O refrigerante é uma bebida que paixão nacional, e algumas pessoas chegam a ser viciadas. Mas apesar do sabor, que pode até ser bom, o refrigerante passa longe da lista de alimentos saudáveis. Veja o por que:
Os refrigerantes possuem concentração altíssima de açúcar, que acaba enganando o organismo como “falso nutriente”. Mas todo esse açúcar se acumula em forma de gordura. Mas é só optar pelo refrigerante diet, certo? Errado. Os refrigerantes chamados zero possuem substâncias que imitam o açúcar e confundem o organismo, que pensa estar absorvendo glicose. Conclusão: você engorda do mesmo jeito.
As latinhas onde o refrigerante é armazenado são revestidas com uma substância chamada bisfenol, que quando ingerida pode causar disfunções hormonais que influenciam desde a obesidade até o surgimento de câncer.
A cafeína presente nos refrigerantes de cola e guaraná é o que causa o vício nas pessoas, e causa excitação e liberação de adrenalina, sobrecarregando o coração e aumentando a pressão arterial.
Para finalizar, os refrigerantes são formados quase 100% por substâncias químicas, entre aromatizantes, acidulantes e xaropes. Essas substâncias são capazes de corroer metais e ossos. Imaginem o que ela poderá fazer ao seu organismo a longo prazo.