*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Estudo 11 - Princípios na Família - DISCIPLINA


Terceiro Princípio – DISCIPLINA
“ Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,” Provérbios 6:23.
O coração de um pai convertido ao coração do seu filho é um pai que disciplina.
A definição que sempre gosto de dar para disciplina é: instruir, educar, corrigir e amar. Quando amamos, disciplinamos. A disciplina é para gerar obediência e caráter na vida de seus filhos. Não tenham medo de disciplinar seus filhos. A disciplina é um ato de amor. Existe um livreto com o nome: Disciplina, um ato de amor. A disciplina aplicada na hora certa e com amor traz frutos de arrependimento, paz e justiça, e vai gerar um caráter firme na vida de seu filho.
Os pais precisam construir o alicerce do caráter nos filhos, e a disciplina é muito eficaz nessa construção. A disciplina começa no lar, na família. Aprendemos que a responsabilidade de ensinar primeiramente é da família.
“ 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, 9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.” Provérbios 1:8 e 9 
Nesse texto, vemos a postura do pai e da mãe, e a instrução que deve ser dada aos filhos. O pai estabelece as regras. O pai e a mãe devem funcionar juntos. O ensino e a instrução são como diadema sobre a cabeça.
Colar fala de governo. Quando um pai coloca um colar no pescoço de sua filha, ele está dizendo: Eu sou o teu pai e tenho autoridade e o governo sobre você, e isso até o casamento. Quando esta filha se casar, ela entrará debaixo de um novo governo que será do seu marido. Isto é muito forte no reino espiritual, e muito lindo. O colar é colocado no pescoço e pescoço fala de “submissão”. A pessoa se submeterá à pessoa de quem recebeu o colar.
Os pais devem proteger seus filhos, devem proteger a virgindade de seus filhos, devem prepará-los para futuramente formarem uma família e formarem uma família estruturada. O livro de Provérbios nos ensina que o instrumento correto para usar na disciplina é a vara.
“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.” Provérbios 22:15
O texto diz a vara e não diz a mão, o cinto, a correia, o tamanco, os tapas, os beliscões, o puxão de orelhas, os murros, os chinelos. A Bíblia diz que a vara é que irá retirar o pecado, a desobediência do coração da criança. A vara também não é para atingir as pernas, braços e costas das crianças. O local certo para se usar a vara é nas nádegas, no “bumbum”, porém sem exageros. Tudo tem que ser na dosagem certa. Lembre-se de que a disciplina é um ato de amor e não de ódio.
Nunca discipline seu filho, quando estiver irado ou com muita raiva, pois os resultados não serão bons. Nunca agrida seu filho fisicamente ou verbalmente, pois isso não é disciplina e pode trazer revolta, mágoa e ressentimento. O uso da vara é responsabilidade única e exclusivamente dos pais. Não é bom que outra pessoa da parentela use a vara, como os avós, tios, irmão ou mesmo as babás. 
A disciplina é para dar sabedoria e conhecimento para a criança.
“O QUE ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1
“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15
O que é uma criança entregue a si mesma?
È uma criança cujos pais satisfazem suas vontades é aquela criança ‘livre’, que pode tudo. Não são colocados limites para ela. O resultado dessa ‘liberdade’ será que esses filhos terão dificuldades de obedecer autoridades em suas vidas. Os pais passarão vergonha e desonra com os filhos.
“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.”
Provérbios 13:24
O texto diz que quem ama, cedo disciplina.
Os pais tem que estabelecer limites em sua casa e para com seus filhos. Os pais tem que colocar normas em sua casa e seus filhos tem que ser ensinados a obedecer aos limites e normas estabelecidos. Todo limite deve ter equilíbrio. Diga não sempre que necessário e sim sempre que possível. Se existe rebelião em sua casa é porque a autoridade dos pais e, principalmente, a do sacerdote, está falhando. Vocês, pais, tem autoridade para tirar seus filhos de dentro do inferno, e somente um pai e uma mãe conseguem tirar os filhos do inferno.
A DISCIPLINA DÁ DESCANSO À ALMA DOS PAIS
“Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.” Provérbios 29:17
A DISCIPLINA TIRA A ALMA DA CRIANÇA DO INFERNO
“13 Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” Provérbios 23:13 e 14

Não tenha medo de disciplinar seus filhos. Hoje Satanás tem procurado roubar a autoridade dos pais, colocando medo no coração dos pais com relação à disciplina. Satanás tem usado todas as formas para retirar dos pais a autoridade no tocante à disciplina. Mas o meu conselho a você, querido leito, é: Não tenha medo! Deus lhe deu filhos lindos, mas que precisam ter uma formação dentro dos moldes da Palavra e não nos moldes do humanismo. O caráter de seu filho precisa ser construído e somente os pais podem fazer isso de maneira eficaz. A disciplina traz esperança para um desenvolvimento mais efetivo e saudável da criança. Mas não exceda a ponto de matá-lo; de a medida certa.

“Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.”  Provérbios 19:18

Procure evitar severidade desnecessária. Corrigir não é espancar. O abuso de poder, como todo excesso só traz prejuízos. Disciplina não é para espancar. Volto a repetir: disciplina é um ato de amor e não de ódio.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

A disciplina deve ser eficaz. Diante da má obra ou de qualquer outro nível de desobediência, deve ser logo aplicada.

“Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.”  Eclesiastes 8:11
Diante de uma atitude de rebeldia, a disciplina deve logo ser aplicada, para que a má obra saia do coração da criança. A disciplina traz libertação para a alma da criança.

Certa vez, uma criança chamada Carlos (nome ficticio), foi comprar merenda na cantina da escola onde estudava. Naquele dia, ele levou para a escola 20 reais. A sua professora observou a quantia de dinheiro que Carlos havia levado. Preocupada, a professora imediatamente telefonou para a mãe de Carlos para saber se ela havia dado aquela quantia de dinheiro para ele. A mãe disse que não e procuraria saber se fora o pai. Ao ligar para seu esposo, descobriu que ele não havia dado o dinheiro para o filho. Então, o pai olhou e percebeu que seu filho havia roubado aqueles 2O reais de sua carteira. Sua esposa, então, ligou para a escola narrando o que havia acontecido.

A Direção  chamou o aluno Carlos e o confrontou com aquela situação, levando-o a confessar o erro cometido. Carlos confessou que havia tirado o dinheiro cla carteira do pai. A escola pediu que os pais comparecessem na Direção, pois o que Carlos havia feito era muito grave. Durante o período da descoberta do fato até a saída da escola, um fato interessante aconteceu. Sua professora relatou que Carlos dizia: “Eu quero logo que chegue a hora de meus pais me buscarem, pois sei que serei disciplinado e ficarei livre”.

Que lindo! Carlos errou e ele sabia do seu erro, mas ele sabia, também, que a disciplina iria redimi-lo do pecado e ele ficaria livre. A criança sabe o valor da disciplina para a sua alma. Ela sabe que a disciplina traz libertação para sua alma e constrói nela o caráter que um homem precisa ter. Nunca discipline seu filho em público, ou na frente de parentes, ou amigos. Isto é constrangedor para a criança. E se voce prometeu que vai discipliná-lo, não deixe de fazê-lo. Não prometa algo que você não cumprira. Quando prometer uma disciplina, cumpra o que foi dito e discipline. Caso contrário, os pais ficam como mentirosos diante dos filhos. E ha aquelas criança que dizem: Você sempre diz que vai me bater, mas nunca o faz. Nunca permita seu filho dizer algo assim a você, pai. Você é o sacerdote e tem autoridade dada por Deus para isso.
 
O ideal é que a disciplina sempre seja em casa, e somente os pais devem estar nesse processo. De preferência,  entre em um quarto para aplicar a disciplina, não aplique em qualquer lugar ou na frente de visitas, de irmãos ou estranhos. Toda disciplina deve levar a criança ao arrependimento e a confissão do pecado. Leve a criança a ver  que o Espírito Santo esta sempre pronto a perdoá·la  e que os pais também estão prontos a perdoá-la. Nunca discipline o seu filho sem mostrar-lhe por que ele esta sendo disciplinado. Converse com ele, pois o diaIogo é muito importante nessa hora. A disciplina bíblica não é sinal de violência, ela é a expressão do perdão e do amor dos pais e de Deus.

COMO DEVE SER A DISCIPLINA BÍBLICA

Quando os pais forem aplicar a disciplina no filho, devem entrar no quarto e fechar a porta. A disciplina deve ser executada pelos pais (mamãe e papai). Os irmãos não devem saber o que ira acontecer. Esse momento é da criança e dos pais. Ninguém mais poderá entrar no quarto: somente os pais e a criança. A disciplina requer três momentos muito relevantes. 

1. MINISTRACAO: O MOTIVO OU A CAUSA DA DISCIPLINA 
Aqui os pais levam a criança para o quarto e conversam com ela. Os pais devem dizer: Querido filho, hoje você será disciplinado, porque você foi reprovado na escola, ou, porque você  desobedeceu ao comando que papai e mamãe lhe deram, etc. Fale o motivo da disciplina e dê nome ao pecado cometido.  Nesse momento, os pais devem, com muito amor, dizer ao filho o porque da disciplina. Os pais devem dizer que irão disciplina-lo porque o amam Esse momento é só dos pais com a criança. Quero dizer que ninguém além dos pais deve estar presente, como irmãos, visitas. Não faça isso na presença de outras pessoas, pois os pais estarão expondo seus filhos à vergonha e não é esse o propósito da disciplina. O propósito é amar, e o pai que ama, disciplina, e esse ato deve ser com muito amor.

2. A DISCIPLINA PROPRIAMENTE DITA: O USO DA VARA
Nesse momento, devemos lembrar que o local de se usar a vara é no bumbum, porque as marcas que ficam não são expostas e logo saram. Mas de a dosagem certa, duas ou três varadas no máximo. Não exceda a ponto de mata-lo.Seu filho vai chorar e ele deve chorar. Se ele não chorar, é porque a rebelião está muito forte no coraçãozinho dele. Mas, atenção: ele vai chorar, e vocês pais devem continuar no quarto até ele parar de chorar. Não saia do quarto enquanto ele chorar. Fiquem ali no momento do choro. Após ele parar de chorar, vem o terceiro momento.

3. ARREPENDIMENTO E LIBERTACAO
Nesse terceiro momento, os pais conversarão novamente com o filho e o levarão ao arrependimento, à confissão de pecado e ao perdão. Mostre ao seu filho que o Espírito Santo esta sempre pronto a perdoá·lo e que você também esta pronto para perdoa-lo
.
Leve o seu filho a orar se arrependendo pela travessura feita e confessando o pecado feito. Depois que ele orar, vocês pais devem orar por ele e ministrar libertação.  Unja com óleo e quebre todo nível de desobediência, rebelião e maldição na vida de seu filho.

Depois da oração, de um abraço e um beijo. Diga-lhe que você o disciplinou, porque você o ama. Mas deixe claro, também, que caso desobedeça novamente, você  fará o mesmo processo. Saiba de algo: seu filho vai sair daquele quarto amando·o muito mais. A disciplina, além de gerar obediência, vai também gerar amor no coração de seu filho por você.

Sempre entre no quarto para disciplinar com uma vara e óleo de unção.

A vara que falo é um galho de árvore. Não confunda vara com régua, ou cabo de vassoura, ou ripa de madeira. Creio que todos conhecem um galho de árvore. Use-a no momento certo e com amor, sabendo que com ela você sta tirando seu filho das garras do inferno.

Vocês, pais, terão que chegar no céu com toda a sua família, e isso inclui todos os seus filhos.

É importante que os pais estejam conscientes e aliados com relação ao ensino e disciplina dos filhos. Deve sempre haver uma só linguagem vinda do pai e da mãe. Antes de aplicar a disciplina, os pais devem antes conversar e decidir como irão agir diante de situações apresentadas pelos filhos. E importante que a mãe esteja em unidade com o pai no tocante a disciplina e decisões a tomar. A Palavra diz em Tiago que devemos pedir sabedoria dos céus. Sempre pega sabedoria do alto no tocante a disciplina de seus filhos. Mas, lembre também que a autoridade de Deus esta sobre você.
.
Sou Pedagoga e tenho 25 anos na área de Educação. Em todos esses anos, procurei orientar as famílias dentro desse principio de disciplina bíblica e posso testemunhar que as famílias orientadas voltaram para testemunhar os resultados positivos que tiveram com os filhos. Eu sou fruto de uma família que sempre trabalhou nos filhos os princípios bíblicos.
Quero lhes informar que deu certo, e sempre dará certo, pois a Palavra de Deus é a nossa garantia. Deus vela para que a Sua Palavra se cumpra.

QUE T1PO DE PAIS VOCES SÃO?



PAIS PERMISSIVOS
São os tipos de pais que dão muito apoio aos filhos, mas exercem pouco controle. Esse tipo de ensino faz com que a criança se sinta amada, mas seu comportamento fica sem controle e a desejar. São  os tipos de pais que permitem o filho realizar todas as vontades próprias.

PAIS NEGLIGENTES
São os pais que o apoio e o controle são reduzidos. Os Pais deixam as crianças entregues a si mesma, ignorando sua responsabilidade de amá-las e controlar seu comportamento e suas ações.

PAIS AUTORITÁRIOS
Controlam rigidamente e oferecem pouco apoio. Quase não se esforçam para amar o filho, mas empenham-se em controlar o comportamento.

PAIS RESPONSÁVEIS E SEGUNDO O MODELO BÍBLICO
Tem autoridade, tem o controle e apóiam continuamente. O ensino é em todo tempo. Desse modo, fazem com que o filho se sinta amado e, ao mesmo tempo, conseguem controlar seu comportamento e atitudes adequadamente. Sejam pais dentro dos padrões bíblicos e não dentro dos padrões do mundo. Os pais responsáveis e que seguem um padrão bíblico de ensino e disciplina produzem melhores resultados em seus filhos.

Os pais que mantém uma disciplina rígida, de ensino e com muito amor terão filhos mais ajustados. A essência do amor é suprir as necessidades do outro, e Deus confiou essa tarefa aos pais: suprir as necessidades de seus filhos. Mas não é somente as necessidades de roupa ou alimentação, mas a necessidade de sua presença, de seu amor sempre.

Qual foi a última vez que você abraçou  e beijou seu filho e disse o quanto você  o ama?

Você  tem observado as qualidades que seu filho tem e o tem elogiado por isso?

Você elogia o seu filho pelo bom comportamento ou só tem falado da má conduta?

Demonstre que você o ama e o valoriza. “Ora, se alguém não  tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” I Timóteo 5:8

Não deixe Satanás roubar a autoridade que Deus lhes deu no tocante ao ensino e disciplina de seus filhos. Apliquem os princípios de ensino e disciplina, e Deus lhes dará vitórias. Vocês serão honrados por onde passarem e seus filhos terão atitudes que os honrarão. Gostaria de citar aqui um artigo publicado há alguns anos, pela câmara de comércio dos Estados Unidos. Trata-se de uma lista de doze regras para os pais no tocante à disciplina e educação dos filhos. Observe os itens desta  lista com atenção.

COMO EDUCAR UM FILHO DE MODO QUE ELE SE TORNE UM DELINQUENTE *

1. Enquanto seu filho ainda é criança, dê-lhe tudo quanto quiser. Dessa forma, ele vai pensar que o mundo lhe deve um meio de vida, ao atingir a idade adulta.

2. Quando ele contar anedotas indecentes ou pronunciar palavrões, ria bastante, encoraje-0. Quando for maior, ira dizer coisas “mais engraçadas” ainda, que deixarão você com a cara no chão.

3. Nunca lhe de qualquer incentivo espiritual. Espere até que faca vinte e um anos e decida por si mesmo.

4. Evite usar a palavra “°errado”. Ele dará a seu filho um complexo de culpa. Você pode condicioná·lo a crer, mais tarde, quando for preso por roubar um carro, que a sociedade esta contra ele, e que ele esta sendo perseguido.

5. Guarde as coisas que ele deixa ao léu, vá apanhando livros, sapatos e roupas. Faça tudo por ele; assim, ele terá experiência quanto a jogar a responsabilidade sobre os outros.

6. Deixe-o ler todo e qualquer material impresso que lhe cai nas mãos... (nunca pense em controlar seus programas de televisão). Esterilize louças  e talheres, mas deixe-o nutrir o espírito com lixo.

7. Brigue com freqüência na presença dele. Ele não se surpreenderá quando seu próprio lar se desintegrar-se, mais tarde.

8. Satisfaça  todos os seus desejos quanto à comida, bebida e conforto. E preciso gratificar-lhe todos
os desejos sensuais; a negação pode induzir a frustrações danosas.

9. Dê a seu filho todo o dinheiro que ele quiser. Não permita que ele receba dinheiro em troca de trabalho efetuado. Por que ele precisará trabalhar tanto quanto você trabalhou?

10. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e policiais. Todos estão contra seu filho.

11. Quando ele arranjar encrenca brava, arranje desculpas para você mesmo, dizendo: “]amais consegui alguma coisa dele; já nasceu mau assim”.

12·Prepare-se para uma vida cheia de tristezas e de dor.
*(A busca do caráter, Charles Swindoll, p 83 e 84)

Tive a o oportunidade de assistir uma reportagem sobre uma criança que mora na Indonésia. Ao assistir essa reportagem, fiquei profundamente chocada. Uma criança de dois anos que já tem o vicio de fumar cigarros. Essa criança é muito esperta, não obedece a voz de seus pais; alias, eles não conseguem dominá-lo. Ele faz o que quer e seus pais tem medo de discipliná-lo. Seus pais dão o dinheiro para ele e elevai sozinho comprar o cigarro. Ele fuma dois maços de cigarros por dia. E o pior é que por onde ele passa, os adultos dão cigarros para ele, pois acham lindo vê-lo fumar.

Meu Deus! Que mundo é este que estamos vivendo! Uma criança de dois anos que já tem o habito de fumar! Ele começou a fumar com um ano de idade. Se os pais não tomarem uma providência essa criança se tornará um marginal, um traficante ou coisas piores. Pais que não têm autoridade sobre os filhos, o inferno está ganhando sobre eles. Que Deus tenha misericórdia dos pais que têm ainda uma tarefa e desafios de uma família e filhos para educar. Tome sua responsabilidade diante de Deus e que o Todo Poderoso possa dar sabedoria a vocês na educação de seus filhos.

PARA VOCE  REFLETIR
- Como tem sido a disciplina em sua casa?
- Você  disciplina com amor ou com ira?
· Você elogia seus filhos quando eles tem atitudes certas?
· Você diz sempre que o ama?
· Você usa a vara para disciplinar?
- Você acredita que seu filho precisa da disciplina bíblica?
- Você tem algum trauma por ter sido disciplinado pelos seus pais?
- Seus filhos são muito obedientes e submissos?
- Seus filhos sabem obedecer às autoridades?

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.