*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Toxoplasmose na gravidez



Na gravidez, é preciso tomar cuidados extras com doenças, manter uma boa alimentação e acompanhamento médico. Quem gosta de conviver com animais, em especial gatos, deve se prevenir ainda mais para não pegar a toxoplasmose, popularmente conhecida como “doença do gato”.
No entanto, isso não quer dizer que mulheres grávidas não podem ter contato com gatos, já que o contágio não é através do toque. Grávidas podem sim conviver com seus animais de estimação desde que tomem alguns cuidados, principalmente com relação à higiene. Veja algumas dicas para se prevenir e entender melhor a doença:
O que é?
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplama Gondii. Na maioria dos casos, é transmitida pelo contato com urina e fezes de gatos. A contaminação pode ocorrer pela ingestão de carnes cruas ou mal cozidas que estão infectadas. “O gato é o hospedeiro definitivo do Toxoplasma. O hospedeiro definitivo é aquele que abriga o parasita até a fase adulta, ou seja, quando ele é capaz de se reproduzir e eliminar no ambiente oocistos (filhinhos do parasita)”, revela Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC.
Riscos
A toxoplasmose pode trazer muitos problemas para a gravidez: abortamento, má formação do feto, retardo mental, lesões de pele, entre outros fatores graves. Para descobrir a doença, é necessário realizar exames de sangue, já que muitas pessoas não apresentam os sintomas.
Como evitar a doença?
Dra. Elaine afirma que a gestante não precisa doar o gatinho para evitar a doença: “Nem todo gato possui o parasita, assim podemos fazer exames no felino para saber se ele é portador. Mas mesmo que ele seja, será capaz de eliminar os oocistos no ambiente por 15 dias durante toda a sua vida, ou quando ele estiver com alguma doença imunossupressora como Aids ou câncer. Mesmo que o animal esteja eliminando esta forma do parasita, esta precisa necessariamente ficar exposta no ambiente por mais de 24 horas para se tornar infectante, ou seja, com a capacidade de causar problemas”.
Conselhos para a gestação
A ajuda de outras pessoas é essencial para conviver em paz com seu gato. “É bom pedir para que outra pessoa limpe a caixa de areia do seu gato. Se não for possível, ela deve fazer com o uso de luvas de látex descartáveis e de preferência duas vezes por dia. Uma gestante jamais deve ingerir carne crua, nada de carpaccio, kibe cru ou carne mal passada”, completa Elaine.
No período de gestação todo cuidado é pouco. Portanto, fuja dos alimentos crus e vá ao médico com freqüência!
Consultoria: Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia. www.cetacvet.com.br

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares, tem o caráter meramente informativo, são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico para receber orientações e o devido tratamento. Nosso objetivo é divulgar conteúdo relacionado a prevenção em saúde para o público em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: "SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.