Apesar de extremamente rara, a renúncia de Bento 16 não foi a primeira a ocorrer na história da Igreja Católica. Na milenar instituição, outros papas decidiram deixar seu cargo por motivos variados. O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) sua intenção de renunciar ao papado no dia 28 de fevereiro. Ele justificou que sua idade avançada o impediu de ter o vigor físico necessário para cumprir seus deveres.

Papa Ponciano
Papa Ponciano -Em 235, o papa Ponciano foi preso e exilado em minas de sal e para tornar possível a eleição de um novo líder católico, renunciou ao cargo. Foi sucedido por Antero.

Papa Bento 9º
Papa Bento 9º -Ocupou o cargo mais alto da Igreja Católica por três períodos distintos. Eleito em 1032, foi deposto em 1044. Recuperou o cargo em 1045, ano em que renunciou. Arrependido, voltou em 1047, para ser deposto definitivamente um ano depois. COnhecido por ter uma vida escandalosa e por ter sido um dos papas mais controversos da história, Bento 9 renunciou em 1045 e vendeu seu posto para o padrinho, Gregório VI

Papa Celestino 5º

Papa Gregório 12
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-02-11/saiba-quais-papas-renunciaram-antes-de-bento-16.html