios 11:1: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”

Apóstola Marita Terra Nova

Fotografias de Locais Biblícos

Rio Nilo e Egito



 

Vegetação que cresce às margens do Rio Nilo. Ao fundo encontram-se as regiões desérticas que cobrem quase todo o Egito.
Eventos importantes: A terra foi descoberta por Egitus. Abraão foi para o Egito (Gn. 12:10–20). José foi vendido e levado para o Egito, tornou-se governador e salvou sua família da fome (Gn. 37; 39–46). Os descendentes de Jacó viveram no Egito (Gn. 47; Êx. 1; 12:40). A filha do Faraó encontrou Moisés, quando bebê, no Rio Nilo e criou-o (Êx. 2:1–10). Moisés conduziu os israelitas em sua saída do Egito (Êx. 3–14). Maria, José e Jesus foram para o Egito a fim de fugir de Herodes (Mt. 2:13–15, 19–21). Nos últimos dias, os egípcios conhecerão o Senhor e o Senhor abençoará o Egito (Is 19:20–25).
Monte Sinai (Horebe) e o Deserto do Sinai

Por mandamento, Moisés trouxe os israelitas para esta montanha, a fim de receber a lei de Deus. Esta foto mostra um lugar tradicional do Monte Sinai.

As montanhas mais altas são os picos de Jebel Musa (Montanha de Moisés). Há vários locais possíveis para o Monte Sinai. Um dos locais preferidos é o Jebel Musa.

Eventos importantes: Deus apareceu a Moisés e deu-lhe os Dez Mandamentos (Êx. 19–20). Moisés, Aarão, dois dos filhos de Aarão e 70 anciãos viram e comungaram-se com Deus (Êx. 24:9–12). Deus deu instruções a Moisés para construírem o tabernáculo (Êx. 25–28; 30–31). Os israelitas adoraram um bezerro de ouro que haviam persuadido Aarão a construir (Êx. 32:1–8). Elias, o profeta, chegou a esta terra fugindo do vale de Jizreel, onde vivia a rainha Jezabel (I Reis 19:1–18). Este é também o local onde Elias, o profeta, conversou com Deus (I Reis 19:8–19).
Deserto da Judéia e Mar Morto

Vista do sudeste através do Deserto da Judéia. O Mar Morto é visto ao fundo.

Eventos importantes: O Deserto da Judéia foi um importante refúgio em muitas ocasiões da história antiga. Davi escondeu-se do Rei Saul (I Sam. 26:1–3). Jesus jejuou durante 40 dias e 40 noites (Mt. 4:1–11; Mc. 1:12–13). Jesus utilizou a rota de Jerusalém a Jericó que atravessava o Deserto da Judéia como o cenário para a parábola do bom samaritano porque viajantes solitários eram presa fácil naquela área (Lc. 10:25–37). (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mar Morto”.)
Cades-Barnéia

Esta área, conhecida como Cades-Barnéia, é provavelmente onde os israelitas acamparam durante grande parte dos seus 40 anos no deserto.


Esta é uma vista voltada para o nordeste do grande vale do deserto (também chamado de uádi), onde se localiza Cades-Barnéia. O regato que corre aqui durante a estação da chuva torna este lugar bem irrigado e fértil no deserto de Zim.
Eventos importantes: Este é provavelmente o local de onde Moisés enviou 12 homens para espionar a terra de Canaã (Nm 13:17–30). Serviu de base para o acampamento dos israelitas durante 38 dos quase 40 anos que vagaram no deserto (Dt 2:14). Míriã faleceu e foi enterrada aqui (Nm 20:1). Este foi o cenário da rebelião de Coré, dos murmúrios do povo e do florescimento da vara de Arão (Nm 16–17). Foi perto daqui que Moisés feriu a rocha e a água jorrou (Nm 20:7–11).
Sepulcros dos Patriarcas

Este edifício em Hebrom é considerado como tendo sido 
edificado sobre os locais das tumbas de Abraão, Isaque e Jacó.

 

Um dos mais famosos edifícios de toda a Terra Santa. Ele foi construído no Hebrom pelo rei Herodes no local que a tradição indicava ser a cova de Macpela, que fora comprada por Abraão para servir de sepulcro para a família (Gn. 23).
Eventos importantes: Sepulcro de Sara (Gn 23) e de Abraão (Gn 25:9). Isaque, Rebeca e Lia também foram enterrados neste local (Gn 49:30–31). O corpo de Jacó foi trazido do Egito para Canaã e enterrado na cova (Gn 50).
Região Montanhosa da Judéia

Uma paisagem irregular como esta cobre uma grande parte da Terra Santa, ao sul e leste de Jerusalém.


 

A região montanhosa da Judéia tem cerca de 56 quilômetros de comprimento e 27 quilômetros de largura. A maior parte do terreno é pedregosa e de difícil cultivo. As colinas são separadas por vales em que a terra é relativamente fértil. Os primeiros israelitas viveram nessas colinas, usando-as como proteção contra invasores. Jerusalém localiza-se nesta região.
Eventos importantes: O Senhor prometeu esta terra a Abraão e à sua semente (Gn 13:14–18; 17:8). Sara e Abraão foram enterrados na cova de Macpela, no Hebrom (Gn 23:19; 25:9). Davi capturou Jerusalém dos jebuseus (II Sm 5:4–9). Mais eventos do Velho Testamento ocorreram nestas colinas, de acordo com os registros, do que em qualquer outra região.
Belém

 

Esta foto mostra as colinas rochosas e os campos dos pastores em primeiro plano,
com a atual cidade de Belém ao fundo.
Eventos importantes: Raquel foi enterrada aqui (Gn 35:16–20). Rute e Boaz viveram aqui (Rt 1:19–2:4). O rei Davi nasceu e foi ungido rei aqui (I Sm 16:1–13). O Salvador nasceu aqui, e os pastores e os magos adoraram-no (Mt 2:1–11; Lc. 2:4–16).
Jerusalém

Esta cidade é considerada santa para três religiões—o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.


Vista norte. No centro da fotografia, encontra-se o santuário muçulmano com uma abóbada dourada, chamado de o Domo da Rocha. Na antiguidade, os israelitas dirigiam-se a templos localizados aqui para adorar. As muralhas próximas ao Domo da Rocha circundam a velha cidade de Jerusalém. À direita da muralha, encontra-se o vale do Cedrom. À extrema direita, encontra-se o Monte das Oliveiras. Ao norte, além do Domo da Rocha, fica o provável local do Gólgota, ou seja, do Calvário.
Eventos importantes: Na antiguidade Jerusalém era chamada de Salém (Salmos 76:2). Abraão pagou dízimos a Melquisedeque (Gn 14:18–20). Abraão veio para sacrificar Isaque (Gn 22:2–14). O rei Davi capturou Jerusalém dos jebuseus (II Sm 5:4–9). O rei Salomão construiu um templo (I Rs 6–7). Leí partiu daqui rumo a uma terra de promissão. O Salvador exerceu o ministério, expiou por nossos pecados e ressuscitou (Mt. 21–28). Conforme profetizado pelo Salvador, Jerusalém foi destruída pouco depois de sua morte. Jerusalém será invadida nos últimos dias (Ez 38–39; Joel 2–3; Ap 11; 16). O Salvador aparecerá aqui pouco antes da Segunda Vinda (Zc 12–14)
Templo de Herodes

Diz-se que este modelo é uma réplica exata em escala do antigo templo.

Esta foto mostra a maquete do templo de Herodes como se acreditava ser em 67 d.C. A muralha que circunda o complexo do templo inclui o santuário com o Santo dos Santos, o lugar santo e os três grandes átrios.
Eventos importantes: José e Maria apresentaram o menino Jesus no templo (Lc. 2:22–38). O Salvador ensinou no templo aos 12 anos de idade (Lc. 2:41–46). O Salvador expulsou os cambistas do templo (Mt. 21:12–13) e profetizou a respeito da destruição do templo (Mt. 24:1–2). Um templo será construído em Jerusalém no futuro (Ez 40–48; Zc.8:7–9).
Degraus do Templo



Levando ao Templo de Herodes, estes degraus só há
pouco tempo foram descobertos pelos arqueólogos.

 
 

A área do templo era dividida em átrios, e os átrios externos encontravam-se nos andares inferiores. As pessoas que lá compareciam para adorar, entravam por vários portões, incluindo aqueles com degraus que levavam as pessoas aos átrios externos e daí para os átrios internos. Milhares de pessoas subiram por estes degraus durante eras, inclusive o Filho de Deus. Quando o exército de Tito destruiu o templo em 70 d.C., os degraus foram cobertos pelos escombros. Eles foram descobertos durante uma escavação realizada em parte da área antiga de Jerusalém.
Evento importante:
Ezequiel teve uma visão que mostrava o tamanho e a forma do futuro templo (Ez 40).
Monte das Oliveiras, Parque Orson Hyde

Perto deste local, em 1841, o Élder Orson Hyde
dedicou a Terra Santa para a volta dos filhos de Abraão.


Vista sudoeste do Parque Orson Hyde no Monte das Oliveiras na direção de Jerusalém. Na encosta ocidental do Monte das Oliveiras encontra-se o Jardim de Getsêmani. Em 24 de outubro de 1841, o Élder Orson Hyde subiu o Monte das Oliveiras e ofereceu uma oração dedicatória profética para a volta dos descendentes de Abraão e da construção do templo.
Eventos importantes: Roma destruiu Jerusalém em 70 d.C. conforme predito pelo Salvador. O Salvador ainda aparecerá no Monte das Oliveiras antes de sua aparição a todo o mundo. ( Zc 14:3–5)
Jardim do Getsêmani

As antigas oliveiras podem ser descendentes daquelas
do jardim em que o Salvador orou e suou gotas de sangue, ao iniciar a Expiação.

Esta fotografia de uma velha oliveira foi tirada no local tradicional do Jardim do Getsêmani. O Salvador orou próximo daqui após ter saído do cenáculo na noite em que foi traído.

Eventos importantes: Aqui Jesus Cristo começou a sofrer pelos pecados da humanidade (Mt. 26:36–44; Mc. 14:32–41). Após sua oração ele foi traído por Judas Iscariotes, e seus discípulos deixaram-no temporariamente após sua prisão no jardim (Mc. 14:50). 
Gólgota

Uma forte tradição afirma que o Senhor Jesus Cristo foi crucificado perto daqui.



 

Esta rocha tem a aparência de uma caveira e localiza-se na parte externa da Porta de Damasco em Jerusalém. Este é o lugar provável onde Jesus Cristo foi crucificado.
Evento importante: Depois de Jesus ter sido açoitado e ridicularizado, ele foi levado “ao lugar chamado Gólgota,...Lugar da Caveira”, onde foi crucificado (Mt. 27:26–35; João 19:17–18). 
Horto do Sepulcro





 
Este é um local tradicional do sepultamento do Salvador.
Vários profetas modernos sentem que o corpo do Salvador foi colocado nesse horto do sepulcro.

Eventos importantes: Depois que o Salvador morreu na cruz, seu corpo foi colocado em um novo sepulcro lavrado na rocha (Mt. 27:57–60). No terceiro dia, várias mulheres foram ao sepulcro e descobriram que o corpo do Salvador não estava lá (Mt. 28:1; João 20:1–2). Os Apóstolos Pedro e João também foram ao sepulcro e viram que o corpo do Salvador não estava lá (João 20:2–9). O Salvador ressurreto apareceu à Maria Madalena (João 20:11–18).
Jericó

Esta foi a primeira cidade capturada por Josué.
(Js. 6:2–20.) Jericó é uma das mais velhas cidades da Terra.


Esta fotografia mostra a vegetação de Jericó nos dias de hoje. Na antiguidade, era uma cidade cercada por muralhas no vale do Rio Jordão, 252 metros abaixo do nível do mar. É uma área de solo fértil para a agricultura onde crescem tâmaras e frutas cítricas. Ao fundo vê-se o tradicional Monte da Tentação (Mt. 4:1–11).
Eventos importantes: Perto deste lugar, Josué e os filhos de Israel atravessaram o Rio Jordão pela primeira vez, entrando na terra prometida (Js. 2:1–3; 3:14–16). O Senhor fez com que as muralhas da cidade caíssem milagrosamente ante as forças israelitas. (Js. 6; ver também Heb. 11:30). Josué amaldiçoou a cidade (Js. 6:26); a maldição cumpriu-se (I Reis 16:34). Eliseu sarou as águas de Jericó (II Reis 2:18–22). A caminho de Jerusalém pela última vez, o Salvador passou por aqui, curou o cego Bartimeu e hospedou-se com Zaqueu, o publicano (Mc. 10:46–52; Lc. 18:35–43; 19:1–10). A estrada que liga Jerusalém a Jericó é citada na parábola do bom samaritano. (Lc. 10:30–37).
Siló

O tabernáculo que continha a arca do convênio
foi armado nesta área e aqui permaneceu durante séculos.

 

Nesta vista a oeste, as ruínas da antiga cidade são vistas do centro para a esquerda. Elas se encontram em uma pequena colina circundada por montes mais elevados.
Eventos importantes: As tribos de Israel reuniram-se e receberam a parte que lhes cabia do território (Js. 18–22). O tabernáculo e a arca do convênio foram colocados neste local e aqui permaneceram durante séculos (Js. 18:1). Aqui Ana orou e dedicou o filho Samuel ao serviço do Senhor (I Sm. 1). Os israelitas tiraram a arca de Siló e foram derrotados pelos filisteus, que então capturaram a arca (I Sm. 4:1–11).
Monte Gerizim e Monte Ebal

Essas duas montanhas elevam-se acima da antiga cidade de Siquém,
onde foram enterrados os ossos de José. (Js. 24:32.)

 

Vista oeste. À esquerda, está o Monte Gerizim e, à direita, o Monte Ebal. Vê-se aqui a atual Nablus. A antiga cidade de Siquém situava-se entre as duas montanhas no vale abaixo (logo à direita da foto).
Eventos importantes: Abraão acampou em Siquém (Gn. 12:6–7). Jacó acampou aqui e comprou um terreno (Gn. 33:18–20). O Monte Gerizim era o monte das bênçãos, enquanto que o Monte Ebal era o monte das maldições (Dt. 27–28). No Monte Ebal Josué edificou um altar com uma cópia da lei de Moisés e então leu a lei aos israelitas (Js. 8:30–35). Os ossos de José estão enterrados em Siquém (Js. 24:32).
Dotã em Samaria

Os irmãos de José vinham apascentar suas ovelhas neste fértil vale,
quando venderam seu irmão para os mercadores midianitas e ismaelitas.

 

Esta região da Terra Santa caracteriza-se por cordilheiras e vales. A terra é boa para pastagem. Quando os israelitas estabeleceram-se na terra, esta região foi dada a Manassés.
Eventos importantes: No vale de Dotã, José foi vendido ao Egito (Gn. 37:12–18). Obadias salvou cem profetas escondendo-os em covas quando Jezabel tentou matar os profetas de Israel (I Rs 18:13). O exército sírio cercou Eliseu e seu servo, a quem o Senhor salvou milagrosamente (II Rs 6:13–23).
Cesaréia e a Planície de Sarom até Carmelo

Paulo pregou ao rei Agripa nesta cidade. (At 26.)

Nesta vista norte, o antigo porto marítimo de Cesaréia.
Também vê-se, no alto da foto, a cordilheira de montanhas do Carmelo.

Eventos importantes: Elias, o profeta, enfrentou os falsos profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18). A Via Maris (Caminho do Mar), uma importante estrada da antiguidade, fica a leste da Cesaréia. Depois de uma visão extraordinária que teve enquanto estava em Jope, Pedro iniciou o ministério entre os gentios, pregando a um centurião romano chamado Cornélio na Cesaréia (At 10). Filipe pregou e viveu aqui e teve quatro filhas que profetizavam (At 8:40; 21:8–9). Paulo foi prisioneiro na cidade durante dois anos (At 23–26). Ele pregou a Félix, Festo e a Herodes Agripa II, que disse: “Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (At 26:28).
Jope

Aqui Pedro recebeu a visão indicando-lhe que levasse o evangelho aos gentios (At 10).


Vista noroeste da cidade portuária de Jope.

Eventos importantes: Jonas foi a Jope para embarcar em um navio com destino a Társis (Jn. 1:1–3). Jope foi o porto marítimo usado por Salomão e também por Zorobabel para trazer madeira de cedro do Líbano para construir seus templos (II Cr 2:16; Ed. 3:7). Aqui Pedro levantou Tabita dos mortos, também conhecida como Dorcas (At 9:36–43). Pedro também teve a visão dos animais limpos e dos imundos, que revelou a ele a necessidade de começar o ministério entre os gentios (At 10). Orson Hyde chegou aqui para dedicar a Terra Santa em 1841.
Vale de Jizreel

Todas as nações se reunirão aqui na batalha do Armagedom. (Zc. 11–14; Ap 16:14–21.)

 

Vista do alto do Monte Tabor, na direção oeste, voltado para uma porção do vale de Jizreel. Embora geralmente se considere o vale de Jizreel como um só grande vale, ele é, na verdade, uma série de vales que ligam a Planície de Aco ao vale do Jordão e à região do Mar da Galiléia. O vale de Megido, por exemplo, fica na parte ocidental do vale. O Vale de Jizreel era a principal rota que atravessava a Terra Santa entre o Mar Mediterrâneo a oeste e o vale do Jordão a leste.
Eventos importantes: A principal estrada ligando o Egito à Mesopotâmia passava por este vale e muitas batalhas ocorreram aqui (Jz 1:22–27; 5:19; II Rs 23:29–30). O último grande conflito nesta terra começará com a batalha de Armagedom, que será travada pouco antes da Segunda Vinda do Salvador; esse nome deriva-se de Har Megiddon, ou Montanha de Megido (Ez 38; Joel 3:9–14; Zc. 14:2–5; Ap. 16:14–16).
Monte Tabor

No cimo deste marco proeminente, encontra-se um tradicional lugar da
Transfiguração de Cristo diante de seus Apóstolos Pedro, Tiago e João. (Mt. 17:1–9.)

 

Vista noroeste. A planície que cerca o Monte Tabor é o vale de Jizreel, também conhecida como Planície de Esdraelon. Nazaré encontra-se nas colinas além do Monte Tabor.
Eventos importantes: Débora e Baraque reuniram as forças do Senhor contra Jabim, rei de Hazor (Jz 4:4–14). O Monte Tabor é um dos locais tradicionais onde pode ter ocorrido a transfiguração do Salvador (Mt. 17:1–9); o outro é o Monte Hermon.
Mar da Galiléia e a Montanha das Bem-aventuranças

Esta encosta é o lugar tradicional do Sermão da Montanha. (Mt 5–7.)

 

Vista sudoeste a partir do canto noroeste do Mar da Galiléia, um lago de água doce. Tiberíades localiza-se no ponto mais afastado da praia e à extrema esquerda da fotografia. O monte visto em primeiro plano é o local tradicional da Montanha das Bem-aventuranças. Cafarnaum fica à esquerda, não podendo ser vista na fotografia.
Eventos importantes: O Salvador passou grande parte de seu ministério mortal nesta região. Aqui ele chamou e ordenou os Doze Apóstolos (Mt. 4:18–22); 10:1–4; Mc. 1:16–20; 2:13–14; 3:7; 13–19; Lc. 5:1–11), fez o Sermão da Montanha (Mt. 5–7), e ensinou por parábolas (Mt. 13:1–52; Mc. 4:1–34); Os milagres realizados aqui incluem os seguintes: curou um leproso (Mt. 8:1–4); acalmou a tempestade (Mt. 8:23–27); expulsou uma legião de demônios de um jovem, que entrou em uma manada de porcos que precipitou-se ao mar (Mc. 5:1–15); levantou dos mortos a filha de Jairo (Mt. 9:18–19, 23–26; Mc. 5:22–24, 35–43); alimentou os 5.000 e os 4.000 (Mt. 14:14–21; 15:32–38); ordenou aos discípulos que lançassem as redes com as quais apanharam muitos peixes (Lc. 5:1–6); curou muitas pessoas (Mt. 15:29–31; Mc. 3:7–12); e apareceu depois de sua Ressurreição para ensinar os discípulos (Mc. 14:27–28; 16:7; João 21:1–23).
Cafarnaum

Somente algumas ruínas permanecem, a fim de indicar o 
local da cidade em que o Salvador realizou muitos de seus milagres.
Cafarnaum, localizada à margem norte do Mar da Galiléia foi o centro do ministério do Salvador na Galiléia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Importante e bem sucedido centro comercial e de pesca, era o lar de gentios assim como de judeus. A população do primeiro século provavelmente não superou a 1.000 pessoas. Cafarnaum localizava-se no entroncamento de importantes rotas comerciais, com terras férteis circundando-a. Os soldados romanos construíram casas de banho e armazéns aqui, o que contribuiu para a organizada estrutura social com edifícios públicos bem construídos. Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o tempo, Cafarnaum ficou em ruínas e permanece desabitada.
Eventos importantes: Cafarnaum era conhecida como a cidade de Jesus (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Ele realizou muitos milagres neste lugar. Por exemplo: ele curou muitas pessoas (Mc. 1:32–34), incluindo um servo do centurião (Lc. 7:1–10), a sogra de Pedro (Mc. 1:21, 29–31), o paralítico cujo leito foi baixado através do telhado (Mc. 2:1–12) e o homem que tinha a mão mirrada (Mt. 12:9–13). Aqui Jesus também expulsou muitos espíritos maus (Mc. 1:21–28, 32–34), levantou dos mortos a filha de Jairo (Mc. 5:22–24, 35–43), e proferiu o sermão sobre o Pão da Vida na sinagoga de Cafarnaum (João 6:24–59). O Salvador disse a Pedro que pegasse um peixe no Mar da Galiléia, abrisse-lhe a boca e encontraria uma moeda para pagar um imposto (Mt. 17:24–27).
Rio Jordão

Esta foto foi tirada perto do escoadouro do rio do Mar da Galiléia.

O Rio Jordão nasce ao norte do Mar da Galiléia,
 para o qual ele corre e continua na direção sul até o Mar Morto.

Eventos importantes: Ló escolheu as planícies do Jordão para si próprio (Gên. 13:10–11). Josué dividiu as águas, permitindo que os israelitas cruzassem-no para entrar na terra prometida (Jos. 3:13–17, 4:1–9, 20–24). Elias, o profeta, e Eliseu separaram as águas (II Reis 2:5–8, 12–14). Naamã foi curado de lepra (II Reis 5:1–15). João Batista batizou muitas pessoas, inclusive o Salvador (Mt. 3:1–6, 13–16).
Cesaréia de Filipe


Esta fonte fica na base do Monte Hermom. É uma das nascentes do Rio Jordão. Herodes Filipe, que governava essa área, edificou aqui uma cidade em homenagem a César (seu imperador) e a si próprio; a cidade foi chamada anteriormente de Panias e hoje é conhecida por Banias ou Cesaréia de Filipe.
Evento importante: O Salvador reuniu-se com seus discípulos em Cesaréia de Filipe. Aqui Pedro declarou que o Salvador era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. O Salvador prometeu então a Pedro as “chaves do reino do céu” (Mt. 16:13–20).
Nazaré

Jesus cresceu nesta cidade até a maturidade.

Esta fotografia da Nazaré atual foi tirada na direção sul.
Nos tempos bíblicos Nazaré era um pequeno povoado.

Eventos importantes: Néfi teve uma visão da mãe do Salvador em Nazaré. O anjo Gabriel disse à Maria que ela conceberia o Salvador (Lc. 1:26–35). Gabriel disse a José que tomasse Maria para esposa e desse ao filho dela o nome de Jesus (Mt. 1:18–25). Jesus cresceu em Nazaré (Mt. 2:19–23; Lc. 2:4–40; 4:16). Ele pregou e anunciou na sinagoga que ele era o Messias (Lc. 4:16–21), mas o povo de Nazaré rejeitou-o (Mt. 13:54–58; Lc. 4:22–30).

A cidade do Velho Testamento que se localizava aqui 
marcava a fronteira do extremo norte de Israel.
Esta antiga cidade era chamada Lesém (Js 19:47) ou Laís (Jz 18:7, 14), antes que os israelitas conquistassem a terra. As nascentes localizadas neste local, juntamente com as nascentes de Cesaréia de Filipe, são as principais fontes do Rio Jordão.
Eventos importantes: Abraão socorreu Ló (Gn. 14:13–16). A tribo de Dã capturou a área e chamou-a de Dã (Jz 19:47–48). Jeroboão fez um bezerro de ouro que contribuiu para a queda das 10 tribos do norte (I Rs 12:26–33). Dã era a cidade que ficava mais ao norte em Israel—daí o fato de as escrituras se referirem à terra de Israel como indo “desde Berseba até Dã” (II Crôn. 30:5; Berseba era a cidade que ficava mais ao sul).
Atenas

O Partenon, aqui fotografado, fica perto do Monte de Marte,
onde Paulo pregou seu sermão sobre o “deus desconhecido”. (At  17:15–34.)
Esta fotografia mostra as ruínas do Partenon em Atenas. Atenas era a antiga capital grega de Ática e na época do Novo Testamento ficava na província romana de Acaia. Recebeu esse nome em homenagem à deusa pagã grega Atena. Na época do Novo Testamento, Atenas havia perdido muito de sua antiga grandeza e glória, mas ainda continha estátuas e monumentos para muitos deuses e deusas, inclusive o “deus desconhecido” (Atos 17:23).
Eventos importantes: O Apóstolo Paulo visitou a cidade e pregou no Areópago, próximo ao Partenon (At 17:15–34). Missionários foram enviados de Atenas para outras partes da Grécia (I Ts. 3:1–2).
Corinto

Desta cidade, Paulo escreveu sua epístola aos romanos.
Principal cidade da província romana de Acaia. Localizava-se no istmo que ligava o Peloponeso com a Grécia continental, possuindo portos tanto a leste quanto a oeste. Era uma rica e influente cidade portuária.
Eventos importantes: Paulo residiu em Corinto durante um ano e meio e estabeleceu a Igreja lá (At 18:1–18). Paulo escreveu várias cartas aos membros da Igreja na área de Corinto, duas das quais encontram-se agora no Novo Testamento (I e II Coríntios).
Éfeso

Aqui Paulo pregou contra a adoração de ídolos e
irritou aos ourives que ganhavam a vida
vendendo imagens da deusa Diana. (At  19:24–41.)
As ruínas do teatro grego de Éfeso, onde o Apóstolo Paulo pregou. Na época do Novo Testamento, Éfeso ficou famosa em todo o mundo conhecido devido ao magnífico templo construído em honra a Diana, deusa pagã romana. Hoje em ruínas, Éfeso foi, certa vez, a capital da província romana da Ásia e um grande centro comercial. Os ourives de prata da cidade desenvolveram um negócio lucrativo vendendo imagens de Diana.
Eventos importantes: O Apóstolo Paulo visitou Éfeso quase que ao final de sua segunda viagem missionária (At 18:18–19). Em sua terceira viagem, ele permaneceu na cidade por dois anos. Ele foi obrigado a abandonar a cidade devido ao grande alvoroço causado pelos ourives de prata que estavam tendo prejuízo com as pregações de Paulo contra a adoração da falsa deusa Diana (At 19:1, 10, 23–41; 20:1). O teatro de Éfeso foi o maior construído pelos gregos e o lugar onde os companheiros de Paulo enfrentaram uma turba (At 19:29–31). Paulo escreveu uma epístola aos membros da Igreja de Éfeso durante seu cativeiro em Roma. Um dos sete ramos da Igreja na Ásia aos quais se dirige o livro de Apocalipse, localizava-se em Éfeso (Ap. 1:10–11; 2:1).
Ilha de Patmos

Toda essa extensão é parte da ilha do Mediterrâneo,
para a qual foi banido João. (Ap. 1:9.)

 

Uma ilha no Mar Egeu para a qual João foi banido (Ap. 1:9). De acordo com a tradição, ele trabalhou aqui nas pedreiras de mármore.
Evento importante: João teve a grande visão conhecida como o Apocalipse (Revelação). O Senhor disse a ele que enviasse o livro às sete igrejas da Ásia (Ap 1:11).

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.