*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Verão exige cuidados especiais



"Verão costuma ser sinônimo de sol, praia e calor. Nesta época do ano, é comum que as pessoas desejem exibir um corpo perfeito. Mas apenas isto não basta. Os brasileiros também gostam de desfilar no verão com um corpo bronzeado. A pele queimada é tida por muitas pessoas como uma característica da aparência saudável. No entanto, os especialistas alertam que a estação é um período que exige atenção e cuidados redobrados com a pele. A ação dos raios solares sobre o corpo desprotegido tem conseqüências sérias. O câncer pode parecer uma ameaça distante, mas as queimaduras são riscos iminentes que podem estragar as férias na praia. Com as crianças, que têm pele bem mais sensível, o cuidado deve ser ainda maior".
A Queimadura

A queimadura se caracteriza pelo contato com substâncias que aumentam a temperatura e provocam a destruição das camadas que compõem a pele. A queimadura tem vários níveis, identificados conforme o tipo de lesão. É difícil encontrar quem nunca chegou à praia e se expôs ao sol por longos períodos, logo nos primeiros dias. Em pouco tempo, a pele fica avermelhada e com sensação de ardência: esta é a queimadura de primeiro grau, tão comum durante o verão. "Ela é superficial, ou seja, a lesão foi apenas da epiderme", explica o médico Ilmeu Dias, presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras em Minas Gerais e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, maior unidade do País em número de leitos destinados a vítimas de queimaduras.

Os Graus

A lesão da pele na chamada queimadura de segundo grau também pode ocorrer por ação do sol. Neste caso, são destruídas camadas mais profundas. "É uma lesão mais dolorosa, com bolhas. É comum que ela ocorra em pessoas que utilizam bronzeadores caseiros, como o óleo das folhas de figo, o urucum e o óleo de avião. Estas substâncias podem provocar até mesmo intoxicação", alerta o Dr. Ilmeu. A lesão de segundo grau é causada pelo sol e, em 85% dos casos, por acidentes domésticos, sobretudo os que ocorrem na cozinha. Comidas e líquidos quentes são algumas das ameaças à pele. O médico ensina que as mães também devem ficar atentas ao preparo do banho dos bebês. A água quente na bacia pode provocar queimaduras.

O uso de produtos químicos sobre a pele, sem orientação médica e sob ação dos raios solares, pode ser ainda mais grave, provocando a queimadura de terceiro grau. A lesão é profunda e séria. Segundo o Dr. Ilmeu, neste caso, todas as camadas da pele são destruídas. "A queimadura é seca e não há regeneração. Suas vítimas precisam ser submetidas à cirurgia para a retirada das partes necrosadas e a realização de um enxerto", explica o médico. Queimaduras de segundo grau sem o cuidado adequado também podem evoluir para a lesão de terceiro grau.

Fator de Proteção

O médico alerta que o bronzeador nunca deve ser usado, mas apenas os protetores e bloqueadores solares. Mesmo adotando o protetor, é preciso observar o período de exposição ao sol, preferindo os horários com raios mais amenos, registrados antes das 10h e após às 16h. "Sem proteção, ninguém consegue ficar sob o sol. Em uma ou duas horas, a pele já começa a arder. O ideal é que a pessoa que acaba de chegar à praia ou que não está acostumada com o sol utilize o protetor de fator 15 ou 20. Depois que a pele se acostumar, pode ser usado o fator 8 ou 10. As pessoas de pele clara, mais sujeitas ao desenvolvimento do câncer de pele, devem usar um fator de proteção a partir de 30", orienta. O médico explica que os raios ultravioleta são fortes e penetrantes. Sua ação pode provocar alterações na célula levando ao câncer de pele.

Cuidados

Para pessoas que se descuidaram e já estão com a pele avermelhada e ardendo, o médico dá algumas dicas. "A pessoa deve tomar um banho frio com duração de dez a 15 minutos, utilizando sabonete neutro. Também deve ser usado um hidratante sem álcool. Os produtos com álcool podem irritar a pele. Se a pessoa sente dor, o melhor é evitar o sol durante dois ou mais dias", recomenda. O Dr. Ilmeu lembra que a radiação existe mesmo quando a pessoa está debaixo do guarda-sol. Neste caso, no entanto, não há lesão. "A maior parte das pessoas não chega à praia ou ao clube antes das 10h, o melhor horário para a exposição ao sol. Por isso, é indispensável usar o protetor, chapéu e ficar debaixo da sombrinha", alerta.

Insolação

Se a pele já apresenta bolhas, uma das características da queimadura de segundo grau, a pessoa deve tomar um banho frio, usar sabonete neutro e buscar assistência médica. Se a queimadura não é muito extensa e profunda, o caso é mais simples. Entretanto, áreas com lesão muito extensa podem levar a algum tipo de agravamento. Nunca se deve colocar produtos caseiros ou pomadas sobre a queimadura. Quando a pessoa apresenta lesão na pele e desidratação, o caso é chamado de insolação.

Crianças

O verão exige cuidados redobrados com as crianças. Na praia ou em clubes, as crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60. "As crianças devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Nos indivíduos menores, a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida", chama a atenção o médico. No verão, pais e mães devem observar a criança com cuidado, garantindo que ela tome líquido enquanto estiver exposta ao sol.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc

Verão exige cuidados especiais
 
......No verão, o sol, o calor, o clima de férias faz com que a gente se sinta mais à vontade, mais solta, despreocupada.
......Há até mudança no humor e no espírito de aventura. A preocupação com o visual também faz com que os hábitos alimentares mudem - come-se menos, dando preferência a saladas, legumes, enfim, alimentos mais leves.
......Mas, há ainda outros apelos. A vontade de pegar aquela corzinha, ficar mais bonita pode trazer alguns problemas se não forem tomados cuidados especiais.
......Por isso Mulher de Classe traz algumas dicas para você se cuidar melhor nesse verão.
 
1) BRONZEAR OU QUEIMAR
......O sol do verão exige mais cuidados do que o uso de protetor solar com fator adequado. Você deve se preocupar com o horário e o tempo de exposição ao sol pois, do contrário, você estará correndo o risco de ter alguns problemas que o sol de hoje provoca, tais como câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, etc.
Há outro detalhe - no verão, os níveis de irradiações ultravioleta (IUV) no Brasil são violentos e podem causar sérios danos.
 
......Então cuide-se! Observe as informações da tabela abaixo.
 
Onde o sol queima mais
Tempo seguro de exposição
ao sol conforme a pele
PraiaMontanhaPiscinaBrancaMorena ClaraMorena EscuraNegra
A praia é a vilã das queimaduras. Quanto mais branca e fina a areia, maior o risco de queimadurasQuanto mais alto o lugar menor a camada de ozônio, responsável por proteger nossa pele dos raios ultravioletasAqui está o menor risco, pois a superfície à borda da piscina é que menos aumenta a irradiação ultravioleta
mínimo
3 minutos
mínimo
9
minutos
mínimo
15 minutos
mínimo
20 minutos
máximo
5 minutos
 
máximo
13 minutos
 
máximo
20 minutos
 
máximo
27 minutos
 
2)  HIDRATAR E NÃO RESSECAR
......O sol, calor, cloro da piscina, sal da água do mar são elementos que vão ressecar e causar uma certa aspereza em sua pele. Seus cabelos também vão ficar ressecados e sem brilho, sem contar a mudança de tonalidade.
......Por isso, para cuidar da pele, você deve usar cremes hidratantes, esfoliantes leves para os joelhos e cotovelos, lixas  ou pedra-pomes para os pés, além de beber muita água.
......Para os cabelos, você deve usar xampus e condicionadores com filtro solar, máscaras hidratantes, condicionadores à base de queratina e xampus anti-resíduo, se sua água for de piscina.
 
3)  MANTER A FORMA E ATÉ EMAGRECER
......Se você quiser manter a forma ou emagrecer neste verão, e evitar problemas de saúde, faça as escolhas certas na hora das refeições.
......Não deixe de ingerir carboidratos (pães, bolachas, arroz, macarrão, batatas, etc), mas cuide para que as quantidades sejam pequenas.
......Proteínas (carnes brancas e vermelhas, leite e derivados e ovos) são importantes para seus músculos, ossos e pele. Não deixe de ingeri-los, mas dose as quantidades ou combine-os com alimentos mais leves.
Gorduras fornecem energia e são importantes para algumas funções do nosso corpo. Mas, é importante considerar que ela já está presente em muitos dos alimentos que comemos diariamente. Assim, lembre-se disso, quando adicionar temperos, molhos, cremes e pastas naquilo que estiver comendo.
......Legumes, verduras e frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São também os menos calóricos. por isso devem estar entre as suas preferências.
......Por último, se você quiser emagrecer, lembre-se que tudo que comer ou beber deve ser em menor quantidade do que o seu costume. Exceto, é claro, a água, que no verão deve ser sempre muito mais.
......Agora, curta seu verão e divirta-se!!!
Base das informações: Saúde Verão - Caderno Especial da Revista Veja

Cuidados com o sol
Para se proteger de envelhecimento precoce, queimaduras e, principalmente, do câncer de pele, o uso de protetor solar é fundamental.
Ao contrário do que você pode imaginar, você deve usar protetor todos os dias, não apenas quando for tomar banho de sol. No dia-a-dia, provavelmente, você não corre o risco de queimaduras, mas o acúmulo de exposição ao sol é o principal desencadeador do câncer de pele.
Escolha bem:
  • O filtro solar deve oferecer proteção contra UVA e UVB.
  • Prefira um tipo resistente à água.
  • Opte por protetores sem fragrância ou corantes. Isso diminui o risco de fotoalergias.
  • Veja se ele é apropriado ao grau de oleosidade da sua pele, para não induzir a formação de cravos e espinhas.
  • Não é recomendável usar qualquer tipo de protetor ou bronzeador feito em casa. Eles podem ser causa de alergia e potencializar a ação da luz do sol, aumentando os danos.
    Na praia ou piscina:
  • O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição.
  • Reaplique-o sempre que você sair da água, e com a freqüência indicada na embalagem do produto que você estiver usando.
    Não se esqueça de passar:
  • É muito comum esquecer de passar em certos locais como orelha, pés, axilas. Não se distraia! O esquecimento pode causar queimaduras que, acumuladas, podem ser fator de risco de câncer de pele.
  • Atenção especial também para nariz e ombro, que têm um contato mais direto com os raios solares.
  • Calvos devem tomar cuidado especial com o couro cabeludo.
    Veja o fator de proteção adeqüado para você:
  • Pele clara, olhos azuis, sardentos: entre 20 e 30.
  • Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos claros, cabelos loiros ou ruivos: entre 15 e 20.
  • Pele clara, cabelos castanhos: entre 8 e 15.
  • Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros: entre 4 e 8.
  • Morenos: entre 2 e 4.
  • Negros: 2.

  • IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares, tem o caráter meramente informativo. NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento. Nosso objetivo é divulgar conteúdo relacionado a prevenção em saúde para o público em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: "SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

    Ultimas notícias - Gospel Jovens

    Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

    Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

     
    Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.