*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Planejamento Financeiro à luz da Bíblia.



Pr. Gustavo, consultor financeiro.

Acesse o link e baixe a planilha disponibilizada por ele.

Esperamos que este resumo possa te ajudar também, trazendo luz ao desafio de mantermos nossa vida financeira em ordem!
 
Das parábolas de Jesus, uma grande parte fala sobre ambiente de trabalho.
Os judeus levam muito a sério a questão de ter dividas.
Neemias é o principal personagem sobre planejamento.
Salomão com provérbios deixou ensinamentos para prosperar.
 
Ser fiel no pouco e ser fiel no muito. Não tomar decisões sem planejar e quando planejar fazê-lo para anos à frente! José teve plano de 14 anos à frente, e nos seus planos economizou e se preparou. Nosso filhos tem que aprender e viver estes ensinamentos!
 
Familia unida precisa ter orçamento único com metas únicas, a prática desses princípios nos leva de volta à identidade que Deus criou para o homem!
 
Lucas 16:11 Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
 
Se não cuidamos bem das coisas materiais como Deus nos confiará a riqueza espiritual?
 
Ele observa como cuidamos das nossas finanças. Como cuidamos das nossas finanças mostra as nossas prioridades, ofertas e contribuições também mostra nossas prioridades.
 
Pois onde está o tesouro está também o coração. Uma Familia que não guarda nada mostra que o coração esta só no presente!
 
Leia com atenção: Mateus 25:14 – 30 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens; E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois; Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o SENHOR daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai pois o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
 
Esta palavra traz 5 ensinamentos:
 
1- Mordomia – somos administradores e devemos devolver para Deus. Temos que encarar os recursos como se não fossem nossos. Dizimo é devolvido!
 
2- Temos autoridade como mordomos – quem tem que fazer as coisas acontecer somos nós, a responsabilidade é nossa!
 
3- Deus dá valores diferentes a pessoas diferentes, de acordo com a capacidade de cada um. Quando Jesus ver como agimos com o que Ele nos dá, mais Ele nos dará!
 
4- Prestaremos conta da nossa administração – quem não presta contas é mais fácil se perder no caminho.
 
5- Devemos ser fieis com o que o Senhor nos der – Iremos para o muito sendo fiel no pouco.
 
Lucas 14:28-30 – Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
 
Jesus diz que devemos calcular para poder executar, senão viraremos chacota.
 
Nós tomamos decisões que impactam nosso futuro, sendo de benção ou motivo de vergonha.
Ex. Impacto financeiro muito grande, casamento, filhos, comprar um carro, financiamento de casa.
 
Como montar um planejamento financeiro?
 
Orçamento é um plano de gastos: é você que diz para onde o dinheiro deve ir, porém muitos hoje vão para onde o dinheiro manda.
 
Fluxo de caixa é o meio de pagamento do orçamento. Muitos se confundem!
 
Fazer um orçamento nunca é divertido, mas é necessário. Toda a família precisa estar envolvida no orçamento. Marido, esposa, filhos.
 
Passos para um orçamento:
 
1- Levantar todas as receitas e os gastos.
 
2- Categorizar os gasto: Moradia, alimentação, transporte, saúde, investimentos, dívidas, entretenimento (mesada para o marido e a esposa), vestuário, impostos, presentes, contribuições.
 
3- Contas anuais de renda variável – IPVA, IPTU, seguro do carro… * Recomendação para quem tem rendas variáveis (comissão, etc) prepare-se para o pior e espere o melhor!
 
4- Planejamento mensal, trimestral e anual. É necessário ter ferramentas!
 
Dicas finais:
Familia
Mateus 12:25 – Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
 
Conta conjuntas – devemos ver nosso salário como parte de contribuição de casa. Planos e metas conjuntas.
 
Se acontecer algo com você, o que acontece com as finanças de sua casa?
 
A mesada: Dinheiro separado para o marido e para a esposa. Valores iguais que não tem juízo de valor no gasto feito. Cada um gasta como quiser!
 
A mesada das crianças podem ter duas abordagens:
 
1) Pedir algo em troca
 
2) Dar a mesada e ensinar como os pais ganham dinheiro.
 
Nos dois casos ensinar administração. Economizar, gastar e contribuir. Todo dinheiro que a criança ganhar deve praticar estas 3 etapas.
 
Que o Senhor nos ajude com entendimento e força para por em prática e viver a tranquilidade financeira que a Palavra nos garante!
 
Deus abençoe.
 
Pr. Carlos Henrique
 
Texto extraído do blog: http://ffgenesis.wordpress.com/ -

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.