*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Rinite


O que é uma alergia



Quando o organismo é agredido por uma substância estranha, por exemplo uma bactéria, ele defende-se produzindo anticorpos que reagem a esta substância estranha, para tentar a sua eliminação, mantendo a integridade do organismo. A isto se chama imunidade. Esta é uma reacção normal do organismo.

Na alergia estão em jogo os mesmos elementos da imunidade: uma substância estranha (alergénio) e anticorpos específicos. Mas, em lugar de imunidade ou defesa, temos uma doença. A alergia deve-se, portanto, a uma resposta alterada. Indivíduos especiais (alérgicos ou atópicos) produzem anticorpos para substâncias inócuas à maioria das pessoas. Do encontro destas substâncias com os anticorpos previamente formados numa exposição anterior, resultam os sintomas alérgicos.
 

Eliminar causas da rinite

Naturalmente cabe ao médico determinar com precisão causas da rinite. Entretanto, o próprio doente pode perceber que alguns factores são os responsáveis pelos seus sintomas. Percebe, por exemplo, que o pó dos tapetes, móveis estofados, armários embutidos, casas fechadas, estantes de livros etc., piora ou provoca espirros ou coceira no nariz. Verifica que as mudanças na temperatura, frio, vento, etc., não afectam a maioria das pessoas, mas provoca-lhe os mesmos sintomas desencadeados pela poeira. Recorda-se que à noite no quarto e na cama, é que vêm os sintomas da rinite. Quando se refere à sua doença, para amigos ou para médico diz sempre: "parece que estou permanentemente constipado".

Com esta história clinica e com um mínimo de exames complementares (testes alérgicos, pesquisa de eosinófilos no exsudado nasal, análises de sangue e, às vezes, radiografias) o médico está capacitado para apurar as causas da rinite e prescrever a terapêutica correcta, para alivio rápido da manifestação alérgica.
 

Consequências da rinite alérgica

A rinite alérgica não é uma doença grave, isto é, não provoca consequências desastrosas para o ser humano, nem determina a sua morte. Entretanto, é uma doença crónica bastante desagradável, uma vez que determina as seguintes anormalidades: dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, insónia, diminuição do rendimento escolar em crianças, perturbação do comportamento social e, quando o entupimento é constante e intenso, dificuldade considerável na respiração, pela obrigação de se respirar somente pela boca.
 
Outra consequência comum e importante da rinite alérgica é a dependência aos medicamentos (gotas nasais), cujo uso abusivo leva a alteração da mucosa, reflexos em outros sectores do organismo e a uma dependência física e psicológica das gotas para o nariz.
 

Prevenir a rinite

A profilaxia ambiental é atribuição total do doente ou de sua família. Nem o melhor médico do mundo conseguirá êxito se o doente não colaborar.

Para êxito no tratamento da rinite alérgica, o combate à poeira da casa deve ser constante.

A profilaxia ambiental pode ser assim sistematizada:
1- Cuidados especiais com o quarto de dormir, tais como:
Retirar tapetes ou na total impossibilidade, passar o aspirador de preferência à tarde; envolver colchões, travesseiros e cobertores, com plástico, ou usar material sintético; manter os armários limpos e livres de poeira e bolores, por fora e por dentro; conservar as paredes sem infiltração e bolor; manter as janelas abertas e se possível sem cortinas; evitar insecticidas, detergentes fortes ou certos perfumes.

2- Cuidados gerias com a casa, tais como:
Limpeza da casa com aspirador ou pano húmido; janelas abertas; cuidados na limpeza dos móveis, quadros e paredes; atenção para o sofá da sala da televisão; evitar tapetes preferindo material sintético, etc.

3 - Cuidados pessoais, tais como:
Vida ao ar livre, exercícios, natação, banho com água menos quente. Todas estas medidas se destinam a anular ou minimizar as influências inespecífica na rinite.
 
A rinite é um problema que atinge grande parte da população. Espirros, coceiras e incômodos constantes podem indicar sintomas da doença. A médica alergista Izilda Bacil, do Hospital Balbino (RJ) explica como cuidar da rinite para não sofrer no dia a dia:

Tipos de rinite
A rinite é uma doença inflamatória das vias aéreas superiores, que geralmente é de origem alérgica. Izilda explica: “Existem três tipos de rinite: a medicamentosa – normalmente decorrente da automedicação por vasoconstritores nasais (por exemplo: antialérgicos); a vasomotora, que ocorre por cirurgias nasais, gestação, estímulos químicos e físicos, estresse e medicamentos; e a alérgica, que é a mais comum e ocorre pela exposição da mucosa nasal aos aeroalérgenos (substâncias presentes no ar: poeira, ácaros…) nas pessoas predispostas geneticamente”.

Tratamento
Quem sofre deste mal pode procurar tratamento com um especialista. “Os medicamentos tanto orais como nasais, quando corretamente indicados, melhoram muito os sintomas que tanto reduzem a qualidade de vida dos pacientes com rinite”, conta a alergista. Não é preciso sofrer com os espirros e coceiras: é só procurar um médico que indique os medicamentos necessários.

Principais causas
Quem tem rinite deve evitar exposição a vários agentes causais. Por exemplo, as substâncias que respiramos podem agravar o caso: locais quentes e úmidos têm a presença de ácaros; em locais mais frios, baratas e outros insetos. Até os pólens podem prejudicar quem tem a doença.

Medicamentos mais conhecidos
Muitas pessoas recorrem ao uso de antialérgicos para que os sintomas passem mais rápido. Porém, é preciso tomar cuidado antes de se automedicar. “Os antialérgicos são ferramentas úteis no controle dos sintomas, mas, como qualquer outro medicamento, possuem efeitos colaterais que podem ser tanto ou mais danosos do que a própria rinite. Assim, o uso está recomendado somente após prescrição médica”, afirma Izilda.

Consultoria: Izilda Bacil, médica alergista do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro.
 
IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares, tem o caráter meramente informativo, são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. NÃO USE informações aqui divulgadas para substituir uma consulta médica. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico para receber orientações e o devido tratamento. Nosso objetivo é divulgar conteúdo relacionado a prevenção em saúde para o público em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: "SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento".

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.