*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS - PARTE FINAL



Texto: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Verdade Central: Mudanças são necessárias quando são frutos de projetos que foram ampliados. Adaptar, nunca; ampliar, sempre.
Introdução: Bons resultados são frutos de bons projetos. Bons projetos propõem mudanças. Toda boa mudança é resultado de planejamento que procurou responder a, pelos menos, três questões básicas: Por que mudar? Quando mudar? Como mudar?

Na semana passada, vimos que a mudança nasce da necessidade e nos leva a tomar uma decisão.  A necessidade de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus propõe mudanças ao coração do homem. A mudança exige uma atitude resolvida e será estabelecida por uma decisão.
Vimos, também, que é muito importante saber quando mudar. Algumas mudanças são imediatas, decorrentes de tragédias ou benefícios. Em ambas as situações, temos a certeza de que Deus sempre será a base segura para respaldá-las nos ajustes necessários. O êxito estará sustentado desta forma e com a possibilidade de conquistas ainda maiores.
Na parte final deste estudo, veremos que as mudanças podem ser também processuais e aprenderemos como promovê-las.
2.2 Mudanças processuais
"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós." (Gn 45:5)
Esta é uma declaração conclusiva de José diante da percepção da realização de seus sonhos, que não se estabeleceram no imediato, mas que se mostraram reais no processual. Para esta afirmação, passos foram necessários:
- Trabalhar por um sonho
"Eis que lá vem o sonhador." (Gn 37:19)
O histórico de José é marcado por mudanças que ocorreram em função dos sonhos do seu coração. Todo aquele que sonha tem esta marca em sua vida. O sonho que publicamos com o objetivo de alcançá-lo tem a força de propor mudanças particulares e também coletivas, e até que se estabeleça plenamente, o processual é que vai ditando o compasso. As ações de um sonhador nunca esmorecem e se mostram seguras mesmo quando as mudanças apresentam-se amargas. O processual não o impede de conquistar, somente lhe oferece a condição de avaliações mais precisas a respeito dos benefícios operados pelas mudanças produzidas a partir do sonho trabalhado.
- Estabelecer um projeto
"Faça isto Faraó: nomeie administradores sobre a terra..." (Gn 41:34)
Quando alguém tem um sonho, é muito importante estabelecer as estratégias que serão seguidas para a conquista. Um é aquele que sonha e não tem projeto e por isso fica desacreditado em seu discurso, outro é aquele que sonha e apresenta os caminhos facilitadores que viabilizam a realização. José é um exemplo contundente neste aspecto. Sua capacidade para sonhar não era menor que sua habilidade para encontrar a forma ideal para alcançar os sonhos. Esta habilidade lhe assegurou uma conquista junto a Faraó, estabelecendo um passo a mais no processo de conquista plena dos sonhos do seu coração.
- Conquistar passo a passo
"Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó..." (Gn 45:8)
As mudanças estabelecidas no processual precisam ser encaradas como conquistas graduais que vão lançando fundamentos seguros que sustentarão a conquista final de um projeto. Mudanças nem sempre são sinônimos de coisas agradáveis, mas despertam do sono àquele que busca conquistar. Mudanças provocam respostas, que ao serem apresentadas estabelecem os passos corretos rumo ao ideal projetado pelo sonho. José conseguiu preservar-se diante das mudanças drásticas de sua vida, não afrouxou em momento algum, e soube tirar proveito de cada situação vivida, encontrando, em meio a elas, os passos apontados pelo próprio Deus que lhe assegurava a legitimidade do sonho alimentado. Compreender o processual é decisivo para conquistas a longo prazo.

3. Como promover as mudanças?
“Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó...” (Gn 41: 37)
3.1 Como mudar é o segredo para o êxito
A revelação dos sonhos de Faraó não o impressionou, tanto como as exposições das mudanças administrativas propostas por José para responder a necessidade de todo o Egito. Sonhar é muito saudável, no entanto o saber processar as mudanças propostas pelo sonho é essencial para sua execução. Isso exige sabedoria, o que não faltou para José: “Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu” (Gn 41:39)
3.2 Praticando os princípios
“Faça isto Faraó...” (Gn 41:34
Conhecer os princípios que fundamentam uma visão é essencial para que as mudanças propostas tenham êxito. Não se propõe mudança que altere a natureza, quando o alvo é ampliar as possibilidades e oportunidades de realização desta visão. Quebrar princípios é alterar a natureza e este não é foco destas considerações. Princípios são fundamentos.
José soube reconhecer princípios ao propor mudanças, o que foi decisivo para a continuidade de suas propostas. Dentre esses princípios reconhecidos por José, destaca-se o da autoridade. Faraó é que tinha o poder da execução; o projeto era de José, mas isto não o fez desconsiderar princípios, e, assim, as mudanças foram estabelecidas, gerando os benefícios esperados por todos.
Jesus também nos faz considerar estes cuidados. Como nenhum outro, soube propor mudanças, e não foram poucas, porém observa-se que todas elas respeitaram princípios estabelecidos pelo Pai. Concluímos com isto que todo êxito de seu ministério, ainda que causador de desconforto aparente, obteve aprovação do Céu, justamente por não se afastar do centro do seu propósito.
O Reino tem princípios e as tradições que engessam sua funcionalidade é que devem ser alvo de mudanças sadias, como Jesus sempre observou: “E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus” (Mt 15:6), e em outro texto acrescenta: “...mas não foi assim desde o princípio” (Mt 19:8), e completa o pensamento afirmando: “Eu porém vos digo...” (Mt 5:22)

Conclusão
Mudanças são necessárias quando se mostram eficientes e respeitam critérios importantes para seu estabelecimento. Por mais simples que seja a mudança, todo o cuidado é importante.
Na Visão Celular, os mesmos cuidados precisam ser observados quando o assunto é mudança. Os princípios proclamados não podem ser afetados, e diante das necessidades apresentadas em seu desenvolvimento, as mudanças deverão considerar sempre o aspecto estratégico e nunca a essência. Adaptar, nunca; ampliar, sempre.
Ap. Rene

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.