*** 2017 - FAMÍLIA, plano divino para reformar as geografias ***

Escada do Sucesso - Visão Celular Modelo dos 12


Visão Celular - O que é ?

A Visão Celular é fácil, prática e possível. Não é mais uma denominação, mas um modelo de evangelização que traz crescimento, multiplicação e muita responsabilidade com a Igreja local.

O alvo da Visão é fazer de cada membro de Igreja um discípulo do Senhor Jesus, e um líder no Modelo dos 12. Essa Visão veio para nos levar a fazer exatamente o que Jesus mandou que fizéssemos: discípulos de todas as nações da terra.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19

Tudo que envolve a Visão Celular está relacionado a ganhar vidas, pois para isso Jesus veio, morreu, ressuscitou e voltará. A Visão não tem um cunho doutrinário, pois ela é devocional; é uma estratégia que atrai um resultado que todos podem experimentar e reconhecer que, de fato, só Deus dá tamanho crescimento.

De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” I Coríntios 3:7

Quando a Visão é implantada na Igreja gera uma restauração completa. Os líderes sentem alegria em compartilhar a Palavra numa dimensão ainda maior. As pessoas são treinadas para ganhar outras vidas, há dinâmica nas reuniões, tanto nos cultos principais quanto nas células, nas macrocélulas, nos 12 e nas Redes, vem com uma explosão de alegria e todos os nossos objetivos são alcançados.

ETAPAS DA VISÃO
A Visão Celular pode ser compreendida por qualquer veterano na Igreja ou novo convertido. Ela é processada de uma forma que, além de trazer muito conteúdo bíblico, adestra a pessoa em uma velocidade muito grande formando um líder de êxito em um tempo hábil.

As etapas da Visão Celular são: 

GANHAR | CONSOLIDAR | DISCIPULAR | ENVIAR

              

GANHAR

O Ganhar é realizado através do evangelismo pessoal, das células de multiplicação, cultos das Redes e cultos de celebração. Podemos realizar programas que atraiam as pessoas segundo a sua faixa etária, como chás, cafés, jantares, reuniões de oração, lazer com propósito evangelizador etc. Devemos sempre utilizar recursos, buscando alternativas que funcionem; tudo debaixo da direção de Deus.

CONSOLIDAR

É o processo de firmar o novo convertido na fé, é doutrinar, ensinar o caminho, tirar das trevas para a luz. Esse é o processo mais singular da Visão Celular, tanto que chamamos a consolidação de “pulmões da Visão”. A consolidação bem planejada é o sustentáculo da multiplicação.

Quando alguém aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, precisa de cuidado e acompanhamento, para que se sinta seguro e possa, dessa forma, ser conduzido ao Pré-encontro, Encontro e Pós-encontro. Aí o novo discípulo será incentivado a ingressar na Escola de Líderes e cumprir todas as etapas da Visão Celular como:

Pré-encontro:
O Pré-encontro é realizado uma vez por semana durante um mês e cada reunião tem a duração de uma hora. Objetiva esclarecer para o novo convertido os princípios básicos da Palavra de Deus, estimulando-o a ir ao Encontro, que é tremendo!

Encontro
O Encontro tem a duração de três dias. Sempre que possível, deve ser realizado em um lugar fora da cidade para que as pessoas possam ficar longe do contato secular. No Encontro, as feridas são saradas, o caráter é tratado, somos levados a um genuíno arrependimento e comunhão profunda com Deus. Saímos confrontados pelo ensino da Palavra e com a responsabilidade de ganharmos as pessoas para Jesus.

Pós-encontro
O Pós-encontro segue os mesmo princípios do Pré-encontro e capacita o discípulo a vencer os contra-ataques do diabo, resistindo a cada um deles. É de fundamental importância fazer o Pós-encontro, pois o inimigo tentará atacar em cinco áreas específicas: família, amigos do passado, finanças, saúde e mente.
            

DISCIPULAR

Quando o discípulo ingressa na Escola de Líderes, recebe inúmeros ensinamentos acerca da Palavra de Deus e recebe ainda mais do caráter de Cristo a cada lição. Isso gera um desejo de não apenas ganhar as vidas, mas discipulá-las. Então, no segundo bloco da Escola, o aluno já está liberado, debaixo do acompanhamento do seu discipulador, para começar a liderar uma célula.

O aluno da Escola de Líderes deve procurar ser um excelente aluno, colocando todos os ensinamentos recebidos em prática no dia-a-dia, principalmente quando estiver discipulando as vidas que o Senhor confiará em suas mãos. É muito importante ter zelo no cuidado com os discípulos, pois isso os faz sentirem-se amados e criará neles o desejo de serem líderes que formarão posteriormente outros líderes. Nesse processo, as gerações começam a ser levantadas.

ENVIAR

Enviam-se os discípulos quando eles estão preparados para liderar células. Nessa etapa da Visão Celular, o líder forma a sua 1ª geração, realiza seus próprios Encontros, possui Escola de Líderes sob a sua direção; está conquistando territórios. Enfim, ele tem experimentado os resultados benéficos que a Visão Celular produz.
              
Na Visão Celular, o ideal antes de levar as pessoas a qualquer culto é introduzi-las sabiamente em uma célula. Muitas pessoas têm medo de ir à Igreja, estão assustadas e traumatizadas por escândalos. Nesses casos, a reunião em casa é a melhor opção.

Quando a pessoa vai primeiro à reunião de célula para depois freqüentar a uma Igreja em Células, ela chega ao Reino com uma mentalidade de célula, o que facilita a compreensão sobre a Visão.

Um dos melhores lugares para fazer uma célula é nas casas. Vemos isso através de vários exemplos bíblicos.

“E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.” João 1:38,39

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”  Atos 5:42

“Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo… Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.” Romanos 16:5,10,11

Nas células, os discípulos são impactados por serem trazidos para a intimidade do discipulador, onde não há disfarces e todos mostram realmente quem são. Esse fato faz com que o novo convertido gere interesse de participar das reuniões e cumprir o alvo da Visão Celular: ganhar vidas.

“O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.” Provérbios 11:30

A Visão Celular tem como objetivo principal ganhar vidas, por isso é uma Visão que busca tratar caráter, confrontar pelo ensino da Palavra, produzir um genuíno arrependimento e comunhão profunda com Deus, além de gerar relacionamentos entre irmãos.

O Encontro não é a Visão Celular; é muita coisa, mas diante do tudo que Deus tem a oferecer, o Encontro não é nada. Não se atrapalhe no processo. Algumas pessoas fazem o Encontro, são impactadas, mas ficam pelo caminho, não compreendem que não podem parar no Encontro, pois Deus tem muito mais para realizar em suas vidas.

A Escada do sucesso


Atos 11:19-26


“19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. 22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. 23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; 24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. 26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.”

Dentro da visão celular a escada do sucesso representa a própria síntese que orienta cada um dos elementos da visão.

O processo, embora simples e claramente explicado e exemplificado na bíblia, não é aplicado pela maior parte dos cristãos.

Mesmo na igreja primitiva, Deus precisou intervir e forçá-los através da perseguição a cumprirem seu propósito.

A escada do sucesso e a visão celular não são novidades ou modismos, mas o modo
de Deus agir através de sua igreja desde o início. Somente os nomes são novos.

Seja pela oposição humana (a carne), pela influência do mundo ou diretamente por oposição espiritual a igreja tem se desviado dos princípios de Deus. O que buscamos é justamente uma volta aos princípios da Palavra de Deus.

Neste texto podemos observar o processo se desenvolvendo e a efetiva atuação de Deus em estabelece-los na vida da igreja.

EVANGELIZAR
A ordem de Jesus tinha sido muito clara mas não estava sendo cumprida.
Atos 1:8 falava do mundo todo, mas eles só viam Jerusalém.
Mesmo impulsionados pela perseguição a sair pelo mundo continuavam a pregar somente aos judeus.
Deus teve que usar os estrangeiros que estavam entre eles.
Os discípulos já estavam cheios do Espírito. O que os impedia de obedecer?
Seria a carne (tradições, comodismo...), seria um espírito de engano, ou oque?
O fato é que Deus cumpre seus propósitos e demonstra sua aprovação para a evangelização:
1.através da perseguição permitida.
2.Vs 21 ...a mão do Senhor era com eles.
3.manifestando sua graça.
4.dando fruto abundante vs 24..."muita gente se uniu ao Senhor".

CONSOLIDAR - vs 22 a 24
Este é outro ponto da estratégia de Deus que infelizmente tem sido negligenciado.
Nos damos por satisfeitos quando alguém acena com a mão dizendo que quer Jesus
como seu salvador.
Nossas muitas atividades infrutíferas não nos permitem ter tempo para investir
nestas vidas e consolidá-las, confirmando-as na fé.
A maioria sequer volta a igreja na próxima reunião. Outros seguem tateando,
procurando entender algo do linguajar crentês e firmar-se na fé.
Muitos dos que se firmam sofrem por não terem um acompanhamento correto nos
primeiros meses de vida.

.comparar com a situação dos recém nascidos subnutridos ou mal alimentados e as conseqüências por toda a vida.



Barnabé parece ter sido enviado como um fiscal da igreja, mas ao ver a graça de
Deus, seu coração bom, cheio de fé e do Espírito, logo se dedicou à consolidação.
Ler vs 23 e 24.
Por todo o restante da bíblia a estratégia da consolidação permanece clara no
esforço de Paulo e seus companheiros de confirmar a fé dos novos crentes.
Isto se dava através de: oração, ensino, exemplo, cartas, contato pessoal.

DISCIPULAR - vs 25 e 26
O discipulado é o passo seguinte na escada do sucesso.
Não basta confirmar a decisão de seguir a Jesus. Temos um ministério a
desenvolver e precisamos ser treinados e preparados para isto.
Barnabé não quis fazer o trabalho sozinho, nem construir um império pessoal.
Sua primeira atitude foi chamar Saulo, pois já o conhecia e acompanhara em sua
conversão e agora via a oportunidade de investir em seu ministério.
Grande parte do que Paulo foi deve-se ao discipulado feito por Barnabé.
O discipulado é uma estratégia para formação e multiplicação do potencial que
Deus confiou a cada um de nós.
Enfatiza tanto o desenvolvimento prático do ministério como a formação do
caráter.
Ao se falar em multiplicação é importante lembrar do caráter, pois podemos
multiplicar problemas em vez de virtudes.
Veja também a ênfase no treinamento - permaneceram 1 ano ensinando.
Não por acaso foi em Antioquia que os discípulos foram primeiramente chamados
de cristãos.

ENVIAR - 13:1-3
O objetivo do discipulado e treinamento não se resume ao indivíduo, mas visa
prepará-lo para ser enviado a outros.
Sem o envio o processo se torna estéril, deixando de existir a multiplicação.
É o envio que realimenta o processo.
Depois de consolidado o trabalho em Antioquia, Paulo e Barnabé são enviados a
outros desafios.
Os discípulos de Antioquia permaneceram em sua cidade, mas repetindo o processo
de evangelizar, consolidar, discipular e enviar.
Enviar não significa ir para outro local. Mesmo em Antioquia alguns ficaram e outros saíram. O importante é a concretização do ministério.
Em vez de enviar a igreja costuma armazenar, envolvendo a pessoa em atividades no templo e sem contato com as pessoas que necessitam de Jesus.

CONCLUSÃO:
Precisamos ter muito empenho neste momento de implantação desta visão. Os
primeiros discípulos, mesmo cheios do Espírito, falharam.
Até que ponto minha visão já foi mudada?
Até que ponto tenho sido fiel em transmitir esta visão?
Como se prevenir das doenças de inverno

O inverno está chegando e, com ele, as doenças do frio: previna-se


A temperatura começa a dar sinais de que o inverno está chegando, e traz junto com ele uma série de doenças chatas, que geralmente aumentam a sinfonia de espirros e o consumo de lenços de papel, mas podem trazer complicações bem mais graves. Por isso, o melhor é conhecer estas doenças e tentar se manter o mais longe delas possível, tomando medidas simples para combatê-las antes que se instalem no organismo.



A “culpa” da proliferação das doenças de inverno não é só frio. Mudanças de hábito decorrentes dele também favorecem os problemas respiratórios. Geralmente, no inverno, as pessoas bebem bem menos líquido, porque não sentem sede (já que transpiram muito menos), mas o organismo segue precisando da mesma quantidade de água, importante para controlar a circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração.



A hidratação também é importante para manter as mucosas úmidas e auxiliar na barreira que elas criam contra os micro-organismos. Para ajudar nisso, vale também usar soro fisiológico nos olhos e no nariz. E não adianta compensar a falta de água no banho! Os banhos não devem ser muito prolongados (mais de 20 minutos) e a temperatura deve variar entre os 29° a 37°. Por melhor que possam parecem os banhos escaldantes, eles causam o ressecamento da pele por eliminar, com a ajuda do uso de sabonetes, uma camada protetora e superficial da pele rica em gordura, que serve como proteção. E isso, aliás, serve para o ano inteiro.



Outro hábito nada saudável, é que as pessoas tendem a ficar dentro de casa se "escondendo do frio" com portas e janelas fechadas. Pior ainda é se enfurnar em locais públicos fechados, como shoppings, cinemas, etc. Se isso for inevitável, passe o menor tempo possível e, em ônibus, por exemplo, tente abrir pelo menos uma fresta da janela. Em casa, aproveite os dias ensolarados para abrir bem as janelas e pôr as cobertas no sol.



Prefira lavar suas roupas também nos dias de sol (tente não deixar as roupas úmidas por dias dentro da área de serviço, mesmo que seja mandando-as para a lavanderia). A roupa que demora para secar cria fungos que despertam a rinite, mesmo que eles não sejam visíveis a olho nu. As roupas que passaram o verão todo no armário, especialmente cobertas e peças pesadas, como as de lã, precisam passar, no mínimo, um dia no sol, antes de serem usadas. O ideal é lavá-las com água quente e algum produto antifúngico, secá-las ao sol e depois passá-las a ferro quente. Tudo isso garante a eliminação dos fungos e ácaros que despertam a rinite e a asma. Outro “vilão” da rinite é a poeira, por isso, tenha mais cuidado ainda com a limpeza da casa e, no dia da faxina, evite varrer, que “levanta” o pó. Prefira passar um pano úmido com detergentes específicos para essa finalidade.



Quem mata a academia no inverno também está mais sujeito às doenças. Os exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos, como nadar, correr e caminhar, são especialmente importantes no frio, porque aumentam a capacidade respiratória. Isso ajuda muito quem tem doenças pulmonares, como asma e bronquite. Isso também ajuda a não engordar, já que é comum sentir mais fome no inverno. Com a perda de energia para o meio externo, o organismo humano acaba necessitando de mais calorias, o que acaba sendo interpretado, pelo cérebro, como uma necessidade maior de alimentos, especialmente os gordurosos. O risco é que antes de usarmos nossas reservas calóricas (as gordurinhas!), acabemos por adquirir uns quilinhos a mais com a ingestão maior de alimentos.



Por fim, o último conselho: a auto-medicação é perigosa. Ponto. Analgésicos, antialérgico, descongestionante, antitérmicos e até vitamina C não devem ser tomados sem prescrição médica, pois além do risco de efeitos colaterais, é possível que você seja alérgico a algum componente ou ainda, que este remédio mascare algum sintoma que dificulte o diagnóstico real da doença. Por isso, antes de dar aquele grito no escritório dizendo “alguém aí tem um remédio para dor de cabeça?”, lembre-se dos perigos que isso pode oferecer. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 23% das internações hospitalares no Brasil estão relacionadas ao mau uso de medicamentos. No mundo, essa taxa é de 10% -- o que já é considerado bem alto.



Mas a medida mais simples, que previne todas as doenças infecciosas, respiratórias ou não, é lavar as mãos com muita frequência. Esse hábito cresceu muito no Brasil no ano passado, depois do surto da Gripe A, e não deve ser abandonado, mesmo com a vacinação deste ano.



DIFERENÇAS ENTRE RESFRIADO E GRIPE



Resfriado

Gripe

O QUE É

Infecção diferente da gripe. Em geral, é causada pelo adenovírus e o rinovírus. Mas existem cerca de 200 variações de microorganismos que dão origem ao
resfriado.

SINTOMAS

Ataca principalmente o nariz e a garganta. Espirros, coriza e tosse. A recuperação acontece em dois ou três dias.

 

PREVENÇÃO

Exercícios regulares, boa alimentação e descanso. Evite lugares fechados e cheios.

O QUE É

Infecção respiratória causada pelo vírus influenza tipos A e B e altamente contagiosa.

SINTOMAS

Variam conforme mutações sofridas pelo vírus na temporada. Em geral, há um cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, de cabeça e na garganta, coriza. A melhora ocorre depois de três ou cinco dias.

 

PREVENÇÃO

Boa alimentação, beber muita água, fazer exercícios e dormir bem. A vacina também reforça a imunidade



Asma

A asma é uma inflamação do pulmão e das vias aéreas que provoca inchaço e estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. Ela é uma doença de fundo alérgico, com diversos fatores desencadeantes, como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas (pó, produtos de limpeza, perfumes, etc.), infecções virais, atividade física intensa e até fatores emocionais. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias. Os sintomas mais frequentes durante uma crise de asma são a tosse, o chiado na expiração, a falta de ar e a sensação de aperto ou opressão no peito, podendo variar de intensidade conforme cada caso. É comum um quadro de asma ter início com crises leves, de pouca duração, que cedem facilmente. A cada inverno, no entanto, os ataques podem tornar-se mais intensos e demorados, até se tornarem contínuos.



Amidalite

É uma inflamação das amídalas, duas pequenas “bolinhas” no fundo de nossa garganta,. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.



Otite (ou dor-de-ouvido)

É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e provocam a doença.



Bronquite

É uma inflamação dos brônquios, que causa inchaço das mucosas e impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. É comum confundir bronquite e asma, mas bronquite gera tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, ao contrário da asma, que apresenta apenas tosse seca. A presença de febre também indica a bronquite. As origens da bronquite podem variar desde as mais comuns, como a gripe, até o cigarro, a poluição e a inalação de gases tóxicos. Nas crianças com dificuldades imunológicas, as crises de bronquite geralmente surgem uma atrás da outra, mas o problema agrava-se quando o processo inflamatório fica crônico.



Pneumonia

É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos. Assim, o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e, dependendo da gravidade, a pneumonia pode ocasionar a falta de ar. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite fortes. Os sintomas são tosse com catarro, dor no tórax (às vezes, também nas costas, as chamadas “pontadas”), calafrios, palidez e febre alta.



Rinite

A rinite alérgica normalmente é causada após o contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. O quadro de rinite tem evolução crônica, com períodos de melhora e piora. Os sintomas vão desde coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal. Quase um terço da população brasileira sofre com esta doença, sobretudo no inverno.



Sinusite

É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.

Gripe

É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza.



Resfriado

Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são dor de garganta, coriza, obstrução do nariz, dores pelo corpo, rouquidão e dor de cabeça.



Cuidados com a pele

Durante o inverno a pele tem uma tendência a ficar mais ressecada por causa da baixa umidade do ar. Para evitar que ela perca a umidade de sua superfície é recomendado usar água morna e fazer banhos menos demorados. Os dermatologistas recomendam o uso de sabonetes de glicerina ou infantis, que são menos agressivos à pele, além de manter o uso do protetor solar no inverno. Mesmo com o frio é preciso tomar cuidados com os raios solares, o uso do protetor nos passeios a céu aberto é indispensável.



IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.



Fonte:http://saude.hagah.com.br/especial/rs/qualidade-de-vida-rs/19,0,2888420,Como-se-prevenir-das-doencas-de-inverno.html


Estudo 11 - Princípios na Família - DISCIPLINA

Terceiro Princípio – DISCIPLINA
“ Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,” Provérbios 6:23.
O coração de um pai convertido ao coração do seu filho é um pai que disciplina.
A definição que sempre gosto de dar para disciplina é: instruir, educar, corrigir e amar. Quando amamos, disciplinamos. A disciplina é para gerar obediência e caráter na vida de seus filhos. Não tenham medo de disciplinar seus filhos. A disciplina é um ato de amor. Existe um livreto com o nome: Disciplina, um ato de amor. A disciplina aplicada na hora certa e com amor traz frutos de arrependimento, paz e justiça, e vai gerar um caráter firme na vida de seu filho.
Os pais precisam construir o alicerce do caráter nos filhos, e a disciplina é muito eficaz nessa construção. A disciplina começa no lar, na família. Aprendemos que a responsabilidade de ensinar primeiramente é da família.
“ 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, 9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.” Provérbios 1:8 e 9 
Nesse texto, vemos a postura do pai e da mãe, e a instrução que deve ser dada aos filhos. O pai estabelece as regras. O pai e a mãe devem funcionar juntos. O ensino e a instrução são como diadema sobre a cabeça.
Colar fala de governo. Quando um pai coloca um colar no pescoço de sua filha, ele está dizendo: Eu sou o teu pai e tenho autoridade e o governo sobre você, e isso até o casamento. Quando esta filha se casar, ela entrará debaixo de um novo governo que será do seu marido. Isto é muito forte no reino espiritual, e muito lindo. O colar é colocado no pescoço e pescoço fala de “submissão”. A pessoa se submeterá à pessoa de quem recebeu o colar.
Os pais devem proteger seus filhos, devem proteger a virgindade de seus filhos, devem prepará-los para futuramente formarem uma família e formarem uma família estruturada. O livro de Provérbios nos ensina que o instrumento correto para usar na disciplina é a vara.
“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.” Provérbios 22:15
O texto diz a vara e não diz a mão, o cinto, a correia, o tamanco, os tapas, os beliscões, o puxão de orelhas, os murros, os chinelos. A Bíblia diz que a vara é que irá retirar o pecado, a desobediência do coração da criança. A vara também não é para atingir as pernas, braços e costas das crianças. O local certo para se usar a vara é nas nádegas, no “bumbum”, porém sem exageros. Tudo tem que ser na dosagem certa. Lembre-se de que a disciplina é um ato de amor e não de ódio.
Nunca discipline seu filho, quando estiver irado ou com muita raiva, pois os resultados não serão bons. Nunca agrida seu filho fisicamente ou verbalmente, pois isso não é disciplina e pode trazer revolta, mágoa e ressentimento. O uso da vara é responsabilidade única e exclusivamente dos pais. Não é bom que outra pessoa da parentela use a vara, como os avós, tios, irmão ou mesmo as babás. 
A disciplina é para dar sabedoria e conhecimento para a criança.
“O QUE ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1
“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15
O que é uma criança entregue a si mesma?
È uma criança cujos pais satisfazem suas vontades é aquela criança ‘livre’, que pode tudo. Não são colocados limites para ela. O resultado dessa ‘liberdade’ será que esses filhos terão dificuldades de obedecer autoridades em suas vidas. Os pais passarão vergonha e desonra com os filhos.
“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.”
Provérbios 13:24
O texto diz que quem ama, cedo disciplina.
Os pais tem que estabelecer limites em sua casa e para com seus filhos. Os pais tem que colocar normas em sua casa e seus filhos tem que ser ensinados a obedecer aos limites e normas estabelecidos. Todo limite deve ter equilíbrio. Diga não sempre que necessário e sim sempre que possível. Se existe rebelião em sua casa é porque a autoridade dos pais e, principalmente, a do sacerdote, está falhando. Vocês, pais, tem autoridade para tirar seus filhos de dentro do inferno, e somente um pai e uma mãe conseguem tirar os filhos do inferno.
A DISCIPLINA DÁ DESCANSO À ALMA DOS PAIS
“Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.” Provérbios 29:17
A DISCIPLINA TIRA A ALMA DA CRIANÇA DO INFERNO
“13 Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” Provérbios 23:13 e 14

Não tenha medo de disciplinar seus filhos. Hoje Satanás tem procurado roubar a autoridade dos pais, colocando medo no coração dos pais com relação à disciplina. Satanás tem usado todas as formas para retirar dos pais a autoridade no tocante à disciplina. Mas o meu conselho a você, querido leito, é: Não tenha medo! Deus lhe deu filhos lindos, mas que precisam ter uma formação dentro dos moldes da Palavra e não nos moldes do humanismo. O caráter de seu filho precisa ser construído e somente os pais podem fazer isso de maneira eficaz. A disciplina traz esperança para um desenvolvimento mais efetivo e saudável da criança. Mas não exceda a ponto de matá-lo; de a medida certa.

“Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.”  Provérbios 19:18

Procure evitar severidade desnecessária. Corrigir não é espancar. O abuso de poder, como todo excesso só traz prejuízos. Disciplina não é para espancar. Volto a repetir: disciplina é um ato de amor e não de ódio.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

A disciplina deve ser eficaz. Diante da má obra ou de qualquer outro nível de desobediência, deve ser logo aplicada.

“Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.”  Eclesiastes 8:11
Diante de uma atitude de rebeldia, a disciplina deve logo ser aplicada, para que a má obra saia do coração da criança. A disciplina traz libertação para a alma da criança.

Certa vez, uma criança chamada Carlos (nome ficticio), foi comprar merenda na cantina da escola onde estudava. Naquele dia, ele levou para a escola 20 reais. A sua professora observou a quantia de dinheiro que Carlos havia levado. Preocupada, a professora imediatamente telefonou para a mãe de Carlos para saber se ela havia dado aquela quantia de dinheiro para ele. A mãe disse que não e procuraria saber se fora o pai. Ao ligar para seu esposo, descobriu que ele não havia dado o dinheiro para o filho. Então, o pai olhou e percebeu que seu filho havia roubado aqueles 2O reais de sua carteira. Sua esposa, então, ligou para a escola narrando o que havia acontecido.

A Direção  chamou o aluno Carlos e o confrontou com aquela situação, levando-o a confessar o erro cometido. Carlos confessou que havia tirado o dinheiro cla carteira do pai. A escola pediu que os pais comparecessem na Direção, pois o que Carlos havia feito era muito grave. Durante o período da descoberta do fato até a saída da escola, um fato interessante aconteceu. Sua professora relatou que Carlos dizia: “Eu quero logo que chegue a hora de meus pais me buscarem, pois sei que serei disciplinado e ficarei livre”.

Que lindo! Carlos errou e ele sabia do seu erro, mas ele sabia, também, que a disciplina iria redimi-lo do pecado e ele ficaria livre. A criança sabe o valor da disciplina para a sua alma. Ela sabe que a disciplina traz libertação para sua alma e constrói nela o caráter que um homem precisa ter. Nunca discipline seu filho em público, ou na frente de parentes, ou amigos. Isto é constrangedor para a criança. E se voce prometeu que vai discipliná-lo, não deixe de fazê-lo. Não prometa algo que você não cumprira. Quando prometer uma disciplina, cumpra o que foi dito e discipline. Caso contrário, os pais ficam como mentirosos diante dos filhos. E ha aquelas criança que dizem: Você sempre diz que vai me bater, mas nunca o faz. Nunca permita seu filho dizer algo assim a você, pai. Você é o sacerdote e tem autoridade dada por Deus para isso.
 
O ideal é que a disciplina sempre seja em casa, e somente os pais devem estar nesse processo. De preferência,  entre em um quarto para aplicar a disciplina, não aplique em qualquer lugar ou na frente de visitas, de irmãos ou estranhos. Toda disciplina deve levar a criança ao arrependimento e a confissão do pecado. Leve a criança a ver  que o Espírito Santo esta sempre pronto a perdoá·la  e que os pais também estão prontos a perdoá-la. Nunca discipline o seu filho sem mostrar-lhe por que ele esta sendo disciplinado. Converse com ele, pois o diaIogo é muito importante nessa hora. A disciplina bíblica não é sinal de violência, ela é a expressão do perdão e do amor dos pais e de Deus.

COMO DEVE SER A DISCIPLINA BÍBLICA

Quando os pais forem aplicar a disciplina no filho, devem entrar no quarto e fechar a porta. A disciplina deve ser executada pelos pais (mamãe e papai). Os irmãos não devem saber o que ira acontecer. Esse momento é da criança e dos pais. Ninguém mais poderá entrar no quarto: somente os pais e a criança. A disciplina requer três momentos muito relevantes. 

1. MINISTRACAO: O MOTIVO OU A CAUSA DA DISCIPLINA 
Aqui os pais levam a criança para o quarto e conversam com ela. Os pais devem dizer: Querido filho, hoje você será disciplinado, porque você foi reprovado na escola, ou, porque você  desobedeceu ao comando que papai e mamãe lhe deram, etc. Fale o motivo da disciplina e dê nome ao pecado cometido.  Nesse momento, os pais devem, com muito amor, dizer ao filho o porque da disciplina. Os pais devem dizer que irão disciplina-lo porque o amam Esse momento é só dos pais com a criança. Quero dizer que ninguém além dos pais deve estar presente, como irmãos, visitas. Não faça isso na presença de outras pessoas, pois os pais estarão expondo seus filhos à vergonha e não é esse o propósito da disciplina. O propósito é amar, e o pai que ama, disciplina, e esse ato deve ser com muito amor.

2. A DISCIPLINA PROPRIAMENTE DITA: O USO DA VARA
Nesse momento, devemos lembrar que o local de se usar a vara é no bumbum, porque as marcas que ficam não são expostas e logo saram. Mas de a dosagem certa, duas ou três varadas no máximo. Não exceda a ponto de mata-lo.Seu filho vai chorar e ele deve chorar. Se ele não chorar, é porque a rebelião está muito forte no coraçãozinho dele. Mas, atenção: ele vai chorar, e vocês pais devem continuar no quarto até ele parar de chorar. Não saia do quarto enquanto ele chorar. Fiquem ali no momento do choro. Após ele parar de chorar, vem o terceiro momento.

3. ARREPENDIMENTO E LIBERTACAO
Nesse terceiro momento, os pais conversarão novamente com o filho e o levarão ao arrependimento, à confissão de pecado e ao perdão. Mostre ao seu filho que o Espírito Santo esta sempre pronto a perdoá·lo e que você também esta pronto para perdoa-lo
.
Leve o seu filho a orar se arrependendo pela travessura feita e confessando o pecado feito. Depois que ele orar, vocês pais devem orar por ele e ministrar libertação.  Unja com óleo e quebre todo nível de desobediência, rebelião e maldição na vida de seu filho.

Depois da oração, de um abraço e um beijo. Diga-lhe que você o disciplinou, porque você o ama. Mas deixe claro, também, que caso desobedeça novamente, você  fará o mesmo processo. Saiba de algo: seu filho vai sair daquele quarto amando·o muito mais. A disciplina, além de gerar obediência, vai também gerar amor no coração de seu filho por você.

Sempre entre no quarto para disciplinar com uma vara e óleo de unção.

A vara que falo é um galho de árvore. Não confunda vara com régua, ou cabo de vassoura, ou ripa de madeira. Creio que todos conhecem um galho de árvore. Use-a no momento certo e com amor, sabendo que com ela você sta tirando seu filho das garras do inferno.

Vocês, pais, terão que chegar no céu com toda a sua família, e isso inclui todos os seus filhos.

É importante que os pais estejam conscientes e aliados com relação ao ensino e disciplina dos filhos. Deve sempre haver uma só linguagem vinda do pai e da mãe. Antes de aplicar a disciplina, os pais devem antes conversar e decidir como irão agir diante de situações apresentadas pelos filhos. E importante que a mãe esteja em unidade com o pai no tocante a disciplina e decisões a tomar. A Palavra diz em Tiago que devemos pedir sabedoria dos céus. Sempre pega sabedoria do alto no tocante a disciplina de seus filhos. Mas, lembre também que a autoridade de Deus esta sobre você.
.
Sou Pedagoga e tenho 25 anos na área de Educação. Em todos esses anos, procurei orientar as famílias dentro desse principio de disciplina bíblica e posso testemunhar que as famílias orientadas voltaram para testemunhar os resultados positivos que tiveram com os filhos. Eu sou fruto de uma família que sempre trabalhou nos filhos os princípios bíblicos.
Quero lhes informar que deu certo, e sempre dará certo, pois a Palavra de Deus é a nossa garantia. Deus vela para que a Sua Palavra se cumpra.

QUE T1PO DE PAIS VOCES SÃO?



PAIS PERMISSIVOS
São os tipos de pais que dão muito apoio aos filhos, mas exercem pouco controle. Esse tipo de ensino faz com que a criança se sinta amada, mas seu comportamento fica sem controle e a desejar. São  os tipos de pais que permitem o filho realizar todas as vontades próprias.

PAIS NEGLIGENTES
São os pais que o apoio e o controle são reduzidos. Os Pais deixam as crianças entregues a si mesma, ignorando sua responsabilidade de amá-las e controlar seu comportamento e suas ações.

PAIS AUTORITÁRIOS
Controlam rigidamente e oferecem pouco apoio. Quase não se esforçam para amar o filho, mas empenham-se em controlar o comportamento.

PAIS RESPONSÁVEIS E SEGUNDO O MODELO BÍBLICO
Tem autoridade, tem o controle e apóiam continuamente. O ensino é em todo tempo. Desse modo, fazem com que o filho se sinta amado e, ao mesmo tempo, conseguem controlar seu comportamento e atitudes adequadamente. Sejam pais dentro dos padrões bíblicos e não dentro dos padrões do mundo. Os pais responsáveis e que seguem um padrão bíblico de ensino e disciplina produzem melhores resultados em seus filhos.

Os pais que mantém uma disciplina rígida, de ensino e com muito amor terão filhos mais ajustados. A essência do amor é suprir as necessidades do outro, e Deus confiou essa tarefa aos pais: suprir as necessidades de seus filhos. Mas não é somente as necessidades de roupa ou alimentação, mas a necessidade de sua presença, de seu amor sempre.

Qual foi a última vez que você abraçou  e beijou seu filho e disse o quanto você  o ama?

Você  tem observado as qualidades que seu filho tem e o tem elogiado por isso?

Você elogia o seu filho pelo bom comportamento ou só tem falado da má conduta?

Demonstre que você o ama e o valoriza. “Ora, se alguém não  tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” I Timóteo 5:8

Não deixe Satanás roubar a autoridade que Deus lhes deu no tocante ao ensino e disciplina de seus filhos. Apliquem os princípios de ensino e disciplina, e Deus lhes dará vitórias. Vocês serão honrados por onde passarem e seus filhos terão atitudes que os honrarão. Gostaria de citar aqui um artigo publicado há alguns anos, pela câmara de comércio dos Estados Unidos. Trata-se de uma lista de doze regras para os pais no tocante à disciplina e educação dos filhos. Observe os itens desta  lista com atenção.

COMO EDUCAR UM FILHO DE MODO QUE ELE SE TORNE UM DELINQUENTE *

1. Enquanto seu filho ainda é criança, dê-lhe tudo quanto quiser. Dessa forma, ele vai pensar que o mundo lhe deve um meio de vida, ao atingir a idade adulta.

2. Quando ele contar anedotas indecentes ou pronunciar palavrões, ria bastante, encoraje-0. Quando for maior, ira dizer coisas “mais engraçadas” ainda, que deixarão você com a cara no chão.

3. Nunca lhe de qualquer incentivo espiritual. Espere até que faca vinte e um anos e decida por si mesmo.

4. Evite usar a palavra “°errado”. Ele dará a seu filho um complexo de culpa. Você pode condicioná·lo a crer, mais tarde, quando for preso por roubar um carro, que a sociedade esta contra ele, e que ele esta sendo perseguido.

5. Guarde as coisas que ele deixa ao léu, vá apanhando livros, sapatos e roupas. Faça tudo por ele; assim, ele terá experiência quanto a jogar a responsabilidade sobre os outros.

6. Deixe-o ler todo e qualquer material impresso que lhe cai nas mãos... (nunca pense em controlar seus programas de televisão). Esterilize louças  e talheres, mas deixe-o nutrir o espírito com lixo.

7. Brigue com freqüência na presença dele. Ele não se surpreenderá quando seu próprio lar se desintegrar-se, mais tarde.

8. Satisfaça  todos os seus desejos quanto à comida, bebida e conforto. E preciso gratificar-lhe todos
os desejos sensuais; a negação pode induzir a frustrações danosas.

9. Dê a seu filho todo o dinheiro que ele quiser. Não permita que ele receba dinheiro em troca de trabalho efetuado. Por que ele precisará trabalhar tanto quanto você trabalhou?

10. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e policiais. Todos estão contra seu filho.

11. Quando ele arranjar encrenca brava, arranje desculpas para você mesmo, dizendo: “]amais consegui alguma coisa dele; já nasceu mau assim”.

12·Prepare-se para uma vida cheia de tristezas e de dor.
*(A busca do caráter, Charles Swindoll, p 83 e 84)

Tive a o oportunidade de assistir uma reportagem sobre uma criança que mora na Indonésia. Ao assistir essa reportagem, fiquei profundamente chocada. Uma criança de dois anos que já tem o vicio de fumar cigarros. Essa criança é muito esperta, não obedece a voz de seus pais; alias, eles não conseguem dominá-lo. Ele faz o que quer e seus pais tem medo de discipliná-lo. Seus pais dão o dinheiro para ele e elevai sozinho comprar o cigarro. Ele fuma dois maços de cigarros por dia. E o pior é que por onde ele passa, os adultos dão cigarros para ele, pois acham lindo vê-lo fumar.

Meu Deus! Que mundo é este que estamos vivendo! Uma criança de dois anos que já tem o habito de fumar! Ele começou a fumar com um ano de idade. Se os pais não tomarem uma providência essa criança se tornará um marginal, um traficante ou coisas piores. Pais que não têm autoridade sobre os filhos, o inferno está ganhando sobre eles. Que Deus tenha misericórdia dos pais que têm ainda uma tarefa e desafios de uma família e filhos para educar. Tome sua responsabilidade diante de Deus e que o Todo Poderoso possa dar sabedoria a vocês na educação de seus filhos.

PARA VOCE  REFLETIR
- Como tem sido a disciplina em sua casa?
- Você  disciplina com amor ou com ira?
· Você elogia seus filhos quando eles tem atitudes certas?
· Você diz sempre que o ama?
· Você usa a vara para disciplinar?
- Você acredita que seu filho precisa da disciplina bíblica?
- Você tem algum trauma por ter sido disciplinado pelos seus pais?
- Seus filhos são muito obedientes e submissos?
- Seus filhos sabem obedecer às autoridades?

Ultimas notícias - Gospel Jovens

Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe.

Thanks for visiting. Always Return. God bless you.

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.